ADNSil Posted September 20, 2009 at 02:50 PM Report Share #287923 Posted September 20, 2009 at 02:50 PM Boas pessoal, ando aqui as voltas para conseguir ler a ultima linha de uma tabela, tenho a conexão feita, guardo os dados, consigo seleccionar a linha que quero, mas não sei como fazer para ir buscar a ultima linha. quero com isto, que o programa continue a guardar a partir do ultimo numero que foi guardado... alguma ideia Comprimentos: ADNSil Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 20, 2009 at 03:04 PM Report Share #287924 Posted September 20, 2009 at 03:04 PM Tens um campo identidade na tabela? Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ADNSil Posted September 20, 2009 at 03:38 PM Author Report Share #287928 Posted September 20, 2009 at 03:38 PM campo identidade? referes te a um que siga uma sequência lógica numérica ? se é isso não mas pode-se criar Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted September 20, 2009 at 03:41 PM Report Share #287929 Posted September 20, 2009 at 03:41 PM Se tiveres um campo identidade como o bruno1234 está a perguntar, uma maneira de obter o que pretendes é utilizando o TOP, desde que ordenes os resultados por ordem descendente, com o campo identidade como critério da ordenação. Aproveito para frisar que dúvidas são para ser tiradas neste sub-quadro ([VB.NET]-Dúvidas e Ajudas) e não no quadro principal (Visual Basic.NET). EDIT: Por identidade ele está-se a referir ao equivalente a "Numeração automática" na versão Portuguesa do Access Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 20, 2009 at 03:43 PM Report Share #287930 Posted September 20, 2009 at 03:43 PM Sim, em SQL Server, SQL CE e Access podes definir uma coluna como identidade, indicando o valor inicial e o seu incremento. Assim, sempre q fazes um insert, essa coluna é automaticamente preenchida com o valor seguinte. Em Oracle, n existe o conceito de campo identidade, mas existem as sequencias, funcionam de modo ligeiramente diferente, mas servem o mm proposito. Quanto aos restantes (MySql, etc...) n sei cm funcionam, mas é uma questão de pesquisares. Tendo este campo assim, provavelmente já não precisas de ir buscar o ultimo valor para o teu código vb. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ADNSil Posted September 20, 2009 at 04:33 PM Author Report Share #287938 Posted September 20, 2009 at 04:33 PM Já andei aqui as voltar, e já criei o tal campo identidade, mas não estou a perceber como chegar la, podes me dar um exemplo sff. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted September 20, 2009 at 04:35 PM Report Share #287939 Posted September 20, 2009 at 04:35 PM Já andei aqui as voltar, e já criei o tal campo identidade, mas não estou a perceber como chegar la, podes me dar um exemplo sff. Para que queres saber qual a ultima linha de uma tabela ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 20, 2009 at 04:37 PM Report Share #287940 Posted September 20, 2009 at 04:37 PM Chegar lá como assim? Imagina este caso: O campo id é uma campo identidade com valor inicial = 1 e incremento igual a 1. Tens a tabela: Id | Nome -------------------------------------- 1 | NomeQualquer Se fizeres: insert into tabela values ('Zé') ficas com: Id | Nome -------------------------------------- 1 | NomeQualquer 2 | Zé Ou seja, o campo identidade arranja-se sózinho. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ADNSil Posted September 20, 2009 at 04:42 PM Author Report Share #287941 Posted September 20, 2009 at 04:42 PM ooo, bem me pareceu que não me expliquei bem XD. imagina que eu guardo um código. exp: "aa00" na linha seguinte "aa01", outra "aa02" e assim sucessivamente quero ler a ultima linha para poder continuar o codigo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted September 20, 2009 at 04:50 PM Report Share #287946 Posted September 20, 2009 at 04:50 PM Então voltamos para a query com TOP e ordenação de coluna. Uma ordenação descendente por essa coluna assegura que o primeiro registo seja o último da tua sequência. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 20, 2009 at 04:53 PM Report Share #287948 Posted September 20, 2009 at 04:53 PM Com esse código já n podes usar o campo identidade. Tens mesmo necessidade de usar um código assim? O problema de ir buscar o ultimo valor á bd é q se for numa aplicação com acessos concorrentes, corres o risco de gerar chaves iguais. Aí é mais fácil usar os campos identidade, ou então executar tudo dentro de um método thread-safe. Se a aplicação n tiver acessos concorrentes, n precisas de te preocupar. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
vbtipo Posted September 20, 2009 at 05:58 PM Report Share #287956 Posted September 20, 2009 at 05:58 PM Faz o seguinte: recordset.movelast (vai seleccionar a ultima linha e depois é só ires buscar o valor do campo que queres). Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts