Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas.

Eu estou a fazer uma pequena agenda electrónica e até agora, ainda só adiciona Contactos e algumas informações e vai guardado-as num arquivo de texto.

Estava a pensar adicionar uma função remover e já estive a tentar mas não consigo fazer com que ele apague o Contacto nem as informações desse contacto.

Será que existe alguma maneira de apagar sem ser manualmente no ficheiro?

Cumps e obrigado

Posted

Podes mostrar o teu código? É que o que escreveste é muito vago. 👍

Aqui está ele

agenda = open('c:/agenda.txt','a')
if 'Agenda Telefonica\n' in open('c:/agenda.txt','r'):
    agenda.close()
else:
    agenda.write('Agenda Telefonica\n')

def adicionar():
    agenda = open('c:/agenda.txt','a') 
    nome = raw_input('Nome Contacto: ')
    try:
        contacto = raw_input('Numero Telefone: ')
        contacto = int(contacto)
    except:
        print 'Por favor, use so numeros no contacto'
    email = raw_input('Email: ')
    agenda.write('Nome: %s\nContacto: %d\nEmail: %s\n\n' % (nome,contacto,email))
    agenda.close()

Aí está uma parte dele, aquela parte inicial, onde tem Agenda Telefonica, está meia esquisita mas até agora tem resultado.

Depois a seguir eu estava a pensar numa função remover() mas não sei como é que a função vai ao ficheiro e apague só aquele nome que eu peço e as informações desse nome.

Posted

Ora, tens de ler a agenda para a memória a apagares apenas o que queres. Pegando no formato do ficheiro, assim de relance tens que fazer isto:

contactos = []
for registo in open('agenda', 'r').read()[13:].split("\n\n"):
    if registo.strip() == "": continue
    nome, contacto, email = registo.split("\n")
    contactos.append({'Nome': nome[6:], 'Contacto': int(contacto[10:]), 'Email': email[7:]})
#acabaste de ler os contactos para uma lista. agora é apagar a que não queres
del contactos[0] #apagaste o 1º contacto
#agora é só gravar
open('agenda', 'w').write("Agenda Telefonica\n" + ("\n".join(["Nome: %(Nome)\nContacto: %(Contacto)\nEmail: %(Email)\n" % registo for registo in contactos])) + "\n")

Alguma dúvida, avisa.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Ora, tens de ler a agenda para a memória a apagares apenas o que queres. Pegando no formato do ficheiro, assim de relance tens que fazer isto:

contactos = []
    contactos.append({'Nome': nome[6:], 'Contacto': int(contacto[10:]), 'Email': email[7:]})
#acabaste de ler os contactos para uma lista. agora é apagar a que não queres
del contactos[0] #apagaste o 1º contacto
#agora é só gravar
open('agenda', 'w').write("Agenda Telefonica\n" + ("\n".join(["Nome: %(Nome)\nContacto: %(Contacto)\nEmail: %(Email)\n" % registo for registo in contactos])) + "\n")

Alguma dúvida, avisa.

Assim de repente está um bocado confuso para mim, mas ainda estou "fresco" na linguagem, mas eu vou investigar isso e fazendo uns testes com isso e ver se percebo melhor, se realmente não conseguir eu depois digo alguma coisa.

Obrigado

Posted

Em relação aos [11:], pesquisa por slicing. Tens um tutorial aqui no fórum.

Em relação ao append, usei um dicionario (dict).

Em relação à escrita, usei listas por compreensão e nas formatting strings, usei uma coisa que existe que basicamente meto o indexes do dicionário em vez de s e d, e passo como "argumento" o dict. As listas por compreensão podem ser "convertidas" para um for assim:

resultado = [instrução for elemento in lista]
#
resultado = []
for elemento in lista:
    resultado.append(instrução)

Em relação ao split, join, etc, no interpretador do python faz isto:

help("wtv".join)

help("wtv".split)

help("wtv".strip)

help([].append)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

contactos = []

Alguma dúvida, avisa.

Obrigado pela informação acima.

Agora em relação a parte do quote, se eu entendi bem, a parte do código que está no quote vai adicionar aquelas informações a lista contactos certo? Mas que parte do código é que faz o nome,contacto e email ser um só para depois ao apagar o nome apagar o resto dos dados, tipo uma chave com 3 valores? Percebeste o que eu quis dizer?

Posted

Imagina que tens um ficheiro com 2 contactos. O que aquilo faz é ler o ficheiro todo, usar tudo menos aquela linha inicial, e partir em bocados em todos os \n\n (ou seja, depois do email e antes do "Nome:"). Esses bocados têm o formato "Nome: %s\nContacto: %d\nEmail: %s". O que faço é iterar esse conjuntos de bocados e parti-los no \n e assim fico com uma lista com "Nome: %s", "Contacto: %d" e "Email: %s" que "delego" às 3 variáveis e depois tiro o bocado que não me interessa.

