Google Posted August 12, 2009 at 04:44 AM Report #282925 Posted August 12, 2009 at 04:44 AM Boas 👍 Como faço para não permitir que o utilizador não consiga seleccionar o texto da página? ou apenas de uma determinada Div? cumps
3uphoria Posted August 12, 2009 at 08:42 AM Report #282927 Posted August 12, 2009 at 08:42 AM Mas queres fazer isso com css? Sinceramente eu pelo menos não conheço nenhum atributo CSS que permita fazer isso ? Mas caso querias fazer mesmo fazer isso com CSS tens esta hipótese: <HTML> <HEAD> <style type="text/css"> .disabled { background-color: #CCC; //neste local podes colocar todas as tuas definições de disabled } </style> </HEAD> <BODY> <input type="text" value="Enabled"> <br> <input type="text" disabled class="disabled" value="Disabled"> <p/> <textarea disabled class="disabled">This is the content of a textarea</textarea> </BODY> </HTML> com html deverias fazer assim: <INPUT disabled name="fred" value="stone"> ou então <input type="text" readyonly="readyonly" /> Para mais info's : www.w3.org - Disabled
Google Posted August 12, 2009 at 09:27 AM Author Report #282931 Posted August 12, 2009 at 09:27 AM 👍 Obrigado 🙂 Mas com JS deve dar não?
hbarquero Posted August 12, 2009 at 10:51 AM Report #282939 Posted August 12, 2009 at 10:51 AM bom dia Com CSS não estou a ver forma de o fazer mas com JS (JavaScript) dá para fazer isso, aliás penso que será a unica forma de o fazer. há uns tempos fiz este, não a teste a fundo mas tenho ideia que funcionava 👍 /* funções para anular selecção de texto*/ function anula_select(selecc) { selecc.onselectstart=new Function ("return false"); } /* fim de funções para anular selecção de texto*/ Depois no div que queres anular a selecção de texto colocas a chamada. <div id="nomedodiv" onmousedown="anula_select(this);">qualquercoisa</div> como te disse testa aver se com isto dá 🙂 Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com
Google Posted August 13, 2009 at 01:10 PM Author Report #283116 Posted August 13, 2009 at 01:10 PM bom dia Com CSS não estou a ver forma de o fazer mas com JS (JavaScript) dá para fazer isso, aliás penso que será a unica forma de o fazer. há uns tempos fiz este, não a teste a fundo mas tenho ideia que funcionava 👍 /* funções para anular selecção de texto*/ function anula_select(selecc) { selecc.onselectstart=new Function ("return false"); } /* fim de funções para anular selecção de texto*/ Depois no div que queres anular a selecção de texto colocas a chamada. <div id="nomedodiv" onmousedown="anula_select(this);">qualquercoisa</div> como te disse testa aver se com isto dá 🙂 🙂
hbarquero Posted August 14, 2009 at 09:33 AM Report #283240 Posted August 14, 2009 at 09:33 AM esse 😞 imagino que seja a responder que funciona, ou não? Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com
Google Posted August 14, 2009 at 10:19 AM Author Report #283252 Posted August 14, 2009 at 10:19 AM Sim funciona 😄 mas eu para melhorar (penso eu 😞 ) alterei para que o cursor ficasse normal ao passar por cima do texto 🙂 cumps
hbarquero Posted August 14, 2009 at 12:15 PM Report #283276 Posted August 14, 2009 at 12:15 PM Como assim ficasse normal? a não ser que tenhas links ou que por css atribuas uma configuração diferente a esse DIV, o cursor tem de estar normal 😞 Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com
falco Posted August 14, 2009 at 12:20 PM Report #283278 Posted August 14, 2009 at 12:20 PM Façam em js, que é para quem como eu usa no-script, ou tem js desactivado passar por isso como se não estivesse aí. Esse tipo de coisas são inúteis, dar-lhes a volta é simples. E se é preciso fazer uma coisa dessas é porque algo está errado no vosso conceito do site. Ver e não tocar, não é para a web. Já pensaste que a pessoa pode simplesmente abrir um editor de texto e copiar isso? Ou usar algo que faça reconhecimento de caracteres e copie para outro lado? Sugiro que re-penses bem o site...
Google Posted August 14, 2009 at 09:05 PM Author Report #283343 Posted August 14, 2009 at 09:05 PM Façam em js, que é para quem como eu usa no-script, ou tem js desactivado passar por isso como se não estivesse aí. Esse tipo de coisas são inúteis, dar-lhes a volta é simples. E se é preciso fazer uma coisa dessas é porque algo está errado no vosso conceito do site. Ver e não tocar, não é para a web. Já pensaste que a pessoa pode simplesmente abrir um editor de texto e copiar isso? Ou usar algo que faça reconhecimento de caracteres e copie para outro lado? Sugiro que re-penses bem o site... Não estás a ver bem a situação 😞 É para aplicar numa DIV com texto que ficará sobre uma imagem. É um slideshow dinâmico que apresenta os softwares mais descarregados 😄 cumps
falco Posted August 17, 2009 at 11:13 AM Report #283577 Posted August 17, 2009 at 11:13 AM É para aplicar numa DIV com texto que ficará sobre uma imagem. Fazer com que as coisa fiquem umas sobre as outras, faz-se com z-index em css. Usar Javascript para isso é no mínimo despropositado. Mas tentar impedir que se copie é tempo desperdiçado.
Google Posted August 17, 2009 at 11:18 AM Author Report #283579 Posted August 17, 2009 at 11:18 AM Não é para impedir. é mais para parecer que faz parte da imagem
Melvins Posted August 17, 2009 at 06:14 PM Report #283635 Posted August 17, 2009 at 06:14 PM Não é para impedir. é mais para parecer que faz parte da imagem Não tendo nada contra a intenção de desabilitar a selecção de texto, se quiseres fazer isso, o melhor seria criar imagens já com o texto. Photoshop ou Fireworks, é fácil. Acho que é a solução mais fácil de todas.
yoda Posted August 17, 2009 at 06:59 PM Report #283640 Posted August 17, 2009 at 06:59 PM O que o Google quer alcançar, ao que me parece, é simples : quando se têm slideshows com textos por cima, por vezes acontece passar o rato e aquilo ficar a azul (selected), o que é deveras chato. Desabilitar a selecção de texto é uma boa alternativa a isso. @Melvins Imagens torna o site mais pesado, e se se tratar de algo que tenha de ser dinâmico, não compensa. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
Melvins Posted August 18, 2009 at 03:16 AM Report #283681 Posted August 18, 2009 at 03:16 AM @MelvinsImagens torna o site mais pesado, e se se tratar de algo que tenha de ser dinâmico, não compensa. Mas o texto está por cima da imagem, logo está a usar imagens... em certos formatos, até pode ficar ligeiramente mais pesado com texto, mas a diferença é mínima. Isto se percebi qual é o objectivo do "Google"...
yoda Posted August 18, 2009 at 07:31 AM Report #283682 Posted August 18, 2009 at 07:31 AM Se se tratar de um slideshow, duvido que o texto esteja por baixo da imagem, e caso esteja, não fazia sentido o "select" do mesmo .. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
Google Posted August 18, 2009 at 08:14 AM Author Report #283687 Posted August 18, 2009 at 08:14 AM Servirá para um slidshow dinâmico na página inicial com os softwares em destaque. As imagens são carregadas a partir do painel de administração. Para não ter também de modificar as imagens cada vez que quisesse alterar, pensei nesta forma. Tal como o yoda.pt disse. 🙂
falco Posted August 18, 2009 at 09:11 AM Report #283694 Posted August 18, 2009 at 09:11 AM O que o Google quer alcançar, ao que me parece, é simples : quando se têm slideshows com textos por cima, por vezes acontece passar o rato e aquilo ficar a azul (selected), o que é deveras chato. Desabilitar a selecção de texto é uma boa alternativa a isso. Desabilitar a selecção de texto para isso é um erro. E usar javascript, não vai resolver muito, pois facilmente as pessoas podem estar a utilizar coisas como a extensão para Firefox no-script. Isso é uma funcionalidade de acessibilidade e usabilidade. Desligar esse tipo de funcionalidades, é má prática! Por exemplo pode ajudar em casos em que falte contraste entre a imagem e o texto. E essa necessidade de contraste, não vai afectar apenas pessoas com problemas em diferenciar cores e com outros problemas de visão, mas também pode afectar facilmente as pessoas sem problemas de visão.
Melvins Posted August 18, 2009 at 04:52 PM Report #283737 Posted August 18, 2009 at 04:52 PM Se se tratar de um slideshow, duvido que o texto esteja por baixo da imagem, e caso esteja, não fazia sentido o "select" do mesmo .. "Yoda.pt", mas eu não falei no texto por baixo da imagem, falei por cima. Mas gostava de perceber a vossa perspectiva. Aquilo que o "Google" disse era aquilo que pensava: tinha algo a fazer um certo número de imagens rodar em slideshow. A diferença seria que em vez de colocar o slideshow com imagens e texto por cima, a minha sugestão era colocar o texto logo nas imagens que vão rodar. A maior parte do peso já lá está e ainda tem a vantagem de poder colocar anti-alias, efeitos, sombras, o que quiser. Daí que não ainda não tenha percebido a questão do peso.
Google Posted August 19, 2009 at 08:27 AM Author Report #283783 Posted August 19, 2009 at 08:27 AM Epá, faço o que eu quiser. Se ficar uma porcaria, é porque fiz porcaria. simples!
Recommended Posts