Rui Carlos Posted June 8, 2006 at 10:29 AM Report #31759 Posted June 8, 2006 at 10:29 AM Problema: Existem dez sacos. Cada saco tem dez moedas. Cada moeda pesa 10 gramas. No entanto, alguém substituiu num dos sacos as moedas verdadeiras por moedas falsas que pesam 9 gramas cada. Sabendo isto, e tendo uma balança que só pode realizar uma pesagem (e não permite pesagens incrementais) como se pode determinar o saco com as moedas falsas? 😉 Rui Carlos Gonçalves
Destineo Posted June 8, 2006 at 10:47 AM Report #31764 Posted June 8, 2006 at 10:47 AM Tá fixe ... mas é Facilimo 😉 ... Quando posso publicar a resposta ? 😁 😁 😁 - Destineo
Rui Carlos Posted June 8, 2006 at 10:54 AM Author Report #31765 Posted June 8, 2006 at 10:54 AM acho que devias esperar algumas horas, acabei de colocar o problema, talvez ao fim do dia seja boa ideia... podes sempre enviar-me uma PM para ver se a solução está correcta... P.S. quando há 2 ou 3 anos me colocaram o problema não o achei nada fácil, aliás não o consegui resolver, tiveram que me dizer a solução 😉 Rui Carlos Gonçalves
brink@ero Posted June 8, 2006 at 10:59 AM Report #31767 Posted June 8, 2006 at 10:59 AM Problema: Existem dez sacos. Cada saco tem dez moedas. Cada moeda pesa 10 gramas. No entanto, alguém substituiu num dos sacos as moedas verdadeiras por moedas falsas que pesam 9 gramas cada. Sabendo isto, e tendo uma balança que só pode realizar uma pesagem (e não permite pesagens incrementais) como se pode determinar o saco com as moedas falsas? 😉 Já saiu um problema identico a esse, mas em vez de moedas eram livros numa prateleira: Portugal-a-Programar | Extra-Programação | Matemática | Problema de math dificil Cumpr. bk@ero :fartnew2:
Rui Carlos Posted June 8, 2006 at 11:04 AM Author Report #31768 Posted June 8, 2006 at 11:04 AM Problema: Existem dez sacos. Cada saco tem dez moedas. Cada moeda pesa 10 gramas. No entanto, alguém substituiu num dos sacos as moedas verdadeiras por moedas falsas que pesam 9 gramas cada. Sabendo isto, e tendo uma balança que só pode realizar uma pesagem (e não permite pesagens incrementais) como se pode determinar o saco com as moedas falsas? 😉 Já saiu um problema identico a esse, mas em vez de moedas eram livros numa prateleira: Portugal-a-Programar | Extra-Programação | Matemática | Problema de math dificil Cumpr. bk@ero :fartnew2: não tinha visto ? Rui Carlos Gonçalves
pedrotuga Posted June 9, 2006 at 02:31 PM Report #32079 Posted June 9, 2006 at 02:31 PM Facil ja esta. A balam;a nao pode ser de pratos iguais.
Rui Carlos Posted June 9, 2006 at 05:58 PM Author Report #32109 Posted June 9, 2006 at 05:58 PM Facil ja esta. A balam;a nao pode ser de pratos iguais. acho que não leste bem o problema... para veres a responta, tens um link acima para um tópico igual a este. podes ver lá a solução quando quiseres Rui Carlos Gonçalves
pedrotuga Posted June 9, 2006 at 07:02 PM Report #32128 Posted June 9, 2006 at 07:02 PM o que eu estou a dizer é que se for uma balaça de pratos iguais n dá. A não ser que disponhas de um jogo de pesos com precisão até à grama. Eu digo isto porque eu de inicio pensei em pesagens com um saco de um lado e outro do outro. o que não permite chegar à solução. Atenção que um balança não é um dinamómetro. Se bem que há balanças graduadas, como aquelas que se usam para pesar sacos de batatas.
Rui Carlos Posted June 9, 2006 at 07:05 PM Author Report #32131 Posted June 9, 2006 at 07:05 PM neste caso a balança permite colocar uma quantidade de moedas em cima dela e dá a sua massa... Rui Carlos Gonçalves
pedrotuga Posted June 9, 2006 at 07:48 PM Report #32154 Posted June 9, 2006 at 07:48 PM neste caso a balança permite colocar uma quantidade de moedas em cima dela e dá a sua massa... pois, era a isso que eu me estava a referir... se bem que não é possivel medir massas. Mas isto é um problema matemático, se estamos com pentelhices a este ponto nenhum problema tem solução 😉 ... n liguem a estas divações... há já algum tempo que não exercitava o meu cerebro... o dia de hoje está a ser bom. Oh carlos... onde é que tens andado pá? isto estava uma secura do carago, n havia problemas... continua aí... o outro user cujo nome agora n me lembro afixou uma coleção fixe de respostas... acho que foi por engano... se colocar os problemas já temos aqui bons passatempos matematicos para uns tempitos 🙂
Narchotyck_Killer Posted July 7, 2006 at 01:39 PM Report #36818 Posted July 7, 2006 at 01:39 PM Não chego lá. ? Qual é a resposta? [ ]
Rui Carlos Posted July 7, 2006 at 04:00 PM Author Report #36846 Posted July 7, 2006 at 04:00 PM Problema: Existem dez sacos. Cada saco tem dez moedas. Cada moeda pesa 10 gramas. No entanto, alguém substituiu num dos sacos as moedas verdadeiras por moedas falsas que pesam 9 gramas cada. Sabendo isto, e tendo uma balança que só pode realizar uma pesagem (e não permite pesagens incrementais) como se pode determinar o saco com as moedas falsas? 🙂 Já saiu um problema identico a esse, mas em vez de moedas eram livros numa prateleira: Portugal-a-Programar | Extra-Programação | Matemática | Problema de math dificil Cumpr. bk@ero :fartnew2: podes ir ao outro tópico ver a resposta. Rui Carlos Gonçalves
DiogoCHyuuga Posted February 29, 2012 at 10:13 PM Report #441709 Posted February 29, 2012 at 10:13 PM Nao encontro o topico onde ta a resposta!
HIT_Braga Posted February 29, 2012 at 10:21 PM Report #441710 Posted February 29, 2012 at 10:21 PM Por acaso sei a resposta, pois também me foi colocada esta questão assim a frio, e logo de pronto não a soube, mas depois de umas horas a estudar o problema, cheguei à solução.... Posso colocar a resposta ? " Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "
DiogoCHyuuga Posted February 29, 2012 at 10:42 PM Report #441712 Posted February 29, 2012 at 10:42 PM Por acaso sei a resposta, pois também me foi colocada esta questão assim a frio, e logo de pronto não a soube, mas depois de umas horas a estudar o problema, cheguei à solução.... Posso colocar a resposta ? Sabes onde ta o topico, se souberes manda me o link. Senao manda me um pm com a resposta pff, preciso de saber urgentemente
thoga31 Posted March 1, 2012 at 08:53 PM Report #441829 Posted March 1, 2012 at 08:53 PM Sabes onde ta o topico, se souberes manda me o link. Senao manda me um pm com a resposta pff, preciso de saber urgentemente Não encontras o link?? Olha-o aqui: Portugal-a-Programar | Extra-Programação | Matemática | Problema de math dificil Knowledge is free!
Recommended Posts