Jump to content

Ajuda na Indexação de tabelas

extint
 Share

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Eu estou a desenvolver um projecto (projecto da faculdade) que obriga a ter tabelas da base de dados (Sql Server) com muitos dados, chegando mesmo aos 10 milhoes de registos. A minha dificuldade é a seguinte:

Para melhorar o desenho das pesquisas, inserções ou eliminações de dados, verifiquei que o melhor é criar um index nas tabelas, so que o problema é que nao sei bem como é que poderei fazer a implementação dos index e depois como e que poderei funcionar com eles! será que alguem me poderá dar uma ajudar? tipo disponibilizar aqui algum material ou paginal com exemplos de implementação!

Obrigado e abraços a todos.

A utilização dos index é implicita, se tiverem criados estão a ser usados.

Os index podem aumentar a performance de um select, mas diminuem dos inserts e updates.

Deves criar indexes das tabelas em q fazes mtos selects no campo q é mais filtrado nas querys.

As primary keys já são indexadas por defeito.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Atenção que a inclusão de índices per se pode não resolver o problema, em casos extremos pode inclusive degradar a performance dos inserts/deletes e ser totalmente ignorado nos selects.

Atenção também que não raras vezes a rescrita das queries de forma mais eficiente resulta em ganhos de performance muito grandes.

Se tens tabelas grandes, a primeira coisa a fazer não é meter índices mas sim usar o query analyser para veres o plano de execução e assim saberes onde as queries estão a demorar mais tempo.

A partir dai decides onde deves intervir: que indíces criar ou eliminar (sim, não raras vezes os índices não estão lá a fazer nada), rescrever a query para ser mais eficiente, reestruturar a tabela ou a base de dados para ser mais eficiente, etc..

Acima de tudo não mexer em nada sem analisar antes o problema e fazer a intervenção só depois de se saber quais são os pontos críticos.

Usar de novo o plano de execução para ver se a intervenção resultou.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

bruno1234, isso de não criares mais do que um índice por tabela não é linear.

Podes ter vários índices, incluindo de vários tipos diferentes, tens é de garantir que a sua inclusão é benéfica, como referi acima, analisar plano de execução é critico para esta tarefa.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."