Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas ppl.

tenho um forum PHPbb da forumer.com, mas o meu objectivo neste momento é eliminar esse forum e criar um de raíz onde possa alterar o que eu quiser, assim como aqui o forum do P@P.

Gostava de saber o que necessito para poder criar um forum, os meus objectivos iniciais são criar um forum simples nada de mexer em scripts (penso eu, mas se for necessário 😛 ), já tenho webserver e PHP instalado.

Quem me puder ajudar deixe aqui mensagem e pode ser que este se torne um bom Tópico para o ppl saber criar foruns cool's.

Cumps. Overrun

Posted

Só uma nota, vais alojar um forum no teu PC de casa? Tens que ter atenção á largura de banda, se tiveres muitas visitas no site pode ficar lento, mas mesmo muito lento.

Quanto ao MySQL, instalas o servidor e lanças o phpMyAdmin, aproveita para mudar a password do root e então crias uma nova base de dados que vai ser usada pelo phpBB.

Posted

bem é assim não vou usar o meu pc, mas estou a experimentar para aprender como se faz para depois saber mais ou menos como fazer num servidor.

ja cheguei á parte do PHPmyAdmin, já alterei a pass e tou agora a tentar descubrir o que fazer para criar uma nova base de dados 😛 .

Quanto á lagura de banda eu já sabia daí ser essa uma das razões por querer por num servidor, agora achar um servidor que aguente o que o Forum vai ter 😛 .

Só por curiosidade mais ou menos quantos MB ocupa um Forum do tipo o P@P no servidor?.

Cumps. Overrun

Posted

Bem, então estás num bom caminho, criar uma BD é fácil, assim que entras no phpMyAdmin, tens possibilidade de o fazer, no lado direito tens um campo para escrever o nome da nova BD.

Os ficheiros ocupam muito pouco, a base de dados é que tem tendençia para crescer, para teres uma ideia, a BD do P@P neste momento ocupa 6Mb e pouco.

Posted

bem pensando que eu vou utilizar um servidor com 50 MB vai ocupar num instante 😛 , já que o ppl não tem dinheiro para servidores infinitos :shock: .

de qualquer forma já criei uma base de dados, dei-lhe um nome e agora o que faço clico no exportar, não ok, bem vou buscar o PHPbb depois ja aqui dou uma vista de olhos.

Cumps. Overrun

Posted

ja agora,as bases de dados usados com php têm que extensao? .sql? tipi,eu posso criar um txt,criar uma tabela com linguagem sql e gravo .sql e já ´´e mysql e dá para php? essa parte não percebo.tipo,dei sql,(tirei a melhor nota da turma ehehehe lol) e vou continuar a dar este ano ainda. mas essa parte do mysql não percebo o que é,qual a diferença,tipo de ficheiros,etc.se alguem explicasse agradecia.

😛

Posted

As bases de dados ficam ao critério do servidor, o PHP não mexe directamente com os ficheiros da base de dados, apenas o servidor MySQL faz isso da forma que ele achar melhor, não interessa para o programador.

A unica coisa que o PHP faz é executar as queries no servidor, os tais SELECT, INSERT, UPDATE, CREATE, etc..

Posted

Satanuke tudo bem, mas é que eu agora preciso de saber tenho aqui uma base de dados e tal com o nome Forum de Mu e tal, e agora n sei o que fazer mais, já tenho os ficheiros de PHPbb.

Agora que me falta ???

Exportar n da o botão n deixa 😛 .

Cumps. Overrun.

PS: haviam de haver uns Tutos na net para fazer Foruns, tornava tudo mais simples para noobs como eu :oops: 8) :twisted: .

Posted

Hum, como é que eu vou explicar, esses ficheiros que falas, os tais .sql. Não são mais do que instruções SQL escritas num ficheiro.

O PHP não necessita de ir buscar ficheiros nenhuns, pode executar os comandos SQL sozinho, o que ele pode fazer é agarrando no exemplo de restaurar um backup, criar a estrutura completa de uma BD, criar tabelas, inserir registos, etc, tudo através de um ficheiro .SQL que tem essas instruções.

Posted

se já criaste a base de dados basta agora correres o index.php... ou então tens de mudar um ficheiro de configuração ou assim. Experimenta correr o index e se não der vai ao manual.

Daniel Correia

Posted
Satanuke tudo bem, mas é que eu agora preciso de saber tenho aqui uma base de dados e tal com o nome Forum de Mu e tal, e agora n sei o que fazer mais, já tenho os ficheiros de PHPbb.

Agora que me falta ???

Exportar n da o botão n deixa 😛 .

Cumps. Overrun.

PS: haviam de haver uns Tutos na net para fazer Foruns, tornava tudo mais simples para noobs como eu :oops: 8) :twisted: .

[offtopic] Jogas Mu ? 😛😛😄 [/offtopic]

Posted

é assim eu criei uma base de dados, mas não fiz mais nada, não criei tabelas nem cliquei no exportarm, porque não dá, so cliquei criar nova base de dados e pus um nome, vou tentar agora experimentar o index.php.

Cumps. and tanks