Jump to content

Recommended Posts

Posted

nao sei se ja postaram ou nao, mas e uma curiosidade que tenho, com a mesma area exterior, qual e o objecto/solido que leva mais area cubica?

tipo, com 10m2 de plastico, faziamos um cubo e um paralelepipedo, segundo sei o cubo levava mais, mas ha algo que leve ainda mais com a mesma area exterior?

Posted

Acho que o que ele quer é o sólido com maior volume por área de superfície. Não sei exactamente que tipo de sólido maximiza esse valor, mas podes experimentar, por exemplo, para o cubo e para a esfera, escrever o volume em função da área.

Para o cubo:

A=6a^2 <=> a=sqrt(A/6)

V=a^3=sqrt(A/6)^3

Para a esfera:

A=4*pi*r^2 <=> r=sqrt(A/(4*pi))

V=4/3*pi*r^3=4/3*pi*sqrt(A/(4*pi))^3

Pões as duas expressões do volume numa calculadora gráfica e vês que a esfera tem mais volume por área superficial que o cubo. Não estou a dizer que a esfera é o sólido com maior volume/área, mas é pelo menos superior ao do cubo. O próprio valor volume/área depende não só do sólido mas também da sua dimensão. Espera que os informados do assunto venham cá postar, há certamente muito mais a saber sobre isto.

Posted

A minha intuição diz-me que qualquer que seja a figura, todas têm o mesmo volume.

nao, por exemplo, um prisma triangular que tem x metros de area, tem menos volume que um cubo com os mesmos metros de area.

eu sempre achei que era o cubo ou a esfera por serem os mais regulares, mas entre todos pode haver alguns com mais capacidade.

Posted

et. al.?

nao uses essas siglas, nao entendi.

Para um dado volume, o sólido com menor área superficial é uma esfera. Não consigo, no entanto, demonstrar isso de forma rigorosa.

acho que e por ser a mais regular.

• 2 weeks later...