x_soldier Posted September 14, 2009 at 02:46 PM Report #286940 Posted September 14, 2009 at 02:46 PM Boas Pessoal! Estou a tentar fazer umas correcções de exames de Base de Dados. Alguém me consegue ajudar com esta? "Como Administrador da base de dados aconselharia que se fizesse uma alteração à estrutura da base de dados utilizando um programa em PHP? Justifique e apresente outra alternativa. Desde já Obrigado 😉
r.santos Posted September 20, 2009 at 09:56 AM Report #287903 Posted September 20, 2009 at 09:56 AM Não percebi muito bem. Tenta ser mais explícito.
Guest id194 Posted September 20, 2009 at 02:08 PM Report #287919 Posted September 20, 2009 at 02:08 PM "Como Administrador da base de dados aconselharia que se fizesse uma alteração à estrutura da base de dados utilizando um programa em PHP? Justifique e apresente outra alternativa. Não vejo porque não... Usando uma aplicação madura e bem desenvolvida como por exemplo o phpMyAdmin, temos acesso a grande parte (se não mesmo a todas) das funcionalidades necessárias para gerir uma base de dados. Sendo uma aplicação muito conceituada e usada pela grande maioria dos webhosts, não vejo qualquer problema em usar esta aplicação PHP para gerir a base de dados. No caso de uma aplicação caseira ou desenvolvida com o propósito de gerir uma base de dados especifica, talvez não o recomendaria, com a excepção de que se a pessoa ou equipa por detrás de tal aplicação fosse bastante experiente e com vastos conhecimentos no que toca a PHP e ao respectivo motor da base de dados. Uma alternativa, possivelmente mais robusta e com menos probabilidades de falhar, será talvez, as próprias aplicações, por norma em linha de comandos, desenvolvidas por quem desenvolveu a respectiva base de dados. Para um administrador experiente em bases de dados, esta opção talvez seja a mais ideal. Não sou experiente e pouco percebo de bases de dados... Não sei se está certo ou errado, mas era algo dentro destes moldes que eu responderia.
pedrosorio Posted September 20, 2009 at 04:42 PM Report #287942 Posted September 20, 2009 at 04:42 PM Não vejo porque não... Usando uma aplicação madura e bem desenvolvida como por exemplo o phpMyAdmin, temos acesso a grande parte (se não mesmo a todas) das funcionalidades necessárias para gerir uma base de dados. Sendo uma aplicação muito conceituada e usada pela grande maioria dos webhosts, não vejo qualquer problema em usar esta aplicação PHP para gerir a base de dados. No caso de uma aplicação caseira ou desenvolvida com o propósito de gerir uma base de dados especifica, talvez não o recomendaria, com a excepção de que se a pessoa ou equipa por detrás de tal aplicação fosse bastante experiente e com vastos conhecimentos no que toca a PHP e ao respectivo motor da base de dados. Uma alternativa, possivelmente mais robusta e com menos probabilidades de falhar, será talvez, as próprias aplicações, por norma em linha de comandos, desenvolvidas por quem desenvolveu a respectiva base de dados. Para um administrador experiente em bases de dados, esta opção talvez seja a mais ideal. Não sou experiente e pouco percebo de bases de dados... Não sei se está certo ou errado, mas era algo dentro destes moldes que eu responderia. -asse Não respondo a dúvidas por mensagem.
x_soldier Posted December 3, 2009 at 01:02 PM Author Report #298573 Posted December 3, 2009 at 01:02 PM Muito Obrigado... 😁
mAiN_iNfEcTiOn Posted December 11, 2009 at 03:41 PM Report #299837 Posted December 11, 2009 at 03:41 PM Essa pergunta é manhosa... a minha resposta seria: Apenas aconselharia a utilização de PHP para a manutenção/alteração de uma estrutura de uma base de dados se outras alternativas locais não estivessem disponíveis, como por exemplo: Navicat, MS SQL SERVER Console Management, etc... 😕
Guest id194 Posted December 14, 2009 at 05:19 PM Report #300358 Posted December 14, 2009 at 05:19 PM Com uma resposta dessas terias 0... Isto é uma pergunta onde a resposta necessita de uma justificação, não é uma sondagem.
mAiN_iNfEcTiOn Posted December 14, 2009 at 06:06 PM Report #300374 Posted December 14, 2009 at 06:06 PM Eh lah Naz... tás um professor e pêras... muito exigente. Mas pronto eis a minha justificação: Com os programas supracitados, a trabalhar LOCALMENTE, garanto que não tenho falha de ligação ou, pelo menos, minimizo as variáveis que se interpõem entre mim e o servidor de base de dados. Além disso, apesar do PHP ser uma excelente linguagem (com a qual eu trabalho diariamente), as aplicações - por muito AJAX que tenham - nunca serão instantâneas como as aplicações acima definidas. Por muito que queiram, uma página baseia-se num browser...
