Jump to content

Encontro XL de Estudantes de Informática


ASA01

Recommended Posts

exlei.png

  O Encontro XL de Estudantes de Informática é uma iniciativa conjunta da e2t – Empresa Organizadora da XL Party, LaGE2 - Laboratório de Gestão do Instituto Superior Técnico, NEECT-AAUAV – Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Associação Académica da Universidade de Aveiro e do NEEI – Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora. Este evento pretende reunir a comunidade estudantil num ambiente informal propício à partilha de conhecimentos e ao convívio.

  O evento terá lugar na Fundição de Oeiras, entre os dias 18 e 20 de Setembro, inserido na vertente de conhecimento da XL Party Oeiras Digital 2009. Será composto por Mesas Redondas, Conferências, Workshops, Demonstrações e Actividades Lúdicas.

  A vertente de conhecimento do Encontro irá abordar diversas temáticas relacionadas com a área da informática, entre elas destacamos a Programação de Jogos, o “Cloud Computing”, a Interoperabilidade e a Robótica.

Este evento é de entrada livre e todos os participantes que se inscreverem têm direito a um espaço para acampar. Todo o evento será coberto por wireless e teremos várias iniciativas de modo a dinamizar o evento

Podem realizar a inscrição em www.exlei.net

Segue-se o programa do evento

Dia 18

15h00

*Sessão de Abertura*

15h15

*Conferência A – Cloud Computing*

Miguel Caldas [Microsoft]

16h15

* Conferência B – Interoperabilidade*

[LabInterp U. Évora]

17h30

*Workshop I – Python*

João Neves

Dia 19

14h00

*Conferência C – Computação Ubíqua*

Rui Costa [ubiwhere]

15h00

* Reunião de Espaço Aberto (OST) – O Ensino da Informática*

Facilitador – Artur Ferreira da Silva [iST]

17h00

*Workshop II – XNA*

João Antão [Microsoft]

Dia 20

14h00

*Conferência D – A Ciência dos Videojogos *(título provisório)

Carlos Martinho [iST]

15h00

* Conferência E – Green Computing*

José Eduardo Fonseca [iBM]

16h00

*Conferência F – Imagine Cup*

Vencedores Nacionais do Imagine Cup 2008

Link to comment
Share on other sites

Sabem o que é que acho que falta a este tipo de eventos? Uma organização séria onde seja arranjado transportes para todas as universidades/faculdades do país (relevantes ao evento, neste caso, informática) para que todos possam usufruir. Sei que pode ser um bocado complicado fazê-lo, mas também deve ser a maior razão para muita malta não comparecer.

Por exemplo, hoje houve um evento denominado JavaPT09 (não me apetece agora estar a desenvolver) aqui no Minho... Não me admira nada que exista bastantes estudantes por esse país fora que tivessem gostado de cá vir mas não o fizeram porque ficaria longe.

Outra razão é porque também devem ser muito mal divulgados, talvez devido à razão de que o pessoal de longe provavelmente não viria...

Link to comment
Share on other sites

boas, é muito difícil arranjar autocarros para as principais universidades, isto porque era complicado alugar um autocarro e depois quando chegava a altura havia 3/5 pessoas dentro de um autocarro.

Penso que essa iniciativa devia partir dos núcleos do curso, a maior parte das universidades tem autocarros que podem ser requisitados pelos núcleos, e devem ser estes a garantir o transporte para este tipo de eventos.

O pessoal daqui de Évora éramos para ir ao JavaPT09 mas não fomos por "falta" de tempo, isto porque é difícil convencer o pessoal a ir para justificar um autocarro.

Quanto a divulgação está a ser criado uma estrutura com esse objectivo, de divulgar dentro dos estudantes de informática todos os eventos realizados por universidades.

Para já existe uma mailing-list:

http://neei.uevora.pt/cgi-bin/mailman/listinfo/cpei

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda hoje pensei nisto que o Nazgulled disse.

Por exemplo, vi abocado um cartaz na faculdade sobre uma workshop que houve de produção de jogos e conteúdo multimédia. Eu tinha gostado imenso de ir, mas não cheguei a saber sobre o evento (já foi há uns meses).

Existe uma grande falta de divulgação deste tipo de eventos.

Mesmo este encontro, só tive conhecimento com este post, e já foi mesmo em cima da data do evento...

<3 life

Link to comment
Share on other sites

@ASA01

Eu não estou a dizer para ser os próprios interessados a organizarem o autocarro, mas sim a própria universidade/faculdade. Ou melhor, o departamento de informática e/ou algum núcleo de estudantes responsável pelos cursos relevantes a este tipo de eventos.

E com boa organização isso pode facilmente acontecer sem o autocarro ir vazio. É para isso que existem inscrições e pagamentos adiantados, quem quer inscreve-se e logo se vê se é possível realizar tal viagem. Se no fim não for, devolve-se o guito à malta.

É uma questão de organização de logística.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.