melSpeedl.ine Posted June 8, 2006 at 10:34 PM Report #31962 Posted June 8, 2006 at 10:34 PM Boas! Decidi arranjar um PC para fazer d mini Server cá para casa. Como não havia d deixar d ser... SO predefinido - SuSE Linux 10.1 😉 o prob é q esta maquina vai simplesmente ficar a servir a net, a fazer os meus download's e todo o trabalho chatinho q demore tempo e me chateie na minha maquina principal. esta maquina para já, não terá nem monitor, nem rato, nem teclado. Como vai ser uma maquina onde raramente irei mexer - pelo menos muitas poucas vezes - pensei q podia controlar tudo o q precisava atravez d administração remota. Entre SuSE's funcionou muito bem. O prob é tentar fazer administraçao remota a partir d Windows. Não rula! Já tentei por VNC, nao dá. Ando a tantar instalar o pcAnywhere, mas tenho tido problemas com o java.... Sugestoes?? alguem tem??? As maquina estao ligadas atraves d um crossover. É q isto d ter d andar a trocar as fichas d um lado para o outro a toda a hora... é chato. CUmps
perdido_e_sozinho Posted June 9, 2006 at 07:31 AM Report #32019 Posted June 9, 2006 at 07:31 AM Qual é que foi o VNC que tentaste. Eu tenho usado o ultr@VNC que é muito bom até mesmo só para windows.
pedrotuga Posted June 9, 2006 at 08:15 AM Report #32021 Posted June 9, 2006 at 08:15 AM basta instalares os ssh.
Triton Posted June 9, 2006 at 07:40 PM Report #32148 Posted June 9, 2006 at 07:40 PM Eu sempre usei como já foi dito o UltraVNC, e nunca tive problemas, mesmo para ajudar amigos pela net. <3 life
melSpeedl.ine Posted June 9, 2006 at 08:34 PM Author Report #32171 Posted June 9, 2006 at 08:34 PM preciso d ter o ultraVNC instalado nos dois lados. ou pelo menos um com o viewer e o outro com o server a ver s vai lá
pedrotuga Posted June 9, 2006 at 08:45 PM Report #32176 Posted June 9, 2006 at 08:45 PM pa... leste a minha resposta? epa.. tudo o que precisas é de SSH... para que tar com essas complicações do VNC
melSpeedl.ine Posted June 10, 2006 at 03:27 PM Author Report #32274 Posted June 10, 2006 at 03:27 PM pa... leste a minha resposta? epa.. tudo o que precisas é de SSH... para que tar com essas complicações do VNC já tinha ouvido falar do SSH mas nunca me despertou grande curiosidade. mas s tu dizes q é o mais simples... melhor tou farto d andar a trocar cabos. cumps
pedrotuga Posted June 10, 2006 at 03:46 PM Report #32277 Posted June 10, 2006 at 03:46 PM pa... leste a minha resposta? epa.. tudo o que precisas é de SSH... para que tar com essas complicações do VNC já tinha ouvido falar do SSH mas nunca me despertou grande curiosidade. mas s tu dizes q é o mais simples... melhor tou farto d andar a trocar cabos. cumps ok... pa melhor... n é que se possam comparar.. até podes usar VNC sobre SSH. SSH permite-te abrir uma sessão num computador remoto. No windows só precisas do putty. no linux basta escreveres SSH ip ou endereço agora o que ainda n te disse... só modo consola. Claro que tambem permite navegares graficamente as pastas e copiar ficheiros daqui para ali e mesmo antre o pc remoto e o local. só precisas de um cliente de SFTP. para o windows tens por exemplo o winscp. o linux já tras um cliente embutido, baste escreveres na barra de endereço de uma janela sftp://endereço.do.pc.remoto Pa... posto isto acho que não precisas de correr o gnome/kde/whatever nem o X para nada.
PaLobo Posted June 10, 2006 at 11:08 PM Report #32331 Posted June 10, 2006 at 11:08 PM Tens também o FreeNX. Caso já tenhas ouvido falar do Citrix, o FreeNX é o citrix para o linux. Gratuito como é obvio, e posso confirmar que em termos de velocidade fiac apenas atrás de SSH. Caso contrário, é como se estivesses à frente do teu PC SuSE. Muito rápido mesmo. Não é muito difícil de configurar e se precisares, dá um toque que eu explico como configurei o meu. http://freenx.berlios.de/ Fiquem bem. P. http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666
Dani Posted June 11, 2006 at 10:24 AM Report #32365 Posted June 11, 2006 at 10:24 AM Tal como o pedrotuga diz, instala o ssh. O único "senão" é mesmo não teres suporte gráfico, mas para administrares o teu sistema também não precisas. Alias para transferencias de ficheiros, é do melhor. Cumps
melSpeedl.ine Posted June 20, 2006 at 09:37 PM Author Report #34001 Posted June 20, 2006 at 09:37 PM VNC a rular a fundo... só uma questao.. alguem sabe onde alterar a resoluçao disto??? 800x600 no monstro do meu monitos até mete dó...
Dani Posted June 21, 2006 at 12:08 AM Report #34019 Posted June 21, 2006 at 12:08 AM nao sei se te consigo ajudar, porque nao uso o Suse, mas no caixa magica acedia ao ficheiro: /etc/X11/xorg.conf Depois na linha que tem as varias resolucoes suportadas, a 1ª e a que queres usar: Modes "1024x768" "800x600" "768x576" "640x480" Espero ter ajudado
PaLobo Posted June 21, 2006 at 08:06 AM Report #34036 Posted June 21, 2006 at 08:06 AM É como o Dani disse. Tens de primeiro mudar a resolução no Suse e depois no VNC Viewer, nas options podes escolher full screen, 100% ... etc. Já não me lembro bem, mas deves ter algo no YAST para mudar a resolução do ecrã. http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666
M6 Posted June 21, 2006 at 02:46 PM Report #34113 Posted June 21, 2006 at 02:46 PM Putty com SSH a correr no Suse ou então, se quizeres uma interface gráfica, instala o Webmin. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
falco Posted June 25, 2006 at 10:12 AM Report #34670 Posted June 25, 2006 at 10:12 AM Servidores com ambiente gráfico?????? BLARGH!!!! Podes aceder a ambientes gráficos com VNC (tens é que usar um cliente que suporte a mesma versão), XDMCP (instala o cygwin com o X), ou então com NX (mas este dá-te mais trabalho porque tinhas de instalar também o servidor no suse). Mas servidores com ambiente gráfico é estupido. Remove o ambiente gráfico e as suas aplicações e instala um servidor de SSH.
melSpeedl.ine Posted June 26, 2006 at 08:14 PM Author Report #34972 Posted June 26, 2006 at 08:14 PM este "mini-servidor" é simplesmente para servir net para a minha outra maquina... ficar d "preto a fazer download's", fazer um bocado d armazem e pouco mais! para já está previsto ficar com open ou fluxbox... acho que ainda nao me sinto avontade o suficiente para por de lado o ambiente grafico, pelo menos para já. quanto a resoluçao, alterar no suse nao adianta absolutamente nada... a resolução no VNC fica exactamente igual, e quando meto fullscreen no VNC Viewer, ou fica tudo preto com a janelinha do ambiente suse lá no meio... ou entao meto em scale e fico com icones e barras tudo deformado. tenho q explorar melhor a situaçao.. alterar a resoluçao no ficheiro como encontrei em varios sitios, simplesmente nao encontro os mesmos ficheiros. em todo caso encontrei uma funçao qualquer no vncserver q (tecnicamente) me permite alterar a profundidade e a resoluçao. vamos ver como isto termina. cumps
M6 Posted June 27, 2006 at 09:32 PM Report #35132 Posted June 27, 2006 at 09:32 PM Servidores com ambiente gráfico?????? BLARGH!!!! Podes aceder a ambientes gráficos com VNC (tens é que usar um cliente que suporte a mesma versão), XDMCP (instala o cygwin com o X), ou então com NX (mas este dá-te mais trabalho porque tinhas de instalar também o servidor no suse). Mas servidores com ambiente gráfico é estupido. Remove o ambiente gráfico e as suas aplicações e instala um servidor de SSH. É estupido por quê? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
teckV Posted July 4, 2006 at 05:05 PM Report #36173 Posted July 4, 2006 at 05:05 PM antes de mais queria pedir ao ppl que responde com ajudas muito boas para fazerem só mais uma coisinha... escrevam algumas palavras explicatórias dos metodos e produtos que apresentam... temos de ter em conta que há pessoas que não dominam este mundo e são os que mais visitam este forum... a finalidade do forum é explicar e desmistificar os processos de TI... mesmo que não tenham tempo para grandes coisas, tentem colocar links para os sites dos produtos/tecnicas e tentem arranjar tutoriais/guias on-line... tentem dar um breve parecer baseado na vossa experiencia... (há tanta coisa por ai que um parecer técnico ajuda a escolher) pode parecer facil pesquisar no google mas para quem ainda não está familarizado com isso é um pouco frustante... é necessário conhecimentos técnicos para validar as respostas do google.. como sabem há muto lixo por ai e se for algo apresentado por uma pessoa que sabe dá mais confiança aos "new users", novatos... muito obrigado pelo trabalho que todos têm desenvolvido...estamos a atingir metas importantes 😛 :P 😁 agora a resposta.... começa por te habituar aos metodos profissionais e seguros o SSH está NORMALIZADO como o metodo de acesso remoto seguro para linux (e não só) podes correr X sobre SSH e tens ferramentas com interface gráfico tipo explorador do windows como o WinSCP e o SSH Tectia Client... para aceder À consola remota que é o melhor e mais poderoso método de administrar uma maquina Linux usa o Putty ou o outro cliente SSH o WebMin é também uma boa solução.. um pouco questionável em termos de segurança mas como tudo, depende da forma como se administra e usa... pode-se bloquar o acesso a certas maquinas e usar certificados... mas... colocar um servidor HTTP que recebe comandos... mas posso dizer que para sites que não estejam debaixo de olho constante dos cracker´s é uma solução a analisar... eu uso em certos site o webmin e não tive problemas até agora olha para este topico para mais detalhes e links sobre SSH.. vou fazer um mini topico sobre o webmin... consulta depois a secção Linux http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=3355 teckV
falco Posted July 9, 2006 at 10:11 AM Report #37205 Posted July 9, 2006 at 10:11 AM É estupido por quê? Porquê? Porque está a ocupar recursos do servidor com algo que não é realmente necessário, um administrador de sistemas tem de ser capaz de usar apenas linhas de comando. Principalmente por motivos de segurança. Ter um ambiente gráfico implica ter mais software a correr, ou seja, mais possibilidades de ter mais problemas de segurança prestes a serem explorados. Os servidores só devem ter o exclusivamente necessário para funcionarem e um GUI, nunca entra dentro dessa categoria no que toca aos servidores.
Recommended Posts