Jump to content

Recommended Posts

Posted

eu costumo traduzir programas simples que utilizo com frequencia para português pois a maior parte do software não se encontra em português!e eu gostava de saber se se pode destribuir estas versões de forma gratuita mas sem pedir permissão!

alguem sabe de programas que permitem de traduções!!

obrigado

Posted

Boas!

O que queres fazer é em primeira análise ilegal.

Vamos explicar melhor, normalmente, e saliento normalmente, porque não expecificas que tipo de licenças usam os programas que traduzes, as licenças de software comercial, ou mesmo freeware, sendo que por freeware digo software grátis, não permitem a redistribuição sem que seja pedida a autorização.

Supondo que o software permite a redistribuição, normalmente, não permite a modificação, e fazer a tradução de software significa mudar a forma original desse software.

Agora vamos à parte melhor....

Se o software for freeware, no sentido original da expressão, ou se possuir uma licença GPL, LGPL, BSD, etc, uma das várias licenças que regulam o software livre então não haverá qualquer problema em traduzires o programa, desde que obedeças aos requisitos da licença podes traduzir e redistribuir o programa sem pedir qualquer permissão.

Nota no entanto que tudo depende da licença do programa, e é nessa licença que tens de procurar saber se podes ou não modificar o programa.

Posted

eu já ouvi falar de programas que andam a procura de tradutores não sei e se são portugueses  ?

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King