zecapistolas Posted September 21, 2009 at 05:17 PM Report Share #288021 Posted September 21, 2009 at 05:17 PM Boas Pessoal, Já sei que para programar em Java não à melhor que o Eclipse ou o Netbeans.... Mas, mesmo assim estou a tentar programar com o "editor de texto" e a "consola".... 😁 Não percebo muito de Java , como devo organizar o meu código (falo dos ficheiros/pastas)?! Preciso de também de ajuda a criar um makefile para Java.... cumps 🙂 Desde já obrigado aqueles que me possam vir a ajudar.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ferreira Posted September 21, 2009 at 07:39 PM Report Share #288034 Posted September 21, 2009 at 07:39 PM Organizas o código de acordo com pacotes (um directório corresponde a um pacote, cada pacote deve agrupar classes relacionadas com uma dada funcionalidade). Makefiles: Não têm nada a ver com Java, têm a ver com comandos Unix. Faz-se da mesma forma indeendentemente de ser para compilar Java ou não. http://twitter.com/ferreira Link to comment Share on other sites More sharing options...
zecapistolas Posted September 21, 2009 at 08:28 PM Author Report Share #288047 Posted September 21, 2009 at 08:28 PM Tenho duas classes: "Client" e "Server" e o seguinte makefile all: Cliente Servidor Cliente: Client.java javac Client.java Servidor: Server.java javac Server.java Mas ele não compila, dá erro na linha "javac Client.java" e não estou a entender porque.... cumps 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 21, 2009 at 08:30 PM Report Share #288048 Posted September 21, 2009 at 08:30 PM O Makefile funciona com Java, no entanto é mais comum utilizar-se a ferramenta ANT para o caso. O ant é uma espécie de xml com a informação q deve ser compilada. Acho q fazes bem em começar com o editor de texto/consola, makefile, etc... Mas isso só é util para aprenderes umas coisas, de futuro usar um IDE como o Eclipse ou o Netbeans ajuda-te imenso e consegues desenvolver mto mais depressa. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ferreira Posted September 21, 2009 at 08:31 PM Report Share #288049 Posted September 21, 2009 at 08:31 PM Qual é o erro? http://twitter.com/ferreira Link to comment Share on other sites More sharing options...
zecapistolas Posted September 21, 2009 at 08:42 PM Author Report Share #288054 Posted September 21, 2009 at 08:42 PM Qual é o erro? makefile:8: *** missing separator. Stop. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ferreira Posted September 21, 2009 at 08:45 PM Report Share #288057 Posted September 21, 2009 at 08:45 PM Tens de deixar uma linha em branco no fim. 🙂 http://twitter.com/ferreira Link to comment Share on other sites More sharing options...
zecapistolas Posted September 21, 2009 at 08:57 PM Author Report Share #288067 Posted September 21, 2009 at 08:57 PM Tens de deixar uma linha em branco no fim. 🙂 Continua igual.... ? Edit: Já sei o que era.... No Gedit tinha a opção "inserir espaços em vez de tabuladores" activa.... Agora já está a funcionar.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
zecapistolas Posted September 21, 2009 at 10:07 PM Author Report Share #288076 Posted September 21, 2009 at 10:07 PM Tenho a pasta "tp1" que contém dois ficheiros, Cliente.java e Servidor.java e em cada um desses ficheiros tenho a declaração do package, "package tp1;".... B) Recorrendo ao makefile já criei os ficheiros .class, mas agora ao tentar correr uma dessas classes através do comando "java Cliente", por exemplo, aparece este erro: Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: loaded class Cliente was in fact named tp1.Cliente at java.lang.VMClassLoader.defineClass(libgcj.so.90) at java.lang.ClassLoader.defineClass(libgcj.so.90) at java.security.SecureClassLoader.defineClass(libgcj.so.90) at java.net.URLClassLoader.findClass(libgcj.so.90) at gnu.gcj.runtime.SystemClassLoader.findClass(libgcj.so.90) at java.lang.ClassLoader.loadClass(libgcj.so.90) at java.lang.ClassLoader.loadClass(libgcj.so.90) at gnu.java.lang.MainThread.run(libgcj.so.90) ? cumps 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 21, 2009 at 10:11 PM Report Share #288079 Posted September 21, 2009 at 10:11 PM Isso já me parece ser mais erro de compilação, do q problema do makefile. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
zecapistolas Posted September 21, 2009 at 10:23 PM Author Report Share #288081 Posted September 21, 2009 at 10:23 PM Isso já me parece ser mais erro de compilação, do q problema do makefile. Exacto, eu também acho.... Só aproveitei foi o tópico para continuar com as minhas dúvidas, para não estar a abrir outro tópico.... ? cumps 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts