Jump to content

SQL ( Ultima linha de uma tabela)

ADNSil
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, ando aqui as voltas para conseguir ler a ultima linha de uma tabela, tenho a conexão feita, guardo os dados, consigo seleccionar a linha que quero, mas não sei como fazer para ir buscar a ultima linha.

quero com isto, que o programa continue a guardar a partir do ultimo numero que foi guardado...

alguma ideia

Comprimentos: ADNSil

Se tiveres um campo identidade como o bruno1234 está a perguntar, uma maneira de obter o que pretendes é utilizando o TOP, desde que ordenes os resultados por ordem descendente, com o campo identidade como critério da ordenação.

Aproveito para frisar que dúvidas são para ser tiradas neste sub-quadro ([VB.NET]-Dúvidas e Ajudas) e não no quadro principal (Visual Basic.NET).

EDIT: Por identidade ele está-se a referir ao equivalente a "Numeração automática" na versão Portuguesa do Access

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Sim, em SQL Server, SQL CE e Access podes definir uma coluna como identidade, indicando o valor inicial e o seu incremento.

Assim, sempre q fazes um insert, essa coluna é automaticamente preenchida com o valor seguinte.

Em Oracle, n existe o conceito de campo identidade, mas existem as sequencias, funcionam de modo ligeiramente diferente, mas servem o mm proposito.

Quanto aos restantes (MySql, etc...) n sei cm funcionam, mas é uma questão de pesquisares.

Tendo este campo assim, provavelmente já não precisas de ir buscar o ultimo valor para o teu código vb.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Chegar lá como assim?

Imagina este caso:

O campo id é uma campo identidade com valor inicial = 1 e incremento igual a 1.

Tens a tabela:

Id        |          Nome

--------------------------------------

1        |      NomeQualquer

Se fizeres:

insert into tabela values ('Zé')

ficas com:

Id        |          Nome

--------------------------------------

1        |      NomeQualquer

2        |      Zé

Ou seja, o campo identidade arranja-se sózinho.

Gratuito na Play Store.

Então voltamos para a query com TOP e ordenação de coluna.

Uma ordenação descendente por essa coluna assegura que o primeiro registo seja o último da tua sequência.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Com esse código já n podes usar o campo identidade.

Tens mesmo necessidade de usar um código assim?

O problema de ir buscar o ultimo valor á bd é q se for numa aplicação com acessos concorrentes, corres o risco de gerar chaves iguais.

Aí é mais fácil usar os campos identidade, ou então executar tudo dentro de um método thread-safe.

Se a aplicação n tiver acessos concorrentes, n precisas de te preocupar.

Gratuito na Play Store.