No entanto, o split no final do ficheiro vai criar um elemento vazio, daí ter aquele if.

Posted

Para tirar os bocados de texto que não me interessam.

Retirar? Desculpa mas não compreendi outra vez. Então o slicing vai cortar mas não o desnecessário acho eu, por exemplo

nome = 'Rui Oliveira'
nome[6:]
'iveira'

E outra coisa, eu quando tento correr o teu código para ver o funcionamento e isso dá erro.

remover()
Traceback (most recent call last):
  File "<interactive input>", line 1, in <module>
  File "F:\Agenda_Electronica2.py", line 23, in remover
ValueError: too many values to unpack

E o strip(), o que é que ele faz? Simplesmente remove espaços entre strings?

Desculpa lá e obrigado.

Posted

Retirar? Desculpa mas não compreendi outra vez. Então o slicing vai cortar mas não o desnecessário acho eu, por exemplo

nome = 'Rui Oliveira'
nome[6:]
'iveira'

Exacto.

E outra coisa, eu quando tento correr o teu código para ver o funcionamento e isso dá erro.

remover()
  File "F:\Agenda_Electronica2.py", line 23, in remover
ValueError: too many values to unpack

Mete isso dentro de um try...except como este:

try:
except ValueError:
    print ">>> ", registo

E diz-me o qeq ele imprime.

E o strip(), o que é que ele faz? Simplesmente remove espaços entre strings?

Remove todo o whitespace de uma string.

Posted

Exacto.Mete isso dentro de um try...except como este:

try:
except ValueError:
    print ">>> ", registo

E diz-me o qeq ele imprime

Vai imprimir os dados que estão dentro do ficheiro agenda.txt, mas isso ocorre por causa do except não é?

E o ValueError: too many values to unpack significa o quê? Eu já estive a dar uma vista de olhos mas não percebi muito bem, li que esse erro ocorre quando não tem variáveis suficientes no for mas não consigo perceber.

E tipo o registo.split('\n') faz alguma coisa? Eu tentei com e sem o \n e o resultado é o mesmo

Obrigado  😞

Posted

Boa, mas eu quero saber o output concretamente. 😞

O erro ocorre quando há mais pedaços do que eu especifiquei. Isto é, o split devolve uma lista de 4 elementos e eu tenho apenas 3 variaveis.

Posted

Boa, mas eu quero saber o output concretamente. 😞

O erro ocorre quando há mais pedaços do que eu especifiquei. Isto é, o split devolve uma lista de 4 elementos e eu tenho apenas 3 variaveis.

Ok então aqui está o resultado:

>>>  nica
Nome: Rui
Contacto: ************
Email: ***************
  File "F:\Agenda_Electronica2.py", line 27, in remover
UnboundLocalError: local variable 'nome' referenced before assignment

Em relação ao ValueError já entendi.

Posted

Podes pôr aí o conteudo do ficheiro? É que cheira-me que o formato do ficheiro está incorrecto.

Posted

Podes pôr aí o conteudo do ficheiro? É que cheira-me que o formato do ficheiro está incorrecto.

O conteúdo é basicamente aquele que aparece e está em formato txt.

O conteúdo é este

Agenda Telefonica

Nome: Rui

Contacto: *********

Email: *******************

Posted

Não é open('agenda', 'r').read()[13:].split("\n\n"): mas sim open('agenda', 'r').read()[18:].split("\n\n"):

Posted

Ainda continuo sem perceber algumas partes basicamente são estas

for registo in open('c:/agenda.txt', 'r').read()[17:].split("\n\n"):

Porque é que usaste dois \n em vez de um, o efeito é o mesmo

O que é que o "" significa? Eu tentei fazer testes mas não tinha resultados

Este basicamente não o entendi todo, mas é mais aquele = e o split('\n' que estão a fazer confusão

Por agora é só mas se aparecer mais eu pergunto 😞

Cumps e obrigado

Posted

Usei 2 \n porque 2 newlines significa que há uma linha vazia, enquanto que apenas 1 newline significa que se mudou apenas de linha 1 vez.

O "" é uma string vazia. Isto é, se tirarmos todo o whitespace da string registo, se ficar uma string vazia, passamos à próxima iteração do loop.

x, y, z = a é o mesmo que x = a[0]; y = a[1]; z = a[2]. Em relação ao split aí, é para dividir as linhas umas das outras.