Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, estou aqui de volta de uns exercícios de física, que metem alguns cálculos de vectores. Passo ao enunciado:

Citação
Um ciclista anda 2km para norte e depois 7km numa direcção de 60º para oeste do norte. Determine o módulo e a direcção do deslocamento resultante.

Tal como sugerido pelo livro que adquiri, tentei resolver assim:

Norte Oeste
2 km para norte 2 km 0 km
7 km p/ oeste no norte 60º) (7 km) sin 60º (7 km) cos 60º
TOTAIS (soma da coluna) ~ 6.06 3.5

Após isto, obtenho um triângulo, onde já me é mais fácil aplicar o Teorema de Pitágoras:

R = sqrt( (6.06)^2 + (3.5)^2 ) = 6.997 = ~ 7 km  (deslocamento)

Ângulo = arctan( 3.5 / 6.06 ) = 30.11  =>  90 + 30.11 = 120.11º (direcção)

Acontece que nas soluções (que por vezes estão erradas) aparece 8.18 km e 137.8º. Como não tenho muita experiência nesta matéria, gostava de saber se o que fiz está correcto ou não, visto que não consigo chegar à solução dada no enunciado.

Agradeço a vossa ajuda 😄

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

Se olhares com atenção para o diagrama que desenhaste vês que o ciclista está constantemente a afastar-se da origem.

Uma maneira simples de ver que o teu resultado está errado, é alterar a ordem dos movimentos, imagina que ele se desloca primeiro para NO e depois para N, é uma soma de vectores pelo que o destino final é o mesmo. No primeiro movimento o ciclista afasta-se 7km, e em seguida afasta-se mais pelo que a distância final tem que ser superior a 7km.

Quanto ao erro propriamente dito, é fácil. Onde está TOTAL - NORTE colocaste apenas 7 * sin(60) e não 7*sin(60) + 2.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

A mim deu-me os 8,18km.

6,062 km

---------------

|  3500 km

|

Estes valores obtem-se através do cos, em cima. E sin, espaço q sobra entre os 2 km e o resto.