Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal a muito que ando curioso de como criar uma janela de defiiçoes nas minhas aplicações, por exemplo se eu quiser definir a a taxa de iva na minha aplicação como posso fazer? alguem sabe um tuturial para começar? 

Posted

Uma janela de definições?

Adicionas simplesmente outro form, a servir de "janela de definições" onde é possível afectar "variáveis de níveis globais" (como por exemplo as My.Settings).

E aí tens as definições da aplicação...

Ou referes-te a outra coisa ?

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted

mas por exemplo, uma variavel so é definida em runtime correcto, eu queria algo que ficasse gravado, entendes?

My.Settings permite gravar variáveis num ficheiro XML de uma forma simples. Depois, podes utilizar como quiseres.

Posted

My.Settings permite gravar variáveis num ficheiro XML de uma forma simples. Depois, podes utilizar como quiseres.

Ja tive a tentar por intuição mas nao consegui podes indicarme um toturial?

Posted

Pessoal ao tentar criar as tais definições, derepente comçei a ter este cenario

Error	1	'Settings' is ambiguous between declarations in Modules 'Gestão_de_Alugueres.My.MySettingsProperty' and 'Gestão_de_Alugueres.My.MySettingsProperty'.	C:\Users\Luis\Documents\Visual Studio 2008\Projects\Gestão de Alugueres\Gestão de Alugueres\Marcações.vb	31	55	Gestão de Alugueres

E como este tenho mais 30 e tal erros :S como resolvo isto?

Posted

Vou ver, entretanto surgio um problema no formulario de definiçoes estou a colocar isto

Private Sub definicoes_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        CheckBox_AvisosSIMnao.CheckState = My.Settings.Marcacoes_avisos_sim_nao.ToString
        NumericUpDown1.Value = My.Settings.Marcacoes_Contagem.ToString
    End Sub

para resgatar os valores que as variaveis tem, mas nao funciona qual e o problema, mas se eu as editar esta a funcionar

Posted

Infelizmente ainda somos meros humanos que só usamos uma percentagem bastante pequena do cérebro, impossibilitando a prática de adivinhar os problemas sem nos apresentarem uma mensagem de erro. Frases como "não funciona qual é o problema", não ajudam em nada à resolução do mesmo.

Mas talvez uma leitura atenta à mensagem de erro te faça perceber onde está o mesmo. E eu, como mera criatura alienígena, posso te dizer que estás a tentar usar um método como se fosse um tipo. Que suponho que seja praticamente o que a mensagem de erro te dirá.

Agora puxa um bocadinho pelo teu cérebro porque julgo que acabei de te dar a resposta.

Mas também existe a possibilidade de eu estar redondamente errado... We're only human, right?

Já agora, não faço ideia o que estou para aqui a dizer  :idiot2:

Posted

A menos que tenhas o Option Strict ON, a borrada seria automáticamente convertida se:

[*]My.Settings.Marcacoes_avisos_sim_nao contiver o valor "1" ou "0"

[*]My.Settings.Marcacoes_Contagem contiver uma string de onde se possa sacar um número

As settings têm datatypes e como tal deverias usá-los.

O para a checkbox deveria ser Boolean (e deverias usar "Checked". O State apanha de uma Enum que por acaso (ou de propósito) coincide 1 para checked e 0 para unchecked)

E para o numericupdown deveria ser Decimal, ou um tipo numérico qualquer.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted

Então para que os passas para string?

Continuas a não ser específico em relação ao erro que te é devolvido.

Sérgio Ribeiro

Posted

Então para que os passas para string?

Continuas a não ser específico em relação ao erro que te é devolvido.

Não me era devolvido erro nenhum simplesmente ele nao carregava os controlos, mas o problema era mesmo o checkstate, alterando para checked resolveu os dois problemas, porque como na primeira linha nao estava bem ele nao fazia a segunda. ta o problema resolvido

obrigado