Jump to content

Instalador para programa em python

Recommended Posts

Posted

Eu desenvolvi um programa em python que queria distribuir para outros computadores, mas não em formato .py, mas sim na forma de instalador.

A minha questão é como posso fazer isso?

Sei que há muito software para ajudar à criação dos instaladores, só que para correr o programa seria preciso ter o python instalado. O instalador teria que ser capaz de verificar se o computador tem o python instalado e se não tiver terá que chamar um novo instalador. Todo este processo parece-me um bocado complicado, tendo em conta que nunca fiz nenhum instalador para um programa meu.

Tambem há a possibilidade de transformar o .py num .exe, certo (py2exe) ? Mas pela rapida leitura que dei na internet isso gera ficheiros muito grandes.

Resumindo, o que eu pretendo conseguir é arranjar uma maneira qualquer de criar um instalador que instale todos os ficheiros necessarios para correr o programa .py, quer o computador ja tenho o python instalado ou nao.

P.S. O programa faz import de uma classe que nao é standard do python, portanto tambem teria que arranjar uma maneira qualquer de copia-la para a pasta "Lib".

Desde já obrigado pela ajuda.

Cumps  👍

Posted

Resumindo, o que eu pretendo conseguir é arranjar uma maneira qualquer de criar um instalador que instale todos os ficheiros necessarios para correr o programa .py, quer o computador ja tenho o python instalado ou nao.

É para isso que serve o Py2Exe.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

• 3 months later...