skcratch Posted September 14, 2009 at 06:32 PM Report Share #286981 Posted September 14, 2009 at 06:32 PM Viva! Depois de muito pesquisar no Google, ainda não consegui encontrar um exemplo para aquilo que pretendo. Neste momento, tenho um formulário, cuja validação é feita com base no plugin Validator da biblioteca jQuery. Aquilo que eu pretendia, era adicionar um método a esse mesmo Validator que realizasse a validação de um conjunto de checkbox, sendo obrigatório pelo menos uma delas estar seleccionada. Grato desde já pela ajuda, Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted September 14, 2009 at 08:45 PM Report Share #287001 Posted September 14, 2009 at 08:45 PM var n = $('form input[type="checkbox"]:checked').length; if (n >= 1) alert('és o maior!'); else alert('*sigh*'); Se não funcionar, mete assim : form input:checked before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 14, 2009 at 09:00 PM Author Report Share #287010 Posted September 14, 2009 at 09:00 PM Viva! Antes demais, obrigado pela sugestão. No entanto, aquilo que pretendia, era um método que pudesse adicionar ao plugin validator da biblioteca jQuery. Grato desde já pela ajuda, Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted September 14, 2009 at 09:05 PM Report Share #287013 Posted September 14, 2009 at 09:05 PM Podes adicionar, mas é à mão .. não me parece que encontres "sub-plugins" 😉 Manda aí a pagina do plugin sff. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 23, 2009 at 07:43 PM Author Report Share #288376 Posted September 23, 2009 at 07:43 PM Viva! A seguir envio o código que implementei para validar dois radio buttons que permitem ao utilizador seleccionar o seu sexo: jQuery.validator.addMethod("gender_required", function(value, element, selector) { var commonParent = $(element).parent(); //If one of children is at least checked return true //else return false var kids = commonParent.children(); var len = kids.length; var oneChecked=false; for(var i=0;i<len;i++) { if(kids[i].checked==true) oneChecked=true; } if(!oneChecked){ $('<label for="'+selector+'" class="error">Please select your gender</label>').appendTo(commonParent); return false; } else return true; }); Neste momento, a mensagem de erro é criada através deste método, já que não sei como a criar recorrendo ao validator do jQuery. Será que alguém me pode indicar como definir a mensagem de erro, bem como o local onde a mesma é escrita? Grato desde já pela ajuda! Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted September 23, 2009 at 08:22 PM Report Share #288393 Posted September 23, 2009 at 08:22 PM Boas, Podes jogar com a posição absoluta nas divs para criar mensagens de erro no local que pretendes. Ou seja, crias uma div com os seguintes atributos : div.error { display:none; position:absolute; top: 0; left: 0; width:200px; height: 20px; line-height: 20px; text-align: center; } Depois é só apanhares o node no código onde queres que eles esteja associado, e jogar com a posição da div : offset = $(element).offset(); $('div.error').css({ 'top' : offset.top, 'left', offset.left}).show(); A partir do javascript acima, é só jogares com a posição das radio buttons e ver, relativamente à posição delas, onde fica melhor o erro .. Se quiseres que fique alinhado à direita da radio button, fazes algo assim : w = $(element).css('width'); $('div.error').css({ 'top' : offset.top, 'left', offset.left + w}).show(); Acho que isto chega para inventares o teu próprio método. Nunca usei o validador do Jquery, portanto também não sei do que é capaz. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 23, 2009 at 10:28 PM Author Report Share #288416 Posted September 23, 2009 at 10:28 PM Viva! Antes demais, quero agradecer a ajuda que foi prestada até agora. No entanto, o código que foi dado como exemplo não serviu de grande ajuda, já que os meus conhecimentos em Javascript e jQuery são muito reduzidos. O meu objectivo era tentar encontrar código de aplicação mais "imediata", mas estou a ver que vai ser complicado. Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
hbarquero Posted September 24, 2009 at 10:27 AM Report Share #288445 Posted September 24, 2009 at 10:27 AM Confirma qual o Plugin que estas a usar. Eu pessoalmente uso o seguinte: jQuery validation plug-in 1.5.1 http://bassistance.de/jquery-plugins/jquery-plugin-validation/ eu acho simples de usar. se tiveres duvidas em relação à forma de usar este posso dar-te algumas dicas 😉 Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 24, 2009 at 08:40 PM Author Report Share #288539 Posted September 24, 2009 at 08:40 PM Viva! Os problemas que tive até foi em validar um marcador HTML <select>, um conjunto de dois radio buttons e um conjunto de checkboxes. Será que podias dar uma ajuda? Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 24, 2009 at 09:56 PM Author Report Share #288558 Posted September 24, 2009 at 09:56 PM Viva! Dadas as minhas limitações, tanto ao nível do CSS, como da biblioteca jQuery, creio que é melhor utilizar algo mais simples para validar o meu formulário. Decidi usar uma tabela, porque para mim, com o nível de conhecimentos que possuo, é mais fácil alinhar os elementos desta forma. A seguir, apresento um exemplo de um campos do formulário, que possuo neste momento: <tr> <td align="right"><label for="username">Username:</label></td> <td><input type="text" name="username" id="username" /></td> </tr> De salientar, que o formulário se encontra dentro da tabela. Pelo que li em alguns exemplos na web, o jQuery permite manipular os elementos da DOM bem como os estilos associados a cada um deles. Basicamente, aquilo que pretendia, era que caso o input username estivesse vazio, fosse apresentada uma mensagem de erro à sua frente. Para isso, creio que seria melhor adicionar uma terceira coluna à tabela, onde estaria contida a label ou span associada à mensagem, para assim ser mais fácil alinhar os elementos. No plano ideal, pelo menos para mim, seria que o jQuery fizesse a validação do input e a partir daí apenas manipulasse a classe da mensagem associada ao input username, sendo que esta apenas seria visível, caso houvesse um erro (neste caso, username vazio), sendo-lhe aplicada a classe CSS adequada. Para finalizar, gostaria que as mensagens de erro, caso existam, fossem apresentadas no momento da validação e que fossem ocultas caso o utilizador corrigisse o erro, antes da próxima submissão (creio que seria associado ao evento keyUp, certo? ?). Será que alguém poderia dar uma ajuda? Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
