Jump to content

My.Settings e Application.StartupPath

Ivo Pereira
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

é o seguinte, precisava de guardar o seguinte registo num Setting:

Application.StartupPath & "\screens" (ufolderscreens - nome da setting | PS: tá guardado como String)

Guardar, guardo facilmente, agora por exemplo se o for ler com isto:

txt_folderscreens.Text = My.Settings.ufolderscreens

Vai-me aparecer exactamente o que está acima, não retornando o valor imposto pelo Application.StartupPath.

Gostaria de saber o que tenho de alterar para que tal apareça. O tipo como guardo, não sei.

Agradeço ajuda 😄 abraço  😛

Mostra o código. Acho que deve ser assim para funcionar:

My.Settings.ufolderscreens = Application.StartupPath & "\screens"

O problema é que provavelmente o valor do ufolderscreens vai ser alterado, por isso não tem lógica estar a pôr isso no código, porque assim sempre que fosse executado ele alteraria o valor.

Bom, vou-me tentar explicar.

Imagina, tens um programa que vai gravar certas imagens por defeito numa pasta, correcto?

O programa sempre que iniciar, vai verificar uma Setting, para preencher um campo, onde podes alterar o caminho actual onde vais guardar as imagens (e que nesse campo mostra o actual).

Como tal, é preciso que o campo, na primeira vez que inicie, deixe que o valor default seja Application.StartupPath & "\screens", mas posteriormente poder ser alterado.

Percebeste agora ? 😛

Hmm...se queres um valor Default, então podes criá-lo quando crias o setting, nas propriedades da aplicação. Se reparares existe uma caixa de texto na tabela dos settings...são os valores Default.

Uma vez alterado o setting, é criado um ficheiro de configuração com os novos settings e o valor Default vai à vida.

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

Eu acho que percebi.

Tu estás literalmente a meter Application.StartupPath & "\screens" na setting não estás?

Em primeiro lugar, podes fazer o que pretendes, deixando a setting vazia bastando depois fazeres um teste no arranque do tipo:

If My.Settings.ufolderscreens=String.Empty Then
    txt_folderscreens.Text = My.Application.StartupPath & "\screens"
Else
    txt_folderscreens.Text = My.Settings.ufolderscreens
End If

A lógica é empregar o caminho "default" caso a setting não contenha valor.

Depois de lhe ser atribuído um valor, já não volta para a "default".

Em segundo lugar, quando dizes que determinada cadeia de caracteres são uma String, não é efectuado qualquer parsing no que está entre as aspas.

Uma String que contenha Application.StartupPath & "\screens" tem a mesma validade que teres uma label com o texto Application.StartupPath & "\screens"... É texto.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Hmm...se queres um valor Default, então podes criá-lo quando crias o setting, nas propriedades da aplicação. Se reparares existe uma caixa de texto na tabela dos settings...são os valores Default.

Uma vez alterado o setting, é criado um ficheiro de configuração com os novos settings e o valor Default vai à vida.

A minha pergunta não era bem essa 😄

porque é exatamente isso que eu tenho, o problema é que como o que tenho lá dentro é Application.StartupPath & "/screens", no código, se eu for ler a setting que o contém, vai-me ler como string, e não me vai retornar o startuppath.

ribeiro55, chegaste lá 🙂 vou experimentar como disseste, mas sim é essa a lógica 😛 já digo algo.

Eu acho que percebi.

Tu estás literalmente a meter Application.StartupPath & "\screens" na setting não estás?

Agora já percebi o problema.

A sugestão do ribeiro55 é uma boa sugestão e talvez a ideal, uma vez que previne que sempre que não seja encontrado o ficheiro de configuração a aplicação tenha sempre um path default para escolher.

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

Agora já percebi o problema.

A sugestão do ribeiro55 é uma boa sugestão e talvez a ideal, uma vez que previne que sempre que não seja encontrado o ficheiro de configuração a aplicação tenha sempre um path default para escolher.

Ok, funcionou às mil maravilhas 😛 fiquei com o código assim:

If My.Settings.uscreensfolder = String.Empty Then
            txt_folderscreens.Text = Application.StartupPath & "\screens"
            My.Settings.uscreensfolder = Application.StartupPath & "\screens"
        Else
            txt_folderscreens.Text = My.Settings.uscreensfolder
        End If

Abraço e obrigado 😄

E mais.

Deverias, no arranque, determinar se esse caminho ainda se encontra válido.

FileIO.FileSystem.DirectoryExists(caminho) devolve-te um boolean.

BTW, marca o tópico como solved. Não se esqueçam!

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Arranjas código mais simples e limpo? 😛

Isso é subjectivo... Mas na minha opinião, a minha biblioteca permite um código muito mais limpo e simples de ler do que utilizar esses ifs para cada setting. Claro, que se só tens de fazer isso uma vez, tudo bem, mas pessoalmente continuo a preferir a minha solução que acho muito melhor organizada.

@MilitisChristus

Lê uns posts atrás...

Isso é subjectivo... Mas na minha opinião, a minha biblioteca permite um código muito mais limpo e simples de ler do que utilizar esses ifs para cada setting. Claro, que se só tens de fazer isso uma vez, tudo bem, mas pessoalmente continuo a preferir a minha solução que acho muito melhor organizada.

@MilitisChristus

Lê uns posts atrás...

Eu estava a par do tópico.

Mas no fundo a tua biblioteca faz o que foi feito aqui...o código está lá na mesma. É só por uma questão de organização e clareza.

Cumps