falco Posted August 12, 2009 at 03:40 PM Report #282983 Posted August 12, 2009 at 03:40 PM Depois mete aí o link para o site, para ele ir para a minha lista de sites a não visitar. Este tópico resulta da divisão do tópico "Som em site".
_matic_ Posted August 12, 2009 at 04:56 PM Report #282995 Posted August 12, 2009 at 04:56 PM obrigado yoda.pt Depois mete aí o link para o site, para ele ir para a minha lista de sites a não visitar. também visitas como a tua são dispensadas.
falco Posted August 12, 2009 at 04:59 PM Author Report #282998 Posted August 12, 2009 at 04:59 PM E idiotas que metem musica em sites também pois interfere com a música que as pessoas estão a ouvir por vontade própria, interfere com software de text to speech que seja utilizado por razões de acessibilidade, etc... Esta é uma das ideias mais parvas de sempre para a web. E não vou ser o único a não querer visitar um site que irrita, ou que não dificulta a vida às pessoas.
bruno1234 Posted August 12, 2009 at 05:44 PM Report #283004 Posted August 12, 2009 at 05:44 PM Cada um é livre de fazer o site que quer, desde q não esteja a cometer nenhuma ilegalidade. Só visita quem quer. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
falco Posted August 12, 2009 at 05:48 PM Author Report #283006 Posted August 12, 2009 at 05:48 PM Isso é como dizer que és livre de discriminar... Não és...
yoda Posted August 12, 2009 at 07:55 PM Report #283016 Posted August 12, 2009 at 07:55 PM Isso é como dizer que és livre de discriminar... Não és... Be the change you wanna se in the world before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
scorch Posted August 12, 2009 at 08:01 PM Report #283020 Posted August 12, 2009 at 08:01 PM E idiotas que metem musica em sites também pois interfere com a música que as pessoas estão a ouvir por vontade própria, interfere com software de text to speech que seja utilizado por razões de acessibilidade, etc... Esta é uma das ideias mais parvas de sempre para a web. E não vou ser o único a não querer visitar um site que irrita, ou que não dificulta a vida às pessoas. Nisto tenho de concordar contigo. Isso é como dizer que és livre de discriminar... Não és... Agora quanto a isto não. Se tu não quiseres visitar um site, não visitas. Agora se tu queres criar um site, metes lá o que TU queres porque o site é TEU, nem TU podes comparar isso com descriminação. 👍 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
djthyrax Posted August 12, 2009 at 09:53 PM Report #283047 Posted August 12, 2009 at 09:53 PM Se quem usa música em sites é idiota ou não, não sei nem quero saber. A dúvida foi bastante clara, respondam-na se quiserem, mas para discutirem isso criem outro tópico. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
falco Posted August 13, 2009 at 09:47 AM Author Report #283085 Posted August 13, 2009 at 09:47 AM Agora quanto a isto não. Se tu não quiseres visitar um site, não visitas. Agora se tu queres criar um site, metes lá o que TU queres porque o site é TEU, nem TU podes comparar isso com descriminação Impedir pessoas deficientes de aceder a conteúdos, é discriminar essas pessoas. É trata-las como cidadãos de segunda. Criar um site que dificulta a sua utilização de algumas pessoas é discriminar contra essas pessoas. As TIC têm a possibilidade de quebrar muitas das barreiras que os cidadãos com deficiências têm. Não aproveitar essa possibilidade para integrar melhor os cidadãos e garantir-lhes igualdade de oportunidades e reconhece-los como iguais enquanto indivíduos, é discriminar. Temos a obrigação moral e ética de fazer melhor, e não deixar as coisas continuarem, ou fazer mesmo pior. Não temos apenas direitos e deveres em relação a nós, temos em relação a toda a sociedade. Porque isso é que é viver em sociedade! O que nós fazemos e que não é só para nós (um site de acesso público não é só para nós) afecta os outros! E por isso temos determinadas obrigações em relação aos outros.
TheDark Posted August 13, 2009 at 10:20 AM Report #283088 Posted August 13, 2009 at 10:20 AM Qualquer utilizador (e não só os portadores de deficiência) pode facilmente desactivar a música no browser se isso interferir na sua experiência. Nem que seja com um plugin ou add-on. Desaparecido.
falco Posted August 13, 2009 at 11:02 AM Author Report #283093 Posted August 13, 2009 at 11:02 AM Qualquer utilizador (e não só os portadores de deficiência) pode facilmente desactivar a música no browser se isso interferir na sua experiência. Nem que seja com um plugin ou add-on. Não é bem assim. Logo para começar nem todos os browsers fazem isso dessa forma, ou pelo menos não devemos assumir que o fazem só porque o nosso, ou os mais populares, ou os que conhecemos fazem. O que se deve fazer não é colocar as barreiras à espera que quem necessite que elas não existam as retire. O que se deve fazer é precisamente o contrário! Neste caso, quem quer a musica que a active, Embora na minha opinião o melhor seja não meter a música, pois para este efeito, não tem interesse nem utilidade para o utilizador. A boa prática não é colocar as barreiras e esperar que o user agent as resolva, a boa prática é não as colocar. Um dos problemas da web é que os user agents têm tido que se preocupar mais com as asneiras escabrosas e barreiras à acessibilidade e usabilidade que os autores de conteúdos criam, do que em fazer aquilo que deveriam, que é mostrar conteúdos e fornecer melhores formas de mostrar conteúdos. Já temos problemas que cheguem, como estamos agora! Por favor, parem de repescar as más práticas do Passado! http://en.wikipedia.org/wiki/Progressive_enhancement E não é apenas a questão de ser uma má prática para o design universal, mas também é intrusivo e irritante. Coisas que os sites devem evitar se querem que as pessoas os continuem a visitar. E ainda faz com que se perca mais tempo, largura de banda e tráfego com downloads...
Phear99 Posted August 13, 2009 at 12:01 PM Report #283098 Posted August 13, 2009 at 12:01 PM Neste caso, quem quer a musica que a active, Sem querer deitar mais lenha para a fogueira falco, eu no teu lugar tinha-me ficado por esta frase, com que concordo plenamente, com vista a melhorar a acessibilidade ao site. Não querendo impôr comportamentos de forma alguma, podias era ter um pouco mais de consideração na forma como respondes às pessoas. Discriminação ou não, o autor do site é livre de nele incluir qualquer tipo de elemento seja ele música, texto ou imagem, a seu belo prazer, desde que não cometa nenhuma ilegalidade. O _matic_ é livre de expressar a sua criatividade. Para finalizar só acrescento que o autor é que é responsável pelo público alvo do seu site. Se o homem (ou mulher) não considerou a hipótese de ter pessoas com deficiências a navegar no seu site: [*]pode não se ter lembrado disso, nesse caso a única coisa que podes e deves fazer é alertá-lo para esse facto. [*]pode não ser o seu público alvo (se fosse um website de venda de binóculos, numa primeira análise, uma pessoa cega não tinha qualquer interesse nesse site) [*]pode simplesmente não querer abdicar da sua criatividade, nada que possas fazer quanto a isso. As pessoas são livres. Programei: VB6, VB.NET, ANSI C, C++, HTML, XHTML, CSS, PHP, ASP, HASKELL, JAVAI'm so good that I quit because the compiler is slower than me.
falco Posted August 13, 2009 at 12:44 PM Author Report #283106 Posted August 13, 2009 at 12:44 PM Não querendo impôr comportamentos de forma alguma, podias era ter um pouco mais de consideração na forma como respondes às pessoas. Discriminação ou não, o autor do site é livre de nele incluir qualquer tipo de elemento seja ele música, texto ou imagem, a seu belo prazer, desde que não cometa nenhuma ilegalidade. O _matic_ é livre de expressar a sua criatividade. Isto que ele quer fazer não é exprimir criatividade é criar barreiras de acesso, e não demonstra criatividade. Não existe a liberdade de discriminar, nem legalmente, nem moralmente, nem do ponto de vista ético. Para finalizar só acrescento que o autor é que é responsável pelo público alvo do seu site. Não é não! A não ser que tenha mecanismos de controlo de acesso. E impedir as pessoas de navegar no site por terem dificuldades de acesso vai para além do que qualquer deve poder fazer. Se o homem (ou mulher) não considerou a hipótese de ter pessoas com deficiências a navegar no seu site: * pode não se ter lembrado disso, nesse caso a única coisa que podes e deves fazer é alertá-lo para esse facto. Alertei. * pode não ser o seu público alvo (se fosse um website de venda de binóculos, numa primeira análise, uma pessoa cega não tinha qualquer interesse nesse site) Ai não? Não pode por exemplo querer oferecer um presente? Sabias que não são só os cego que usam screen readers? Sabias que muitas das medidas/tecnicas utilizadas para acesso universal permitem por exemplo que o site também possa ser utilizado por pessoas que têm problemas de acesso situacional (não têm deficiencia). * pode simplesmente não querer abdicar da sua criatividade, nada que possas fazer quanto a isso. A criatividade de alguém não está a cima de tudo. E não lhe dá certamente o direito de discriminar. As pessoas são livres. Discriminar não é usar liberdade é abusar. É impedir os outros de terem a sua liberdade.
Ferreira Posted August 13, 2009 at 12:56 PM Report #283107 Posted August 13, 2009 at 12:56 PM Eu acho que devias desistir da ideia do site. Não podes discriminar as pessoas que escolheram não ter um computador.</sarcasm> http://twitter.com/ferreira
falco Posted August 13, 2009 at 01:00 PM Author Report #283109 Posted August 13, 2009 at 01:00 PM Ter uma deficiência, e muitas dos problemas de acessibilidade situacionais, não são minimamente comparáveis com o escolher não comprar computador. Dizer isso demonstra falta de honestidade intelectual. Achas que as pessoas escolhem ter uma deficiência?
Hipnoted Posted August 13, 2009 at 01:08 PM Report #283114 Posted August 13, 2009 at 01:08 PM Ter uma deficiência, e muitas dos problemas de acessibilidade situacionais, não são minimamente comparáveis com o escolher não comprar computador. Dizer isso demonstra falta de honestidade intelectual. Achas que as pessoas escolhem ter uma deficiência? E as pessoas que não têm dinheiro para comprar um PC e navegar na internet... também escolheram ser pobres? Se fossemos por essas ideias nunca ninguém fazia nada porque havia sempre alguém prejudicado. O utilizador que abriu o tópico tinha uma dúvida, não queria receber lições de moral. Eu também não gosto nada de levar com música nos sites, mas há que respeitar quem as deseja por. "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
_matic_ Posted August 13, 2009 at 01:14 PM Report #283117 Posted August 13, 2009 at 01:14 PM O objectivo da criação do site não foi discriminar ninguém, e na minha opinião não podemos ir por esse caminho senão nada era feito porque estamos sempre a discriminar alguém. não percebo onde é que um site com música está a discriminar certas pessoas sendo assim um site que utilize algo em flash também está a discriminar as pessoas que não queiram instalar o plugin de flash e isto é só um dos vários exemplos.
