Zero Posted August 20, 2009 at 02:21 PM Report #283933 Posted August 20, 2009 at 02:21 PM Viva! Antes de mais, parabéns à comunidade pelos progressos que têm feito. E agora a questão: Já algum tempo que programo php, mas tive uns tempos "offline" e agora parece que existem, supostas, melhores tecnologias para desenvolvimento web. Queria que me aconselhassem uma linguagem server side que fosse viável para manter qualquer website a longo prazo. Para aqueles que já aprenderam várias linguagens, se soubessem antes o que sabem hoje, em qual é que investiriam o seu tempo? Também gostava de ser igualmente elucidado na melhor linguagem para fazer programas para ambientes windows e na melhor linguagem para ambientes linux.
scorch Posted August 20, 2009 at 02:39 PM Report #283935 Posted August 20, 2009 at 02:39 PM Quanto a desenvolvimento web, não sei por que dizes isso. Mas php contínua a ser a linguagem de desenvolvimento server-side mais utilizada. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
Zero Posted August 20, 2009 at 02:45 PM Author Report #283936 Posted August 20, 2009 at 02:45 PM Pois... eu disse supostamente 🙂 . Cheguei a essa conclusão por um ou outro comentário no fórum.
Zero Posted August 20, 2009 at 03:06 PM Author Report #283939 Posted August 20, 2009 at 03:06 PM Bem, já tive a ler mais alguma coisa e estou a começar a ficar inclinado para php e c++
falco Posted August 20, 2009 at 08:35 PM Report #283976 Posted August 20, 2009 at 08:35 PM Eu sugiro-te Perl.
M6 Posted August 20, 2009 at 08:45 PM Report #283979 Posted August 20, 2009 at 08:45 PM Eu sugiro Python. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
djthyrax Posted August 20, 2009 at 09:01 PM Report #283983 Posted August 20, 2009 at 09:01 PM Eu sugiro a que melhor se adaptar ao trabalho que tens a fazer. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
fnds Posted August 20, 2009 at 09:09 PM Report #283985 Posted August 20, 2009 at 09:09 PM Um django (python) parece-me bem.
Triton Posted August 20, 2009 at 09:24 PM Report #283992 Posted August 20, 2009 at 09:24 PM Python / PHP / Perl / Ruby. São praticamente todas equivalentes em termos de funcionalidades. <3 life
Zero Posted August 20, 2009 at 09:34 PM Author Report #283996 Posted August 20, 2009 at 09:34 PM Bem... eu não tenho nenhum trabalho especifico para fazer, tenho muitas ideias, mas nada agendado. O que queria mesmo era meter mãos ao trabalho, e começar a transformar ideias em projectos. Mas como sou um bocado limitado de tempo, não queria começar a "marrar" numa coisa e acabar desapontado e ter de começar tudo de novo. Portanto, o ideal seria uma linguagem flexível para web e outra para fazer uns programas para win e linux. Bem fui dar uma olhada ao Perl com sugerido, e parece que Perl e PHP têm aspectos em comum (li também que o php foi primeiro criado como um módulo para Perl), isso é bom porque poderia encontrar alguma familiaridade com o Perl visto que já tenho alguma experiência com o PHP. Também li que o Perl também dá para fazer programas fora do escopo da web, alguém me pode dar umas luzes sobre este aspecto? Quanto ao phyton e Ruby estou completamente às escuras, vou ter de procurar mais uns artigos para me informar melhor. Muito obrigado pelas respostas.
Hipnoted Posted August 20, 2009 at 09:35 PM Report #283997 Posted August 20, 2009 at 09:35 PM Se for apenas para ambientes server Windows aconselho-te C#. Senão aconselho-te Java. Ambas as linguagens dão para ambientes Desktop e Web. "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
fnds Posted August 20, 2009 at 09:44 PM Report #283998 Posted August 20, 2009 at 09:44 PM Zero, quanto ao Python ele é semelhante ao Java no facto que tanto serve para web como para desktop, e são multiplataforma. No java torna-se mais simples criar aplicações gráficas, enquanto no python é mais simples fazer coisas simples, considero a linguagem mais acessível. Ambas são OO.
Zero Posted August 20, 2009 at 09:54 PM Author Report #284001 Posted August 20, 2009 at 09:54 PM Realmente, quanto ao python, já fui a várias fontes e o feedback que encontro é positivo. E quanto a webservers que interpretem python, é viável em termos de compatibilidade?
fnds Posted August 20, 2009 at 11:03 PM Report #284009 Posted August 20, 2009 at 11:03 PM Compatibilidade com quê?
Zero Posted August 20, 2009 at 11:17 PM Author Report #284010 Posted August 20, 2009 at 11:17 PM Não existem requisitos para correr python num servidor web? Se for necessário um interpretador, é comum encontrá-lo num servidor web?
falco Posted August 21, 2009 at 11:13 AM Report #284041 Posted August 21, 2009 at 11:13 AM Python / PHP / Perl / Ruby. São praticamente todas equivalentes em termos de funcionalidades. Erm não devias colocar as coisas nesses termos... Por exemplo o PHP é uma linguagem específica para web. Se a tua aplicação tiver que fazer coisas que não sejam muito relacionadas com a web, então nesse caso o PHP não tem o mesmo tipo de funcionalidade que as outras... PHP foi feito para a web, tem incluído em si recursos específico para a web, mas por exemplo não tem a mesma flexibilidade que as outras linguagens, que permitem fazer as coisas de mais formas diferentes que o PHP permite (expecialmente o Perl). Contudo se não quiseres fazer muita coisa invulgar que não implique teres que saber muita coisa dos internals dos métodos técnicos que usas, que não exija um controlo profundo do servidor http, e que seja algo essencialmente web, então o PHP pode ser uma boa escolha. Outro exemplo é o Perl ter incluído na sua distribuição o módulo de CGI (que pode ser utilizado sem ser para CGI), e que contém em si já algumas funcionalidades específicas para web. O Perl também tem o maior repositório de módulos de todas estas linguagens e é provável que se quiseres fazer alguma coisa já hajam vários módulos no repositório que fazem isso de várias formas diferentes (só tens que escolher a que mais se adequa ao teu caso). O Python e o Ruby, também são escolhas que te permitem fazer mais coisas que o PHP, e de mais formas (embora não tanto como o Perl). Mas em termos de recursos não têm algo ao mesmo nível que o repositório CPAN do Perl, nem os seus módulos para Apache vão tão fundo quanto o mod_perl. Embora tenham algumas frameworks de qualidade para web, nenhuma tem (ainda) uma base tão madura quanto o que existe para Perl (são linguagens mais recentes). Também li que o Perl também dá para fazer programas fora do escopo da web, alguém me pode dar umas luzes sobre este aspecto? O Perl, tal como o Python e Ruby são linguagens de propósito geral. Podes fazer quase tudo em Perl... Embora o Perl não seja a linguagem ideal para tudo. O Perl tem sido mais usado para web, para processamento de ficheiros de texto, bases de dados, administração de sistemas e redes, porque tem em si incluídos recursos específicos para isso de grande qualidade, mas se fore consultar o CPAN, vais ver que ele tem módulos para tudo e mais um par de botas. Não existem requisitos para correr python num servidor web? Qualquer servidor que suporte CGI, pode ter aplicações com python, perl, ruby, PHP, o que quer que seja... O Apache para além de suportar CGI, tem módulos específicos para a sua própria arquitectura, que suporta essas linguagens são bem mais eficientes e poderosos do que CGI. Se for necessário um interpretador, é comum encontrá-lo num servidor web? Começam a ser comuns, mas ainda não ao mesmo nível que o PHP.
Zero Posted August 21, 2009 at 07:31 PM Author Report #284086 Posted August 21, 2009 at 07:31 PM Acho que vou mesmo para o Perl. Também mas não só pela influência deste tópico. Tive a ler alguns artigos comparativos e parece mesmo que Perl é uma das linguagens mais versáteis em termos de propósitos de uso. Juntando isso ao facto de já ter experiência em php (o php é também derivado do perl) e à maturidade do Perl (existe desde 1987), penso ser uma boa aposta e sinto que não irá ser tempo perdido o meu investimento. Um grande obrigado a todos, sem excepção, pela atenção e ajuda
djthyrax Posted August 21, 2009 at 10:39 PM Report #284116 Posted August 21, 2009 at 10:39 PM PHP não é derivado do Perl. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Phear99 Posted August 21, 2009 at 11:18 PM Report #284123 Posted August 21, 2009 at 11:18 PM Referindo-me às aplicações para Linux, considero ANSI C uma boa ferramenta para programas de consola (sinceramente desconheço as ferramentas gráficas do Linux) e penso que não encontras linguagem mais nativa para Linux. Quanto a Windows, as brincadeiras que ando a fazer com o Win32 API dão-me a felicidade de ser uma ferramenta de ambiente gráfico sem dependências, apesar de ser muito básica. Recomendo-a utilizando C++. EDIT: No caso de não te interessar a isenção de dependências, tira partido do mundo fabuloso da Framework .NET, aí tens muito por onde escolher. Offtopic: PHP não é derivado do Perl. Tinhas de estragar a vida ao homem? 😉 Programei: VB6, VB.NET, ANSI C, C++, HTML, XHTML, CSS, PHP, ASP, HASKELL, JAVAI'm so good that I quit because the compiler is slower than me.
falco Posted August 22, 2009 at 07:04 PM Report #284200 Posted August 22, 2009 at 07:04 PM PHP não é derivado do Perl. Não, é. Mas as primeiras versões do PHP foram feitas em Perl. Depois foi tudo re-escrito, mas as primeiras versões do PHP foram escritas em Perl (também não é a mesma coisa que ser um derivado do Perl). Referindo-me às aplicações para Linux, considero ANSI C uma boa ferramenta para programas de consola (sinceramente desconheço as ferramentas gráficas do Linux) e penso que não encontras linguagem mais nativa para Linux. Não conheço o conceito de ser mais nativo... Ou é, ou não é! Claro que há muita coisa que é nativa em GNU/Linux, por exemplo não deve haver quase nenhuma distribuição de GNU/Linux, que não traga consigo o Perl e o Python, e a Bash, e carradas de outras coisas.
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now