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O que é o Irrlicht?


Clint
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Tanto o Irrlicht como o OGRE são motores 3D open-source.

O OGRE tem uma API mais bem desenhada (na minha opinião) e mais extensível, tem uma comunidade maior e mais profissional, tem exporters muito bons para programas de modelação 3D (OgreMax para o 3ds Max, por exemplo).

O Irrlicht também é um bom motor, tem um editor 3D (IrrEdit) e suporta um formato de cena (câmeras, etc) "standard", o que pode facilitar a coisa (no OGRE não existe este suporte, mas isso é considerado uma vantagem pela equipa do OGRE, pois não existe um formato que chegue para todas as necessidades). Vem também com sistemas de colisão, coisa que no OGRE não tens de raiz (podes fazer ray-casting, mas é lento).

A vantagem do Irrlicht é que tem uma API muito fácil de usar, enquanto o OGRE, devido a ser tão extensível, e ter uma classe separada para cada coisa, é um pouco mais complicado de usar. Com o OGRE 1.7 a licença vai mudar para MIT, que é muito semelhante à licença zlib do Irrlicht, por isso é mais uma vantagem para o OGRE (tinha a licença LGPL).

O OGRE também foi agora portado para o iPhone, mas ainda resta saber se não é um motor muito pesado para a plataforma. Também está a ser usado para jogos comerciais na Xbox 360.

Qualquer dúvida diz, que conheço mais ou menos bem ambos os motores.

<3 life

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