Knitter Posted June 6, 2006 at 02:47 AM Report #31391 Posted June 6, 2006 at 02:47 AM Boas! Há algum tempo o utilizador garanhaomen pediu ajuda para desenvolver uma base de dados para uma oficina. Após ter recebido dele algumas especificações tenho de momento um modelo quase definido. Como o projecto começou no forum, acho justo que seja colocado à desposição dos seus utilizadores, por outro lado sempre ajuda a que possiveis erros de implementação possam ser detectados e resolvidos. Neste projecto estão de momento a trabalhar duas pessoas, eu que me ofereci para analizar e desenhar uma solução para o problema e o ®idelight que se ofereceu para fazer a interface do sistema, mas convido qualquer um a participar. O sistema será desenvolvido usando o SGBD, se assim se pode chamar, Miscrosoft Access. Infelizmente o projecto foi iniciado numa altura muito má para mim, entrei em exames e o tempo está a escaciar por isso não garanto que o sistema fique pronto dentro desta semana como tinha pensado antes. 5ª feira tenho dois exames, um de Algebra e um de Matemática :wallbash:, aceito voluntários para os irem fazer por mim 😁, e por isso só deverei voltar ao projecto depois disso. Até lá se tiverem alguma sugestão ou alguma dúvida estejam à vontade para colocar, mas só deverei responder depois de 5ª feira. Documentação actual: disponível apenas por pedido [07/06/2006 :: 15:00] Actualizei os links, já converti o documento para MS Word, e já criei o ficheiro access com as tablelas resultantes e as relações. De momento dava jeito que se alguém encontrasse algum erro no design me pudesse indicar, estou a ficar viciado na solução e não estou a ver problemas, a questão das encomendas e das linhas de compra bem como a dos serviço e dos produtos usados serão uma possivel fonte de erros mas a existirem não os estou a conseguir detectar. Problema principal: pelo design podem ver que existem duas relações destintas entre as entidades "Empregado" e "Servico", estas referem-se ao empregado que recebe o veículo e ao empregado que efectua a reparação do veículo, das regras aplicadas resultaram 2 tabelas em que a tabela "Servico" contém duas vezes o código do empregado com chave estrangeira. Pelo que vi da bibliografia a que tenho acesso, essa é uma situação que está correcta a nível de desenho do DER, e as regras aplicadas a DERs não referem nada em contrário, o problema é que em access não é possível que duas tabelas iguais possuam mais do que uma relação entre elas, alguém sabe como resolver este problema? Resolvido, problema do utilizador 😁 [19/06/2006 :: 20:00] Nova actualização, desta vez do ficheiro access. Como ninguém se pronunciou sobre quaisquer erros do desenho apresentado dou como concluida esta parte. Próximos desenvolvimentos: consultas, funcionalidades e interface da aplicação. [22/06/2006 :: 02:11] Alguns utilizadores queixaram-se que não conseguiam abrir o ficheiro de BD porque o windows não permitia. Não sei a que se deve esse problema, não inclui macros nos ficheiros, pelo menos que eu tenha conhecimento, e não sei como resolver o problema. Já experimentei em outros pcs e não tive qualquer stress, talvez baixando as definições de segurança, reparem que não aconselho fazerem esta última opção! Se alguém souber como resolver o problema não se acanhe 😛 [20/02/2007 :: 19:23] O projecto está em estado incompleto. Não houve mais comunicação entre os elementos que estavam envolvidos e não tenho conhecimento da adequação do desenho da base de dados. Nota: Qualquer alteração será colocada neste 'post' de forma a ter as coisas organizadas.
garanhaomen Posted June 27, 2006 at 09:22 PM Report #35129 Posted June 27, 2006 at 09:22 PM ola amigos, para conseguirem abrir o ficheiro basta tirar o visto sa opção deseja verificar...... cumps.
Ridelight Posted June 28, 2006 at 01:15 PM Report #35241 Posted June 28, 2006 at 01:15 PM Já começei a construir a interface, mas ainda vai levar algum tempo a estar concluida, (Agosto/Setembro) agora com as férias e tambem porque a bd é um bocado complexa ! Vou ter que elaborar um sistema de Menus eficaz ! Garanhaomen podias colocxar aqui uma lista de todas as marcas de carros que existem para inserir na bd ! A côr da aplicação irá ser laranja em principo, um laranja claro, se quiseres o programa personalizado deverás forneçer o nome da oficina e o logotipo ! Regras do FÓRUM
Ridelight Posted June 28, 2006 at 01:22 PM Report #35243 Posted June 28, 2006 at 01:22 PM Knitter que dizes dar-mos um nome a bd, KR Auto ? Aceitam-se sugestões ! 😉 Regras do FÓRUM
Knitter Posted June 28, 2006 at 01:34 PM Author Report #35250 Posted June 28, 2006 at 01:34 PM Por mim qualquer nome serve 😉, não sou esquisito!
garanhaomen Posted July 15, 2006 at 12:21 PM Report #38369 Posted July 15, 2006 at 12:21 PM Ola amigos ainda nao consegui reunir a informação de todas as marcas de carros... Chega a marca ou e necesario tb o modelo??? cumps. e peço imensa desculpa por nao ter a informação
pcmoto Posted February 20, 2007 at 11:34 AM Report #84189 Posted February 20, 2007 at 11:34 AM boas gostava de ter acesso a base de dados e a sua construção visto que ainda cometo alguns erros nas BD gostava de ver a tua BD para tirar ideias a aprender
Knitter Posted February 20, 2007 at 07:21 PM Author Report #84253 Posted February 20, 2007 at 07:21 PM Posso dizer que o projecto ficou incompleto. Fiz a base de dados mas não tenho qualquer feedback de se o desenho ficou bem feito. Envio-te os ficheiros assim que os encontrar 😁 Qualquer dúvida, usa a secção de Bases de Dados aqui do fórum, sempre podes encontrar soluções diferentes. Bem, vou procurar os ficheiros, se os tiver comigo envio-te já, senão só amanhã ou depois.
Recommended Posts