Guest id194 Posted December 14, 2009 at 07:02 PM Report #300381 Posted December 14, 2009 at 07:02 PM Muito exigente? A pergunta diz explicitamente para justificar e apresentar outra alternativa... Onde está a tua justificação? A tua resposta não justifica nada, é somente uma escolha "porque sim". Achas isso uma resposta digna de uma pergunta de exame? Não sei onde estudas ou onde estudaste (se for esse o caso) mas onde eu ando e onde muita gente anda, bem que tinhas um corte bem grande a toda a resposta... Quanto a tua nova resposta... Não percebo em quê que esses programas são melhores que uma ferramenta web. Porquê que havia de ter falhas na ligação se estou a trabalhar localmente? E minimizar as variáveis? Acho que vai dar ao mesmo... Tu dizes que "uma página baseia-se num browser", eu digo que ambos se baseiam em código apenas em linguagens diferentes. Acho que as variáveis que estão entre ti e o servidor, vai depender de qual esta melhor programado, independentemente se web based ou não. Já no segundo paragrafo, concordo plenamente contigo.
softklin Posted December 14, 2009 at 10:31 PM Report #300416 Posted December 14, 2009 at 10:31 PM Eu concordo com o Nazgulled e com os demais que acham que é perfeitamente possível administrar sem problemas uma base de dados com um programa feito em PHP. Mas a pergunta parece estar inclinada para o não, ali a julgar pelo "apresente outra alternativa", sinceramente acho muito estranho... Porque no fundo o que o PHP vai usar são ferramentas que, segundo a minha ideia, interagem directamente com o SGBD, logo será praticamente o mesmo que estar na consola do MySQL, por exemplo, mas com um conjunto de funcionalidades "mais restricto" (isto é, "limitado" pelas funções que o PHP oferece). Corrijam-me se estiver errado. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
mAiN_iNfEcTiOn Posted December 15, 2009 at 10:36 AM Report #300460 Posted December 15, 2009 at 10:36 AM Muito exigente? A pergunta diz explicitamente para justificar e apresentar outra alternativa... Onde está a tua justificação? A tua resposta não justifica nada, é somente uma escolha "porque sim". Achas isso uma resposta digna de uma pergunta de exame? Certo, tens toda a razão, faltava a justificação. 🙂 Não sei onde estudas ou onde estudaste (se for esse o caso) mas onde eu ando e onde muita gente anda, bem que tinhas um corte bem grande a toda a resposta... 🙂 Ainda bem que eu já não estudo. Não sou licenciado, pelo que acho muito bem que vocês mostrem os vossos conhecimentos. Tenho pouca experiência e falo apenas para aprender e trocar opiniões. Afinal de contas a razão para se comunicar numa comunidade é a troca de informação. (Não só mas também 🙂 ) Quanto a tua nova resposta... Não percebo em quê que esses programas são melhores que uma ferramenta web. Porquê que havia de ter falhas na ligação se estou a trabalhar localmente? E minimizar as variáveis? Acho que vai dar ao mesmo... Tu dizes que "uma página baseia-se num browser", eu digo que ambos se baseiam em código apenas em linguagens diferentes. Acho que as variáveis que estão entre ti e o servidor, vai depender de qual esta melhor programado, independentemente se web based ou não. Já no segundo paragrafo, concordo plenamente contigo. Desculpa-me discordar. Deixa-me fundamentar um pouco a minha resposta, desde já dizendo que é uma opinião pessoal. Quanto ao PHP: 1 - Depreende-se que o PHP necessite de pelo menos 2 ou 3 coisas para interagir com a base de dados: 1-1 - Um servidor Web; 1-2 - A linguagem PHP; 1-3 - O driver-conector à base de dados (ex: MySQL Driver.... No PHP é nativo, mas é um driver na mesma). (Aqui não incluo o SGBD, que penso ser de carácter obrigatório para os dois 🙂 ) 2 - Como já disse, o PHP gera (ou não) páginas-web que são, normalmente, visualizadas num browser. Podemos chegar ao extremo de usar um browser text-mode, mas é praticamente o mesmo... Uma aplicação alheia à aplicação-web. 3 - O facto de ser local, melhora muita coisa. A velocidade de resposta do servidor é maior. 4 - No entanto, o ponto que mais distingue uma aplicação web de uma aplicação desktop é o multi-tasking. Concordo que o AJAX veio facilitar/simular a ideia de multitasking, ao ponto de podermos dizer que a página faz várias tarefas ao mesmo tempo (que FAZ!) mas depende de um objecto do browser que para mais de 3 tarefas ao mesmo tempo já começa a ser pouco assíncrono. 5 - IMHO, acho que o PHP é óptimo para aplicações-web 😄 no entanto eu gostava de saber o porquê de se preferir uma aplicação-web a uma aplicação desktop. É contra-natura não? O propósito de um servidor-web é disponibilizar conteúdo (Web) para a Internet ou uma rede interna (Intranet ou internet), digo eu. Quanto a aplicações desktop: 1 - A aplicação apenas necessita do driver-conector à base de dados. 