Jump to content

Recommended Posts

Posted

bem eu n entendo grande coisas de programação mas gostava de saber qual a melhor forma de começar!! eu sei de HTML, javascript, e pouco mais!

aceito sugestões de como começar a programar asserio!!

cumps

Posted

é pá, existe uma opção no forum, que se chama...pesquisar  😉

se tivesses feito uma pesquisa, encontrava mais tópicos sobre o meu assunto!!!!!! Por onde começar....

Logo para te orientares tens :

FAQ

depois tópicos iguais aos teus:

não sei por onde começar

Não sei bem por onde começar

Por onde começar

novato nisto, por onde começar

iniciação

se sabes Html e javascript... pensa em aprender php ou asp  :dontgetit: ( existem já tópico, para: como aprender php...ou iniciação.......)  😄

• 1 month later...
Posted

Mas com o C tem mesmo mtas dores de cabeça e tem de ter em mente muitos problemas derivados de alocação de memória..., com o C++ já não tens tanto estes problemas..., e com o Java então seria ouro sobre azul para quem pretende aprender a programar.

Dar C para iniciar é como obrigar um bebé a comer gambas de faca e garfo 🙂

abraços, HecKel

Posted

Python, Delphi, Java e Pascal são bons pontos de partida.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Pah Python é lindo, para mim é excelente mas nao para começo ... Pascal é que é 😄

Confesso que não conheço pascal, mas acho que o facto do código python ser tão fácil de ler, também o torna muito fácil de aprender... 😛

Sim , mas não lhe dá uma noção tao boa do que é programação, vai ficar "deshabituado" de declarar variaveis, é diferente, mas são opiniões e depende de pessoa para pessoa B)

Posted

Pah Python é lindo, para mim é excelente mas nao para começo ... Pascal é que é 😛

Confesso que não conheço pascal, mas acho que o facto do código python ser tão fácil de ler, também o torna muito fácil de aprender... B)

eu não considero código python fácil de ler...

eu tenho bastante experiência em C e tenho alguma dificuldade com o python.

para mim a melhor opção é o C. grande parte das linguagens derivam do C, logo se aprenderes C vai ser mais fácil aprender muitas outras linguagens.

Posted

Pronto... Pronto .. Não batam mais no céguinho... 😛

Confesso que tenho que concordar com o UnknwoN, python poderá não dar as melhores bases uma vez que não é preciso declarar as variáveis e tem algumas coisas que outras linguagens não têm... Estilo tuples e dicionários...

Quanto a ser fácil de ler, tenho algumas bases de C e acho python bastante fácil de ler. Convém claro ter algumas noções de python. O triton fez um simples script para fazer backup aqui e  acho que ao ler o script dá para perceber o que faz e como... Esta claro é a minha opinião pessoal. B)

Posted

Quanto a ser fácil de ler, tenho algumas bases de C e acho python bastante fácil de ler. Convém claro ter algumas noções de python. O triton fez um simples script para fazer backup aqui e  acho que ao ler o script dá para perceber o que faz e como... Esta claro é a minha opinião pessoal. B)

Facilíssimo (facílimo 😛 )

Posted

Bem cá venho eu chatear mais uma vez, mas seja...

Sempre que alguém pretende aprender a programar enfiam-lhe logo pela goela abaixo 1/2 dúzia de linguagens, ela é php, python, delphi, java, c/c++, html, javascript, fortran, blá, blá blá blá blá.... eu pessoalmente sinto-me tentado a recomendar Java, Haskel, C# e PHP mas... a pergunta foi "Como aprender a programar?" e não como aprender a linguagem xyz....

Como diz um dos meus profs de programação, bater código qualquer um consegue, desenhar um programa, isto é, programar, é que é mais dificil.

Quantos de vós sabem o que são estruturas de dados genéricas? Conceito de padrões de desenho, polimorfismo, no caso de POO, ou funções genéricas, no caso de C?

Aprender a programar é mais do que dominar uma linguagem, um programador é como um condutor, se sabemos conduzir não importa se o fazemos num fiat ao num qualquer ferrari, fazemo-lo!

Qual a melhor forma de começar?... bem... depende do que queres ser, queres ser uma pessoa em cada linguagem nova com que contacta recomeça do início ou queres ser uma pessoa que perde apenas as horas necessárias a aprender uma nova sintaxe?

