Jump to content

Level shifing - IC


whee_man

Recommended Posts

Boas,

Tenho uma dspic30f e queria fazer a aquisição do sinal de rede eléctrica (tensão e frequência até ao 40º harmónico - 2000kHz).

Tenho um equipamento me dá uma representação do sinal  da rede entre +/-10V, e o que eu precisava de circuito integrado ou de um circuito o mais simples possível, que me convertesse o sinal dado para 0V a +5V para aquisição com o adc da dspic.

Cumprimentos

AP

Link to comment
Share on other sites

Boas whee_man

Tens aí um certo problema, queres simplicidade, e os teus objectivos não são propriamente fáceis. Pois se tivesses um sinal positivo um "regulador de tensão" chegava-te perfeitamente, mas tens um equipamento que te dá tensão negativa também.Podes tentar utilizar dois reguladores de tensão, um que te limite a tensão negativa a -5V e outro que te limite a tensão positiva a +5V. Mas mesmo assim continuas com o mesmo problema, terias de fazer com o nível médio do sinal se situa-se nos 2.5V (introduzindo uma tensão DC) e fazendo com que a sua amplitude máxima de variação seja de 2.5V. Não existem soluções mágicas e simples...como a maior parte das pessoas procura......infelizmente.....

A aquisição utilizando o dspic30f até é interessante de fazer....

Eu se tivesse mais tempo debruçava-me mais especificamente na resolução deste problema, vai postando as tuas evoluções pode ser que surja alguma ajuda.

Sem mais,

Pessanha24

Pessanha24"A vida é mais do que Copy & Paste"<*(((-<<*(((-< <*(((-<<*(((-<Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Link to comment
Share on other sites

Posso estar a dizer uma grande galinhada, mas aqui vai.

Na realidade tens um diferencial de tensão de 20V (10-(-10)=20) com um divisor de tensão simples, consegues passar para um diferencial de tensão de 5V, o seja o teu sinal passaria a varia entre os -2,5V e +2,5V. Ou entre 0V e 5V, é uma questão de referência, se referenciais aos 0V mas se medires nos terminais (se poderes).

Ricardo Timóteo

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.