nunos Posted August 13, 2009 at 07:10 PM Report #283168 Posted August 13, 2009 at 07:10 PM Eu desenvolvi um programa em python que queria distribuir para outros computadores, mas não em formato .py, mas sim na forma de instalador. A minha questão é como posso fazer isso? Sei que há muito software para ajudar à criação dos instaladores, só que para correr o programa seria preciso ter o python instalado. O instalador teria que ser capaz de verificar se o computador tem o python instalado e se não tiver terá que chamar um novo instalador. Todo este processo parece-me um bocado complicado, tendo em conta que nunca fiz nenhum instalador para um programa meu. Tambem há a possibilidade de transformar o .py num .exe, certo (py2exe) ? Mas pela rapida leitura que dei na internet isso gera ficheiros muito grandes. Resumindo, o que eu pretendo conseguir é arranjar uma maneira qualquer de criar um instalador que instale todos os ficheiros necessarios para correr o programa .py, quer o computador ja tenho o python instalado ou nao. P.S. O programa faz import de uma classe que nao é standard do python, portanto tambem teria que arranjar uma maneira qualquer de copia-la para a pasta "Lib". Desde já obrigado pela ajuda. Cumps 👍
djthyrax Posted August 13, 2009 at 07:55 PM Report #283172 Posted August 13, 2009 at 07:55 PM Resumindo, o que eu pretendo conseguir é arranjar uma maneira qualquer de criar um instalador que instale todos os ficheiros necessarios para correr o programa .py, quer o computador ja tenho o python instalado ou nao. É para isso que serve o Py2Exe. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
nunos Posted August 13, 2009 at 08:32 PM Author Report #283186 Posted August 13, 2009 at 08:32 PM O .exe que o py2exe gerar a partir do .py não precisara de mais nenhum ficheiro para correr?
djthyrax Posted August 13, 2009 at 11:38 PM Report #283204 Posted August 13, 2009 at 11:38 PM Nop, não precisas de mais nada. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
nunos Posted August 14, 2009 at 01:24 AM Author Report #283211 Posted August 14, 2009 at 01:24 AM Tens razão. Experimentei há bocado e para meu espanto, funcionou noutro computador que nao tinha sequer o python instalado. Thanks. 😞
Krazy_Kaos Posted December 10, 2009 at 04:29 PM Report #299644 Posted December 10, 2009 at 04:29 PM Vi este senhor a falar e ele dá umas boas dicas: http://www.channels.com/episodes/show/3551222/How-I-Distribute-Python-applications-on-Windows-py2exe-InnoSetup Como se le no titulo ele usa o py2exe e o InnoSetup. Gostei muito do InnoSetup tem muitas opções (criar icon no amb d trab, pasta no Menu Iniciar). De qualquer maneira o video está muito bom P.s.: Video em Ingles
Recommended Posts