Eu pessoalmente luto por ser uma pessoa do último tipo, aprender a resolver problemas independentemente da linguagem, é mais dificil e moroso mas muito mais gratificante, se queres apenas fazer umas coisas numa linguagem da moda e dizeres que és programador, agarra numa qualquer linguagem das que te deram em cima e passarás a ser conhecido como progamador da linguagem x.

Talvez não tenha sido esta a resposta que pretendias, bem se queres algo que te pode ajudar a começar, porque não experimentar KPL? Acho que até está referenciada algures neste forúm.

Peace.

Posted

Então se falas mesmo em "aprender a programar" eu ainda vou mais longe..., porque antes de aprenderes o que é POO, estruturas de dados e afins..., convem saberes estrutrar um programa..., e neste momento não vejo nada melhor que UML!

Muitos têm o péssimo hábito de começarem logo a bater código armados em campeões sem sequer perderem 1hora (ou mais) com lápiz e papel a estruturarem o programa, desta forma dá para preverem mais de metade dos erros só nessa hora "perdida" são capazes de ganhar mais do que um dia de trabalho...

Como tal, recomendo antes a lerem bastante sobre engenharia de software.

abraços, HecKel

Posted

Então se falas mesmo em "aprender a programar" eu ainda vou mais longe..., porque antes de aprenderes o que é POO, estruturas de dados e afins..., convem saberes estrutrar um programa..., e neste momento não vejo nada melhor que UML!

UML sucks. Esta é a verdade: quase todos os programadores pensam assim, mas muito poucos têm a coragem de o dizer. Por razões que não vêm auqi ao caso, tenho uma certa aversão ao UML, pois na realidade serve para pouco mais do que fazer a modelação/organização das ideias.

Além disso, começar pelo UML é também uma má ideia. Tem de se começar pelo inicio, e o início são os requisitos.

Para saberem mais sobre isto, leiam este meu tópico.

Muitos têm o péssimo hábito de começarem logo a bater código armados em campeões sem sequer perderem 1hora (ou mais) com lápiz e papel a estruturarem o programa, desta forma dá para preverem mais de metade dos erros só nessa hora "perdida" são capazes de ganhar mais do que um dia de trabalho...

Como tal, recomendo antes a lerem bastante sobre engenharia de software.

abraços, HecKel

Referes, e muito bem, que deve começar pelas especificações, mas essa tarefa não começa pelo UML.

Deixo aqui artigo que ilustra bem a necessidade das especificações: Painless Functional Specifications.

Leiam que vale a pena.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Sei bem que a tarefa não começa pelo UML, mas se falam em ferramentas..., UML é uma ferramenta poderosa quando bem utillizada!

Se UML sucks..., acho que isso depende da opinião de cada um, certo? Até nessa mesma thread que referiste falas em UML.

Quando comecei a programar, obviamente k não foi pelo UML mas de facto também usei ferramentas CASE e bastante psedo-código e garanto-te que não me arrependo nada da forma como comecei, até me ajudou bastante na minha evolução enquanto programador.

abraços, HecKel

Posted

Sei bem que a tarefa não começa pelo UML, mas se falam em ferramentas..., UML é uma ferramenta poderosa quando bem utillizada!

Se UML sucks..., acho que isso depende da opinião de cada um, certo? Até nessa mesma thread que referiste falas em UML.

Quando comecei a programar, obviamente k não foi pelo UML mas de facto também usei ferramentas CASE e bastante psedo-código e garanto-te que não me arrependo nada da forma como comecei, até me ajudou bastante na minha evolução enquanto programador.

abraços, HecKel

UML sucks não é bem da opinião de cada um.

Basta veres que mesmo com o UML 2.0 não há um único projecto feito com isto, e em especial suportado por ferramentas CASE, que tenha tido sucesso.

O caso mais "gritante" aconteceu há uns anos atrás numa conferência da especialidade quando se provou que era impossível a utilização deste método na construção de uma pequena agenda.

O que eu estou a dizer aqui é que o UML é muito mais limitado do que nos foi "impingido" quando apareceu, serve para pouco mais do que organizar as ideias e fazer alguma modelação. Não é possível usar o UML de ponta a ponta num projecto mesmo a sério, se não acreditem façam o teste: desenvolvam todo um projecto suportado sobre UML. Um dos maiores entraves é logo a falta de expressividade da própria linguagem/modelo.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"