Sr Inovação Posted September 11, 2009 at 08:02 PM Report Share #286516 Posted September 11, 2009 at 08:02 PM Boa noite, tenho uma dúvida simples(acho eu...) sendo eu iniciante neste linguagem tenho estado a estudar através do Google foi então que resolvi fazer um programa para indo brincando e aprendendo ao mesmo tempo. Este programa permite inserir um numero e saber se o mesmo é divisível por 3 , mas entretanto tive uma ideia,eu queria colocar uma imagem como background da form á escolha do utilizador(para isso é preciso ter um OpenFileDialog) para o utilizador poder escolher qual a imagem), mas não consigo colocar a imagem pretendida no background da form Se me pudessem ajudar agradecia. Obrigado 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted September 11, 2009 at 08:51 PM Report Share #286525 Posted September 11, 2009 at 08:51 PM E já tens o OpenFileDialog a ir buscar a imagem? Se sim, podes perfeitamente criar uma instância da classe bitmap com o caminho para imagem como argumento no construtor. Um dos overloads carrega a imagem a partir do caminho no disco. Depois basta dar o bitmap à propriedade BackGroundImage do form. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sr Inovação Posted September 11, 2009 at 09:36 PM Author Report Share #286534 Posted September 11, 2009 at 09:36 PM ribeiro55, eu fiz um context menu com a opção Mudar/Escolher imagem, que quando clicado nele chama o OpenFileDialog, e segundo eu percebi num outro post do P@P que era preciso primeiro definir o tipo de ficheiro a seleccionar mas isso eu descubro com o fazer,mas o meu problema é que não colocar como eu pretendo. Isso do overloads podes me explicar melhor ou dar o tutorial para que entenda melhor esse conceito(parece-me que têm haver o carregamento de dados neste caso as imagens). Obrigado desde já. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gastao Posted September 11, 2009 at 09:48 PM Report Share #286537 Posted September 11, 2009 at 09:48 PM Deve ser mais ou menos algo assim do genero que tu queres: With OpenFileDialog1 .CheckFileExists = True .ShowReadOnly = False .Filter = "All Files|*.*|Bitmap Files (*)|*.bmp;*.gif;*.jpg" .FilterIndex = 2 If .ShowDialog = DialogResult.OK Then PictureBox1.Image = Image.FromFile(.FileName) End If tens de ir ao picturebox e dizeres nas propriedades sizemode=StretchImage End With Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted September 11, 2009 at 09:52 PM Report Share #286539 Posted September 11, 2009 at 09:52 PM Sim, com a classe Image também vais dar ao mesmo. Só tens de ignorar ali a parte da picturebox e utilizar a BackgroundImage do form. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
gastao Posted September 11, 2009 at 09:57 PM Report Share #286541 Posted September 11, 2009 at 09:57 PM sim o ribeiro55 tem razao mais facil ainda, With OpenFileDialog1 .CheckFileExists = True .ShowReadOnly = False .Filter = "All Files|*.*|Bitmap Files (*)|*.bmp;*.gif;*.jpg" .FilterIndex = 2 If .ShowDialog = DialogResult.OK Then BackgroundImage = Image.FromFile(.FileName) End If End With esta ai ja corrigido... ribeiro se me puderes dar uma dica no meu topic q tou a nora Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted September 11, 2009 at 09:59 PM Report Share #286542 Posted September 11, 2009 at 09:59 PM Continua a faltar a referência ao form. Form.BackgroundImage ou Me.BackgroundImage se for referência a ele próprio. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
gastao Posted September 11, 2009 at 10:12 PM Report Share #286543 Posted September 11, 2009 at 10:12 PM eu testei dessa maneira e funciona na boa Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted September 11, 2009 at 10:14 PM Report Share #286544 Posted September 11, 2009 at 10:14 PM Ainda que funcione ou não, não é uma boa prática. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
gastao Posted September 11, 2009 at 10:16 PM Report Share #286545 Posted September 11, 2009 at 10:16 PM sim podera corrijir se dessa forma... tens razao... Me.BackgroundImage = Image.FromFile(.FileName) podes me dar uma dica no meu topico que tou uma beca atrapalhado com valuemembers e displaymembers Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sr Inovação Posted September 11, 2009 at 11:46 PM Author Report Share #286560 Posted September 11, 2009 at 11:46 PM Public Class frmForm1 Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load MsgBox("Este programa permite saber se um número é divisivel por 3") End Sub Private Sub btnresult_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnresult.Click If (txtn.Text) = "" Then MsgBox("Introduza um numero divisiel por 3") ElseIf Val(txtn.Text) Mod 3 = 0 Then MsgBox("Este numero é divisivel por 3") Else MsgBox("Este numero não é divisivel por 3") End If End Sub Private Sub BtnCancelar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BtnCancelar.Click Me.Close() End Sub Private Sub btnColor_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnColor.Click cdlgcolor.ShowDialog() If Windows.Forms.DialogResult.OK Then Me.BackColor = cdlgcolor.Color End If End Sub Private Sub Cmnuchange_Opening(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.ComponentModel.CancelEventArgs) End Sub Private Sub MudarImagemDeFundoToolStripMenuItem_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MudarImagemdeFundoToolStripMenuItem.Click OdlgAbrirImagem.ShowDialog() End Sub Private Sub cmnupropriForm_Opening(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.ComponentModel.CancelEventArgs) Handles cmnupropriForm.Opening End Sub Private Sub OdlgAbrirImagem_FileOk(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.ComponentModel.CancelEventArgs) Handles OdlgAbrirImagem.FileOk With OdlgAbrirImagem .CheckFileExists = False .ShowReadOnly = True .Filter = "All Files|*.*|Bitmap Files (*)|*.bmp;*.gif;*.jpg" .FilterIndex = 2 If .ShowDialog = Windows.Forms.DialogResult.OK Then BackgroundImage = Image.FromFile(.FileName) Me.BackgroundImage = Image.FromFile(.FileName) End If End With End Sub End Class Eu resolvi colocar aqui o código para uma melhor ajuda acerca do que eu pretendo Agora quando eu escolho uma imagem,o programa volta a pedir a imagem ,mas penso que devia colocar a imagem devido a esta linha de código Me.BackgroundImage = Image.FromFile(.FileName) diga-me se estou errado, desculpem se estou a ser chato Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pwyll Posted September 12, 2009 at 02:40 AM Report Share #286577 Posted September 12, 2009 at 02:40 AM Experimenta: Private Sub MudarImagemDeFundoToolStripMenuItem_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MudarImagemdeFundoToolStripMenuItem.Click With OdlgAbrirImagem .CheckFileExists = False .ShowReadOnly = True .Filter = "All Files|*.*|Bitmap Files (*)|*.bmp;*.gif;*.jpg" .FilterIndex = 2 If .ShowDialog = Windows.Forms.DialogResult.OK Then Me.BackgroundImage = Image.FromFile(.FileName) End If End With End Sub e apaga o resto dai para baixo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted September 12, 2009 at 10:02 AM Report Share #286593 Posted September 12, 2009 at 10:02 AM Usem o geshi. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts