Jump to content

[Closed Source] Base de dados para oficina do utilizador "garanhaomen"

Recommended Posts

Posted

Boas!

Há algum tempo o utilizador garanhaomen pediu ajuda para desenvolver uma base de dados para uma oficina. Após ter recebido dele algumas especificações tenho de momento um modelo quase definido.

Como o projecto começou no forum, acho justo que seja colocado à desposição dos seus utilizadores, por outro lado sempre ajuda a que possiveis erros de implementação possam ser detectados e resolvidos.

Neste projecto estão de momento a trabalhar duas pessoas, eu que me ofereci para analizar e desenhar uma solução para o problema e o ®idelight que se ofereceu para fazer a interface do sistema, mas convido qualquer um a participar.

O sistema será desenvolvido usando o SGBD, se assim se pode chamar, Miscrosoft Access.

Infelizmente o projecto foi iniciado numa altura muito má para mim, entrei em exames e o tempo está a escaciar por isso não garanto que o sistema fique pronto dentro desta semana como tinha pensado antes. 5ª feira tenho dois exames, um de Algebra e um de Matemática  :wallbash:, aceito voluntários para os irem fazer por mim 😁, e por isso só deverei voltar ao projecto depois disso. Até lá se tiverem alguma sugestão ou alguma dúvida estejam à vontade para colocar, mas só deverei responder depois de 5ª feira.

Documentação actual: disponível apenas por pedido

[07/06/2006 :: 15:00]

Actualizei os links, já converti o documento para MS Word, e já criei o ficheiro access com as tablelas resultantes e as relações.

De momento dava jeito que se alguém encontrasse algum erro no design me pudesse indicar, estou a ficar viciado na solução e não estou a ver problemas, a questão das encomendas e das linhas de compra bem como a dos serviço e dos produtos usados serão uma possivel fonte de erros mas a existirem não os estou a conseguir detectar.

Problema principal: pelo design podem ver que existem duas relações destintas entre as entidades "Empregado" e "Servico", estas referem-se ao empregado que recebe o veículo e ao empregado que efectua a reparação do veículo, das regras aplicadas resultaram 2 tabelas em que a tabela "Servico" contém duas vezes o código do empregado com chave estrangeira. Pelo que vi da bibliografia a que tenho acesso, essa é uma situação que está correcta a nível de desenho do DER, e as regras aplicadas a DERs não referem nada em contrário, o problema é que em access não é possível que duas tabelas iguais possuam mais do que uma relação entre elas, alguém sabe como resolver este problema? Resolvido, problema do utilizador 😁

[19/06/2006 :: 20:00]

Nova actualização, desta vez do ficheiro access.

Como ninguém se pronunciou sobre quaisquer erros do desenho apresentado dou como concluida esta parte.

Próximos desenvolvimentos: consultas, funcionalidades e interface da aplicação.

[22/06/2006 :: 02:11]

Alguns utilizadores queixaram-se que não conseguiam abrir o ficheiro de BD porque o windows não permitia.

Não sei a que se deve esse problema, não inclui macros nos ficheiros, pelo menos que eu tenha conhecimento, e não sei como resolver o problema.

Já experimentei em outros pcs e não tive qualquer stress, talvez baixando as definições de segurança, reparem que não aconselho fazerem esta última opção!

Se alguém souber como resolver o problema não se acanhe 😛

[20/02/2007 :: 19:23]

O projecto está em estado incompleto. Não houve mais comunicação entre os elementos que estavam envolvidos e não tenho conhecimento da adequação do desenho da base de dados.

Nota: Qualquer alteração será colocada neste 'post' de forma a ter as coisas organizadas.

• 3 weeks later...
Posted

Já começei a construir a interface, mas ainda vai levar algum tempo a estar concluida, (Agosto/Setembro) agora com as férias e  tambem porque a bd é um bocado complexa !

Vou ter que elaborar um sistema de Menus eficaz !

Garanhaomen podias colocxar aqui uma lista de todas as marcas de carros que existem para inserir na bd !

A côr da aplicação irá ser laranja em principo, um laranja claro, se quiseres o programa personalizado deverás forneçer o nome da oficina e o logotipo !

• 3 weeks later...
  • 7 months later...
Posted

Posso dizer que o projecto ficou incompleto. Fiz a base de dados mas não tenho qualquer feedback de se o desenho ficou bem feito.

Envio-te os ficheiros assim que os encontrar 😁

Qualquer dúvida, usa a secção de Bases de Dados aqui do fórum, sempre podes encontrar soluções diferentes.

Bem, vou procurar os ficheiros, se os tiver comigo envio-te já, senão só amanhã ou depois.

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.