Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas!

Decidi arranjar um PC para fazer d mini Server cá para casa. Como não havia d deixar d ser... SO predefinido - SuSE Linux 10.1  😉

o prob é q esta maquina vai simplesmente ficar a servir a net, a fazer os meus download's e todo o trabalho chatinho q demore tempo e me chateie na minha maquina principal.

esta maquina para já, não terá nem monitor, nem rato, nem teclado. Como vai ser uma maquina onde raramente irei mexer - pelo menos muitas poucas vezes - pensei q podia controlar tudo o q precisava atravez d administração remota.

Entre SuSE's funcionou muito bem. O prob é tentar fazer administraçao remota a partir d Windows. Não rula! Já tentei por VNC, nao dá. Ando a tantar instalar o pcAnywhere, mas tenho tido problemas com o java....

Sugestoes?? alguem tem???

As maquina estao ligadas atraves d um crossover.

É q isto d ter d andar a trocar as fichas d um lado para o outro a toda a hora... é chato.

CUmps

Posted

pa... leste a minha resposta?

epa.. tudo o que precisas é de SSH... para que tar com essas complicações do VNC

já tinha ouvido falar do SSH mas nunca me despertou grande curiosidade. mas s tu dizes q é o mais simples... melhor

tou farto d andar a trocar cabos.

cumps

Posted

pa... leste a minha resposta?

epa.. tudo o que precisas é de SSH... para que tar com essas complicações do VNC

já tinha ouvido falar do SSH mas nunca me despertou grande curiosidade. mas s tu dizes q é o mais simples... melhor

tou farto d andar a trocar cabos.

cumps

ok... pa melhor... n é que se possam comparar.. até podes usar VNC sobre SSH.

SSH permite-te abrir uma sessão num computador remoto. No windows só precisas do putty. no linux basta escreveres SSH ip ou endereço

agora o que ainda n te disse... só modo consola.

Claro que tambem permite navegares graficamente as pastas e copiar ficheiros daqui para ali e mesmo antre o pc remoto e o local. só precisas de um cliente de SFTP.

para o windows tens por exemplo o winscp.

o linux já tras um cliente embutido, baste escreveres na barra de endereço de uma janela

sftp://endereço.do.pc.remoto

Pa... posto isto acho que não precisas de correr o gnome/kde/whatever nem o X para nada.

Posted

Tens também o FreeNX. Caso já tenhas ouvido falar do Citrix, o FreeNX é o citrix para o linux. Gratuito como é obvio, e posso confirmar que em termos de velocidade fiac apenas atrás de SSH. Caso contrário, é como se estivesses à frente do teu PC SuSE. Muito rápido mesmo. Não é muito difícil de configurar e se precisares, dá um toque que eu explico como configurei o meu.

http://freenx.berlios.de/

Fiquem bem.

P.

Posted

Tal como o pedrotuga diz, instala o ssh.

O único "senão" é mesmo não teres suporte gráfico, mas para administrares o teu sistema também não precisas. Alias para transferencias de ficheiros, é do melhor.

Cumps

• 2 weeks later...
Posted

nao sei se te consigo ajudar, porque nao uso o Suse, mas no caixa magica acedia ao ficheiro:

/etc/X11/xorg.conf

Depois na linha que tem as varias resolucoes suportadas, a 1ª e a que queres usar:

Modes "1024x768" "800x600" "768x576" "640x480"

Espero ter ajudado

Posted

Putty com SSH a correr no Suse ou então, se quizeres uma interface gráfica, instala o Webmin.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Servidores com ambiente gráfico?????? BLARGH!!!!

Podes aceder a ambientes gráficos com VNC (tens é que usar um cliente que suporte a mesma versão), XDMCP (instala o cygwin com o X), ou então com NX (mas este dá-te mais trabalho porque tinhas de instalar também o servidor no suse).

Mas servidores com ambiente gráfico é estupido. Remove o ambiente gráfico e as suas aplicações e instala um servidor de SSH.

Posted

este "mini-servidor" é simplesmente para servir net para a minha outra maquina... ficar d "preto a fazer download's", fazer um bocado d armazem e pouco mais!

para já está previsto ficar com open ou fluxbox... acho que ainda nao me sinto avontade o suficiente para por de lado o ambiente grafico, pelo menos para já.

quanto a resoluçao, alterar no suse nao adianta absolutamente nada... a resolução no VNC fica exactamente igual, e quando meto fullscreen no VNC Viewer, ou fica tudo preto com a janelinha do ambiente suse lá no meio... ou entao meto em scale e fico com icones e barras tudo deformado.

tenho q explorar melhor a situaçao..

alterar a resoluçao no ficheiro como encontrei em varios sitios, simplesmente nao encontro os mesmos ficheiros.

em todo caso encontrei uma funçao qualquer no vncserver q (tecnicamente) me permite alterar a profundidade e a resoluçao.

vamos ver como isto termina.

cumps

Posted

Servidores com ambiente gráfico?????? BLARGH!!!!

Podes aceder a ambientes gráficos com VNC (tens é que usar um cliente que suporte a mesma versão), XDMCP (instala o cygwin com o X), ou então com NX (mas este dá-te mais trabalho porque tinhas de instalar também o servidor no suse).

Mas servidores com ambiente gráfico é estupido. Remove o ambiente gráfico e as suas aplicações e instala um servidor de SSH.

É estupido por quê?

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

antes de mais queria pedir ao ppl que responde com ajudas muito boas para fazerem só mais uma coisinha... escrevam algumas palavras explicatórias dos metodos e produtos que apresentam... temos de ter em conta que há pessoas que não dominam este mundo e são os que mais visitam este forum... a finalidade do forum é explicar e desmistificar os processos de TI... mesmo que não tenham tempo para grandes coisas, tentem colocar links para os sites dos produtos/tecnicas e tentem arranjar tutoriais/guias on-line... tentem dar um breve parecer baseado na vossa experiencia... (há tanta coisa por ai que um parecer técnico ajuda a escolher) pode parecer facil pesquisar no google mas para quem ainda não está familarizado com isso é um pouco frustante... é necessário conhecimentos técnicos para validar as respostas do google.. como sabem há muto lixo por ai e se for algo apresentado por uma pessoa que sabe dá mais confiança aos "new users", novatos...

muito obrigado pelo trabalho que todos têm desenvolvido...estamos a atingir metas importantes  😛 :P  😁

agora a resposta.... começa por te habituar aos metodos profissionais e seguros

o SSH está NORMALIZADO como o metodo de acesso remoto seguro para linux (e não só)

podes correr X sobre SSH e tens ferramentas com interface gráfico tipo explorador do windows como o WinSCP e o SSH Tectia Client... para aceder À consola remota que é o melhor e mais poderoso método de administrar uma maquina Linux usa o Putty ou o outro cliente SSH

o WebMin é também uma boa solução.. um pouco questionável em termos de segurança mas como tudo, depende da forma como se administra e usa... pode-se bloquar o acesso a certas maquinas e usar certificados... mas... colocar um servidor HTTP que recebe comandos... mas posso dizer que para sites que não estejam debaixo de olho constante dos cracker´s é uma solução a analisar... eu uso em certos site o webmin e não tive problemas até agora

olha para este topico para mais detalhes e links sobre SSH.. vou fazer um mini topico sobre o webmin... consulta depois a secção Linux

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=3355

teckV

Posted
É estupido por quê?

Porquê?

Porque está a ocupar recursos do servidor com algo que não é realmente necessário, um administrador de sistemas tem de ser capaz de usar apenas linhas de comando.

Principalmente por motivos de segurança. Ter um ambiente gráfico implica ter mais software a correr, ou seja, mais possibilidades de ter mais problemas de segurança prestes a serem explorados.

Os servidores só devem ter o exclusivamente necessário para funcionarem e um GUI, nunca entra dentro dessa categoria no que toca aos servidores.