hbarquero Posted September 25, 2009 at 08:12 AM Report Share #288584 Posted September 25, 2009 at 08:12 AM Bom dia, Preparei-te um exemplo de como podes fazer, como iras reparar não tem nenhum ficheiro CSS, e tem algum CSS metido directamente no codigo. Deveras criar um ficheiro CSS e atribuir as respectivas classes, de qualquer forma penso que servirá de exemplo de arranque 😕 <html> <head> <script src="jquery-1.3.2.js" type="text/javascript"></script> <script type="text/javascript" src="jquery.validate.js"></script> <script type="text/javascript"> $(document).ready(function() { /*esconder as mensagens de info e erro*/ $("#frmuser").parent().find(".info").css("display", "none"); $("#frmuser").parent().find(".erro").css("display", "none"); /*funcção para mostrar/ocultar a mensagem de info quando o campo é clicado */ $("#frmuser input").focus(function(){ $(this).parent().find(".erro").css("display", "none"); $(this).parent().find(".info").css("display", "block"); }).blur(function(){ $(this).parent().find(".info").css("display", "none"); }); /* regras para validar o formulário */ var frmvalidator = $("#frmuser").validate({ onkeyup:false, onfocusout: false, onclick: false, focusInvalid: false, rules: { username: { required:true, minlength:"3", maxlength:"255" }, email: { required:true, minlength:"7", maxlength:"255", email:true } }, /* mostrar e ocultar as mensagens de erro */ showErrors: function(errorMap, errorList) { $("#frmuser input").find(".erro").css("display", "none"); for (element in errorMap) { $("#"+element).parent().find(".erro").css("display", "block"); } } }); }); </script> </head> <body> <form method="post" action="" id="frmuser"> <table> <tr> <td align="right"><label for="username">Username:</label></td> <td> <input type="text" name="username" id="username" style="float:left;" /> <span class="info" style="float:left;">introduza o seu username</span> <span class="erro" style="float:left;">username errado</span> </td> </tr> <tr> <td align="right"><label for="username">email:</label></td> <td> <input type="text" name="email" id="email" style="float:left;"/> <span class="info" style="float:left;">introduza o seu email</span> <span class="erro" style="float:left;">email errado</span> </td> </tr> <tr> <td colspan="2"><input type="submit" name="bt" value="Enviar" /></td> </tr> </table> </form> </body> </html> Acrescentei mais um campo (email) ao formulário apenas para que vejas como validar outros campos. Espero que sirva 😉 Eu normalmente estas coisas faço com DIV's, mas assim também dá Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 25, 2009 at 08:45 AM Author Report Share #288585 Posted September 25, 2009 at 08:45 AM Viva! @hbarquero - Muito obrigado mesmo, nem sei como agradecer. Assim que puder analisar e testar o teu código, eu digo aqui alguma coisa. Mais uma vez, obrigado. Grato desde já pela ajuda, Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 26, 2009 at 03:12 PM Author Report Share #288751 Posted September 26, 2009 at 03:12 PM Viva! Neste momento estou a testar o código anterior e estou a denotar alguns comportamentos estranhos e que estou com algumas dificuldades em identificar. Gostaria que o formulário se mantivesse sempre na mesma posição e não "flutuasse" com base nas mensagens de erro e de informação que são mostradas. Será que alguém me pode dar uma ajuda? Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 26, 2009 at 03:30 PM Author Report Share #288752 Posted September 26, 2009 at 03:30 PM Viva! O problema que referi anteriormente já está resolvido. Fixei a largura da célula da tabela que contém o formulário, já a prever o espaço ocupado pelas mensagens de erro, caso estas sejam apresentadas. Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 26, 2009 at 04:15 PM Author Report Share #288758 Posted September 26, 2009 at 04:15 PM Viva! Agora o problema é outro. No formulário que estou a desenvolver, os elementos não têm a mesma largura. Pelo que percebo, a mensagem é colocada imediatamente após o respectivo elemento e dessa forma as mensagens de erro não ficam todas alinhadas entre si, como se pode ver na imagem a seguir apresentada: http://img23.imageshack.us/i/formxw.jpg/ Aquilo que pretendia, era que as mensagens estivessem alinhadas entre si à esquerda. Será que alguém pode dar uma ajuda? Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted September 26, 2009 at 04:30 PM Report Share #288759 Posted September 26, 2009 at 04:30 PM Se tivesses usado a minha solução, podias controlar isso sem problemas 😉 before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 26, 2009 at 10:58 PM Author Report Share #288827 Posted September 26, 2009 at 10:58 PM Viva! Não usei a tua solução apenas porque não percebi tão bem o código que deste como exemplo, como aquele que foi apresentado a seguir, apenas por isso. Mesmo assim, agradeço imenso a tua sugestão. Cumps! 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted September 28, 2009 at 09:00 PM Author Report Share #289081 Posted September 28, 2009 at 09:00 PM Viva! Alguém me consegue dar uma ajuda? (alinhar as mensagens de erro do formulário que apresentei anteriormente... :down:) Cumps! 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts