Jump to content

Recommended Posts

Posted

devemos muito a este homem e é chocante a forma como foi tratado e como se têm mantido no segredo dos deuses... acho que é altura de se falar disto e refazer a verdade e valorizar este homem que desafiou quem dizia "nunca será possivel criar um maquina que faça calculos"

foi ele quem provou ser possivel a inteligencia artificial e para não falar no papel decisivo na (para mim foi o que fez os Nazis perder a 2º guerra mundial) na construssão do colussus, que permitiu descodificar os código Nazis

2012 - THE ALAN TURING YEAR:

June 23, 2012, is the Centenary of Alan Turing's birth. During his relatively brief life, Turing made a unique impact on the history of computing, computer science, artificial intelligence, developmental biology, and the mathematical theory of computability.

2012 will be a year-long celebration of Turing's life and scientific impact, with a number of major events taking place throughout the year. Most of these will be linked to places with special significance in Turings life, such as Cambridge, Manchester and Bletchley Park.

Sobre

Uma petição enviada ao premiê Gordon Brown, que já computa quase 4.000 assinaturas em duas semanas, exige que o governo britânico reabilite a memória de um dos mais importantes cientistas do país --e que se desculpe por tê-lo submetido a um tratamento hormonal que acabou por levá-lo ao suicídio.

Em 1952, quando o matemático foi preso, ser homossexual era crime. A alternativa à prisão era a castração química -e Turing aceitou receber injeções de estrógeno para neutralizar sua libido. Mas as aplicações do hormônio sexual feminino deformaram-lhe o corpo e desequilibraram seu organismo.

(o que o levou ao suicidio)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u612378.shtml

Nascimento da ciência da computação

Antes da década de 1920, computador era um termo associado a pessoas que realizavam cálculos, geralmente liderados por físicos em sua maioria mulheres. Milhares de computadores, eram empregados em projetos no comércio, governo e sítios de pesquisa. Após a década de 1920, a expressão máquina computacional começou a ser usada para referir-se a qualquer máquina que realize o trabalho de um profissional computador, especialmente aquelas de acordo com os métodos da Tese de Church-Turing.

O termo máquina computacional acabou perdendo espaço para o termo reduzido computador no final da década de 1940, com as máquinas digitais cada vez mais difundidas. Alan Turing, conhecido como pai da Ciência da Computação, inventou a Máquina de Turing, que posteriormente evoluiu para o computador moderno.

teckV

Posted

Já existiam máquinas de fazer cálculos, antes de Turing nascer já Charles Babbage tinha inventido a Difference Engine, que realiza cálculos.

Mesmo assim, nunca é demais lembrar um génio da informática, cujos contributos são tantas vezes esquecidos, principalmente por causa da sua orientação sexual.

Ele não só contribuiu para a criptografia, como para a fundação da investigação da inteligência artificial, não só ao criar o Teste de Turing (que pretendia avaliar se uma máquina fazer-se passar por humana numa conversa à distância) como escrever um relatório sobre a IA, que contém muitos dos conceitos actualmente usados pelos investigadores: http://www.alanturing.net/turing_archive/archive/l/l32/L32-001.html

O Gordon Brown já pediu desculpas: British finally apologize to Alan Turing; PM Gordon Brown says "sorry" - mas foram precisos mais cinquenta anos depois da sua morte para que tal acontecesse. Vergonhoso.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Posted
De fazer notar que o Governo do Reino Unido já pediu desculpa publicamente (http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8249792.stm).

É sempre bom contar a história toda...

posso dizer que conheço Turing desde há mt e não fazia ideia desta historia, do que lhe tinham feito... fiquei tão chocado que postei aqui para partilhar com todos os amantes da TI

sinceramente e tendo em conta a barbaridade do que lhe fizeram, não sei o significado de um pedido de desculpas... isto atrofiam-me um bocado, pois tenho visto demasiadas situações em que se cometem crimes por governos e instituições e tudo se resolve com um pedido de desculpas

isto passa a ideia de se pode fazer qualquer coisa desde que se peça desculpa depois... B)

os USA atacam o iraque para roubar, destruiram o pais destruindo a ordem e agora é o chaos, pois criaram uma richa interna entre fações... ok os USA pedem desculpa... resolve-se tudo?

a inquisição fez o que fez.. ah mas ok... o papa pede desculpa... não se passa nada

o igreja coopera com os Nazis e... ahhhh pedimos desculpa

agora sobre a questão do inicio da informática, que é problemática e muito complexa... pode-se dizer muita coisa como

A primeira ferramenta conhecida para a computação foi o ábaco, cuja invenção é atribuída a habitantes da Mesopotâmia, em torno de 2400 a.C.. Seu uso original era desenhar linhas na areia com rochas. Versões mais modernas do ábaco ainda são usadas como instrumento de cálculo.