2 - Usa-se a si mesma, disponibilizando um ambiente gráfico ou de linha de comandos, dependendo da aplicação gerada. Não depende de terceiros. 3 - Se ambas as aplicações estiverem em modo local, poucas diferenças tem a nível de conexão e ou velocidade. No entanto se forem utilizados acessos remotos, a aplicação Web retorna (normalmente) HTML para permitir um interface gráfico (ex: phpmyadmin) já a aplicação apenas retorna os dados necessários através de sockets. 4 - Como disse o multitasking é um ponto forte. É possível fazer várias tarefas ao mesmo tempo (se a aplicação estiver correctamente desenvolvida). Numa base de dados pequena, é claro que isso não se nota, mas backups, migração de registos e/ou estruturas de bases de dados, ou mesmo replications, em grandes tabelas são demoradas. 5 - Por fim, penso que para uso local, e porque um servidor de base de dados pode servir para mais do que servir bases de dados a nível local (desenvolvimento local), penso que quanto menos recursos consumir ao servidor para o administrar, melhor. Esta é a minha opinião. Desculpem o post longo. Abraço e desde já obrigado pela vossa opinião
Guest id194 Posted December 15, 2009 at 01:27 PM Report #300476 Posted December 15, 2009 at 01:27 PM Desculpa lá mas tu não discordaste de nada... Disseste exactamente o mesmo que disseste acima mas divagando mais e como tal a minha resposta mantém. Concordo contigo num dos pontos, mas no resto não; ou seja, quando se trata de um acesso local, vai quase tudo dar ao mesmo, seja web ou desktop. É que tu na tua primeira resposta frisaste bem o "localmente" e localmente, para mim, vai ser praticamente igual. Se queres discutir remotamente, estás à vontade, mas eu isso nem se quer comentei, até porque tu nem se quer estavas a mencionar isso inicialmente.
mAiN_iNfEcTiOn Posted December 15, 2009 at 02:30 PM Report #300485 Posted December 15, 2009 at 02:30 PM A minha 1ª resposta: Essa pergunta é manhosa... a minha resposta seria: Apenas aconselharia a utilização de PHP para a manutenção/alteração de uma estrutura de uma base de dados se outras alternativas locais não estivessem disponíveis, como por exemplo: Navicat, MS SQL SERVER Console Management, etc... 🙂 Aqui eu digo "Se outras alternativas locais não estivessem disponíveis" .... Não estou a ver o 'localmente' nem o referir que o PHP é local. Por fim, eh pah aprende a ler... Se lês em diagonal é contigo ... Eu aqui dei-te uma explicação mais lógica do porquê de escolher uma aplicação desktop a uma aplicação PHP, mesmo que LOCALMENTE... Se queres bater na mesma tecla, fixe para ti. A pergunta do exame questiona se tu aconselharias o uso de um programa em PHP para administrar a base de dados. Não diz "Desaconselharia o uso de PHP para administrar uma base de dados?"... Só tens que fundamentar se aconselhavas ou não e porquê.... Ora se existem alternativas que não necessitam de instalar servidores web, para que raio vou usar o PHP ? Bah.. e tenho dito
Icepick.pt Posted December 17, 2009 at 11:19 PM Report #301204 Posted December 17, 2009 at 11:19 PM Meus caros, Aqui o bárbaro acha esta questão muito parecida com a discussão causada pelo facto de os anjos serem meninos ou meninas. - Não é especificada a base de dados em causa. Para algumas bases de dados, um interface em PHP pode não ser uma solução razoável. Por exemplo, o phpMyAdmin funciona em condições (ou de todo ...? ) com o Postgre ? Existe algum interface já construido em PHP para intervir na estrutura do MsSQL com algum nivel de adequação ? Não sei, digam-me voces. - Eu pessoalmente detesto a linha de comandos. Se soubesse que existia um interface PHP em condições para alterar a estrutura de uma BD, nem pestanejava. Era mesmo isso que fazia, e recomendava-o também. Acho que continua a ser necessário saber utilizar as linhas de comando, mas se inventaram máquinas de cálcular foi para evitar que andassemos a perder tempo a fazer cálculos à unha. Já vi muito génio carregado de blah blah blah e cheio de conhecimento até ao tecto que depois na verdade não é capaz de transformar esse conhecimento todo seja no que for de útil (professores de faculdade inclusive). Em resumo: Recomendaria o uso da linha de comando a alguém que estivesse a aprender, devendo isto ser considerado como a alternativa pretendida na resposta. O uso da linha de comando obriga à pesquisa, que nos traz o conhecimento génerico que precisamos para evoluir. Recomendaria o uso de um interface a alguém que já soubesse o que está a fazer, e que como tal já chegou ao ponto que tem é que apresentar produtividade, que é o que precisa para justificar o que come. E na minha idade, se o professor discordasse ... temos pena. Que pusesse lá o tracinho. iNfEcTiOn, my main man ... é sempre um prazer rever o meu amigo no seu melhor 😁 Saudações Informáticas!