falco Posted August 13, 2009 at 02:34 PM Author Report #283130 Posted August 13, 2009 at 02:34 PM E as pessoas que não têm dinheiro para comprar um PC e navegar na internet... também escolheram ser pobres? Se fossemos por essas ideias nunca ninguém fazia nada porque havia sempre alguém prejudicado. O teu problema é que não estás a ser intelectualmente honesto. Em primeiro lugar há formas de aceder à Internet a baixo custo (o suficiente para poderem ser utilizados por quase toda a gente) e até mesmo de borla (por exemplo é comum as juntas de freguesia costumam oferecer esse serviço). Criar um site com acesso universal é um esforço perfeitamente razoável e aceitável. É o compromisso entre se fazer as coisas, ou não fazer. O utilizador que abriu o tópico tinha uma dúvida, não queria receber lições de moral. Eu também não gosto nada de levar com música nos sites, mas há que respeitar quem as deseja por. Eu prefiro não falar pela vontade dos que não represento. Não me arrogo a isso. Ele falou publicamente e eu fiz um comentário público. Se ele não quer comentários públicos, que não fale publicamente. O que ele está a fazer cria/mantém problemas sociais e é perfeitamente legitimo que eu chame a atenção para esse problema. Aliás considero mesmo um imperativo moral, ajudar a combater as barreiras de acessibilidade, seja quando eu crio software, seja informando e chamando a atenção dos outros para o tema. Isto não é simplesmente uma questão de gostos pessoais, a questão da universalidade é uma questão de liberdade não de quem cria o site, mas sim de quem acede. Não temos o direito de prejudicar desnecessariamente a liberdade dos outros, principalmente dos que já lutam todos os dias com imensas barreiras para sua concretização pessoal e para poderem ter igualdade como seres humanos. O objectivo da criação do site não foi discriminar ninguém, Acredito totalmente que não seja essa a intenção. Mas é esse o efeito. e na minha opinião não podemos ir por esse caminho senão nada era feito porque estamos sempre a discriminar alguém. Não porque há compromissos aceitáveis. Por exemplo em termos de universalidade na WWW, foram criadas normas e orientações que permitem compromissos aceitáveis. Quer no que toca ao estado da arte técnica, quer no que toca ao esforço de criar conteúdos e ferramentas que lidam com os conteúdos, quer no que toca ao esforço dos indivíduos que querem aceder aos indivíduos. Aliás a área das TIC, é uma das áreas onde podemos esbater melhor as diferenças e que podemos potenciar para ajudar a compensar as insuficiências de outras áreas. não percebo onde é que um site com música está a discriminar certas pessoas sendo assim um site que utilize algo em flash também está a discriminar as pessoas que não queiram instalar o plugin de flash e isto é só um dos vários exemplos. Não é um site com música é um site que usa música da forma que estás a querer fazer. Não percebes porque se calhar, tal como a maioria das pessoas, até mesmo dos que trabalham na área, não sabes como trabalham as tecnologias que por exemplo permitem a um invisual utilizar um site. Parte das tecnologias que são utilizadas pelos invisuais, baseam-se na capacidade dessas ferramentas transmitirem na forma de áudio os conteúdos, a estrutura dos conteúdos, as acções que estão ser realizadas, etc... Se há uma musica de fundo, então essa música irá interferir com esta capacidade. É tão simples quanto isso. E sim o flash também discrimina. Não só pela sua falta de capacidades próprias para suportar acessibilidade, como também por ser uma tecnologia proprietária fechada, que só pode ser totalmente e correctamente implementada pela empresa que a controla. Para além de não estar disponível para imensas plataformas. Por exemplo há uma plataforma muito popular (iPhone), para o qual não há flash.
djthyrax Posted August 13, 2009 at 03:10 PM Report #283136 Posted August 13, 2009 at 03:10 PM Eu avisei mas mesmo assim fizeram uma página de off-topic. Tenho pena, mas vou mesmo ter que fechar o tópico se não param com o off-topic. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Guest id194 Posted August 13, 2009 at 08:16 PM Report #283183 Posted August 13, 2009 at 08:16 PM Se vais fechar o tópico eu não respondo porque ia fazê-lo visto o falco estar a ser o mesmo escandaloso de sempre e já estou com saudades, hihihih!! E que tal moveres alguns posts para um tópico novo? És moderador para alguma coisa, não é só para fechar tópicos 👍
Recommended Posts