é curioso que alguem comentou dizendo que o primeiro computador (maquina de calculos) foi algo que nunca existiu... a maquina de Charles Babbage foi uma ideia teorica e depois conceptual.. tentou contrui-la, mas nunca o consegui com sucesso... 😛   não havia a tecnologia necessária para implementar a teoria de base e nunca fez ao que se tinha prposto

Foi com Charles Babbage que o computador moderno começou a ganhar forma, através de seu trabalho no engenho analítico. O equipamento, apesar de nunca ter sido construído com sucesso, possuía todas as funcionalidades do computador moderno. Foi descrito originalmente em 1837, mais de um século antes que qualquer equipamento do gênero tivesse sido construído com sucesso. O grande diferencial do sistema de Babbage era o fato que seu dispositivo foi projetado

para ser programável, item imprescindível para qualquer computador moderno.

acho mesmo que Alan Turing é para mim o mais relevante pioneiro.. houve varios trabalhos no tempo da 2º guerra mundial... simuladores de voo primitivos, maquinas para calcular tabelas de tiro de artilharia... etc...

mas foi devido a estes projectos e aos problemas encontrados, que mts disseram que nunca se iria ter uma maquina de IA (fizesse calculos completamente sozinha, simulando um calculador humano - na giria era chamados computadores aos calculadores humanos) ... que tivesse a capacidade de calcular completamente sozinha... foi Alan, através da sua matemática extremamente complexa que abriu caminho e acabou mesmo por construir, um dos mais importantes computadores da historia, o colossus (já é computador e o projecto foi mesmo realizado, tendo descodificado os códigos do enigma Nazi) que permitiu a vitoria dos aliados na 2º grande guerra

devemos muito a este homem e é chocante a forma como foi tratado e como se têm mantido no segredo dos deuses... acho que é altura de se falar disto e refazer a verdade e valorizar este homem que desafiou quem dizia "nunca será possivel criar um maquina que faça calculos"

eu pessoalmente considero o Alan Turing como o pai da ciencia da computação devido aos seus esforços e pensamentos muito há frente do seu tempo... só durante a 2º guerra mundial é que começaram a surgir computadores funcionais e não apenas teoricos ou tentativas falhadas, como a maquina do Charles Babbage...

nessa perspectiva podiamos falar em muitos equipamentos e tentativas anteriores mas para mim (e é há um pouco de consenso nisto) a ciencia da computação só surgiu durante as decadas de 40/50

In this era, a number of different machines were produced with steadily advancing capabilities. At the beginning of this period, nothing remotely resembling a modern computer existed, except in the long-lost plans of Charles Babbage and the mathematical ideas of Alan Turing. At the end of the era, devices like the Colossus computers and the EDSAC had been built, and are agreed to be electronic digital computers. Defining a single point in the series as the "first computer" misses many subtleties (see the table "Defining characteristics of some early digital computers of the 1940s" below).

Alan Turing's 1936 paper[57] proved enormously influential in computing and computer science in two ways. Its main purpose was to prove that there were problems (namely the halting problem) that could not be solved by any sequential process. In doing so, Turing provided a definition of a universal computer which executes a program stored on tape. This construct came to be called a Turing machine; it replaces Kurt Gödel's more cumbersome universal language based on arithmetics.[58] Except for the limitations imposed by their finite memory stores, modern computers are said to be Turing-complete, which is to say, they have algorithm execution capability equivalent to a universal Turing machine.

For a computing machine to be a practical general-purpose computer, there must be some convenient read-write mechanism, punched tape, for example. With a knowledge of Alan Turing's theoretical 'universal computing machine' John von Neumann defined an architecture which uses the same memory both to store programs and data: virtually all contemporary computers use this architecture (or some variant). While it is theoretically possible to implement a full computer entirely mechanically (as Babbage's design showed), electronics made possible the speed and later the miniaturization that characterize modern computers.

um grande brinde a Alan Turing 😄

para quem ainda não conhece alguns detalhes interessantes destas historias vejam estas referencias do wikepedia interessantes... (ha documentários muito bons tambem a falar disto)

History of computing hardware

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_computing_hardware

Ciência da computação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o

teckV

Posted

sinceramente e tendo em conta a barbaridade do que lhe fizeram, não sei o significado de um pedido de desculpas... isto atrofiam-me um bocado, pois tenho visto demasiadas situações em que se cometem crimes por governos e instituições e tudo se resolve com um pedido de desculpas

isto passa a ideia de se pode fazer qualquer coisa desde que se peça desculpa depois...

Discordo completamente da tua interpretação. Não é essa a interpretação que faço depois de ter lido o pedido de desculpa.

Claro que não há forma de se compensar o mal feito. Mas pode-se aprender com o erro e deve haver arrependimento.

Um pedido de desculpa não tem o objectivo de reparar o mal feito.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.