mAiN_iNfEcTiOn Posted December 18, 2009 at 11:15 AM Report #301226 Posted December 18, 2009 at 11:15 AM Aqui o bárbaro Discordo xD eheheheh... A não ser que a vida seja uma 'selva' mas acho que já existe um tópico a falar disso 😛 - Não é especificada a base de dados em causa. Para algumas bases de dados, um interface em PHP pode não ser uma solução razoável. Por exemplo, o phpMyAdmin funciona em condições (ou de todo ...? ) com o Postgre ? Existe algum interface já construido em PHP para intervir na estrutura do MsSQL com algum nivel de adequação ? Não sei, digam-me voces. Excelente ponto. Aliás, poderia dizer-se "Ah é possível desenvolver uma aplicação em PHP para qualquer base de dados". O que acredito perfeitamente e nem sei se o phpmyadmin suporta outros SGBDs que não o MySQL. Mas isso também não importa, o que importa é que nem todas são suportadas logo corro o risco de o prof. perguntar "Ah e se for o X SGBD?" (e calhar o X de ser uma das poucas não suportadas -_-'). Além disso, no caso de não existir aplicação PHP desenvolvida para o SGBD em questão, imaginemos então que até se dava a resposta "Ah é possível desenvolver uma aplicação em PHP para qualquer base de dados", acrescentando "Se não existir, faz-se!". Mas um administrador de base de dados TEM que saber programar em PHP ? Not really. Gostei deste ponto. - Eu pessoalmente detesto a linha de comandos. Se soubesse que existia um interface PHP em condições para alterar a estrutura de uma BD, nem pestanejava. Era mesmo isso que fazia, e recomendava-o também. Acho que continua a ser necessário saber utilizar as linhas de comando, mas se inventaram máquinas de cálcular foi para evitar que andassemos a perder tempo a fazer cálculos à unha. Já vi muito génio carregado de blah blah blah e cheio de conhecimento até ao tecto que depois na verdade não é capaz de transformar esse conhecimento todo seja no que for de útil (professores de faculdade inclusive). Eu junto-me ao grupo dos 'detesto linha de comandos'. É para isso que se desenvolve aplicações gráficas/com interface gráfico (GUI) porque senão obrigávamos toda a gente a saber trabalhar com comandos e 70% do mercado informático que é doméstico não existiria. "Ah para instalares o FIFA tens que fazer o comando "setup.exe -parametro1 valorParametro1 -parametro2 valorParametro2" Não me parece bem. No entanto, o plano de contingência passa por saber usar a linha de comandos. Aliás, se um administrador de base de dados (de profissão) não o souber.... É complicado :S Infelizmente há coisas (pouquinhas) que nem as aplicações desktop permitem fazer. É um plano de contingência vá Em resumo: Recomendaria o uso da linha de comando a alguém que estivesse a aprender, devendo isto ser considerado como a alternativa pretendida na resposta. O uso da linha de comando obriga à pesquisa, que nos traz o conhecimento génerico que precisamos para evoluir. Recomendaria o uso de um interface a alguém que já soubesse o que está a fazer, e que como tal já chegou ao ponto que tem é que apresentar produtividade, que é o que precisa para justificar o que come. E na minha idade, se o professor discordasse ... temos pena. Que pusesse lá o tracinho. Aí está!!!! Para quem está a aprender, deve perceber da linha de comandos. Não é obrigatório que a use, mas lá está, se não a souber usar corre o risco de não ter aplicação nenhuma instalado no PC, NÃO A PODER INSTALAR (um administrador de bd não é necessariamente o root de um computador) e não ter outra solução senão usar a linha de comandos do SGBD. Concordo plenamente com a recomendação. 😛 Mas isto sou eu claro, que não sou o professor. iNfEcTiOn, my main man ... é sempre um prazer rever o meu amigo no seu melhor 😁 Saudações Informáticas! 😄 Igualmente IcePick... Rico trocadilho com o nick!!! Abraço
Recommended Posts