NameException Posted September 19, 2009 at 07:49 PM Report Share #287854 Posted September 19, 2009 at 07:49 PM Boas noites, Estou a desenvolver um software (académico), que tem como interface a linha de comandos apenas... Gostaria de dar um ar mais "profissional" com uma interface mais usável... Mas é algo de que ainda explorei muito pouco em JAVA. Por onde comerçar? Ja li algumas coisas de Swing... Que outras API's poderão ter uma curva de aprendizagem melhor??? Sugestões?? Obrigado Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 19, 2009 at 07:52 PM Report Share #287855 Posted September 19, 2009 at 07:52 PM O swing é a api mais evoluída q o java tem para aplicações gráficas. Tens tb o awt. Mas recomendo q utilizes Swing. Podes tb ler umas coisas sobre o padrão MVC, assim ficas a saber como deves organizar o teu código numa aplicação com swing. Claro q usar MVC é uma recomendação e não uma obrigação. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted September 19, 2009 at 07:59 PM Report Share #287858 Posted September 19, 2009 at 07:59 PM Se usares o NetBeans tens um designer para aplicações gráficas (Swing) integrado no IDE, tipo Visual Studio. Recomendo! 😄 http://www.netbeans.org/features/java/swing.html <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 19, 2009 at 08:12 PM Report Share #287864 Posted September 19, 2009 at 08:12 PM Caso uses o eclipse, tb podes ter um plug in de edição, o Visual Editor (não sei se já está disponivel na ultima versão). Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
NameException Posted September 19, 2009 at 10:16 PM Author Report Share #287879 Posted September 19, 2009 at 10:16 PM Obrigado pelas respostas... Essa do Padrão MVC é uma boa dica 😄 Agora outra questão, e talvez a que me tem dificuldado mais o avanço: por exemplo, num website é simples o "salto" entre páginas com <a href="...">...</a>, mas como aplicar a mesma lógica numa interface JAVA? Ou seja, tendo um menu, como "saltar" para outra "página" da interface? Ok, será através da um ActionEvent detectado sobre o menu, mas onde terá que estar definida a "página" para onde se realizará o "salto"? Na mesma classe da "página principal" ou será definida noutra classe? É tal a minha confusão, que nem sei se soube explicar a minha dúvida... Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted September 19, 2009 at 11:22 PM Report Share #287886 Posted September 19, 2009 at 11:22 PM Obrigado pelas respostas... Essa do Padrão MVC é uma boa dica 😄 Agora outra questão, e talvez a que me tem dificuldado mais o avanço: por exemplo, num website é simples o "salto" entre páginas com <a href="...">...</a>, mas como aplicar a mesma lógica numa interface JAVA? Ou seja, tendo um menu, como "saltar" para outra "página" da interface? Ok, será através da um ActionEvent detectado sobre o menu, mas onde terá que estar definida a "página" para onde se realizará o "salto"? Na mesma classe da "página principal" ou será definida noutra classe? É tal a minha confusão, que nem sei se soube explicar a minha dúvida... Abraços Tens que esquecer essa lógica, as aplicações de desktop em geral têm uma arquitectura diferente baseada em eventos e não em pedidos. Tens um loop que está sempre a correr e cada vez que há um evento ele corre-te uma função que tu definiste. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted September 19, 2009 at 11:34 PM Report Share #287887 Posted September 19, 2009 at 11:34 PM Tens que esquecer essa lógica, as aplicações de desktop em geral têm uma arquitectura diferente baseada em eventos e não em pedidos. Tens um loop que está sempre a correr e cada vez que há um evento ele corre-te uma função que tu definiste. Eu diria que a lógica no fundo é a mesma. Alias a web está cada vez mais a tornar-se numa arquitectura baseada em eventos (AJAX, por exemplo). 😄 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted September 20, 2009 at 12:19 PM Report Share #287911 Posted September 20, 2009 at 12:19 PM Numa aplicação swing podes usar como views classes que extendem de JPanel. Fazes uma série de JPanels, com botões, caixas de texto, etc..., e sempre q carregas num botão do menú, é chamado o controller q depois mostra o jpanel q queres e esconde os outros. Podes tb usar várias JFrames, mas é incómodo ter uma aplicação q está sempre a abrir janelas, paineis q ficam sempre na mm janela é mais agradável. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts