Jump to content

Mito urbano: O PC consome muita energia

Ribamar

Recommended Posts

Ora quem é que nunca levou na cabeça: "deixas-te o pc ligado, gasta um balúrdio de electricidade"... estupidez acho eu...

Vamos la provar com as leis da física que isso ta errado.

Segundo penseo eu, um pc como o meu, que tem 3 discos a trabalhar, mais o leitor dvd, mais o gravador, placa grafica boa, mais placa de rede e de som, etc, etc, ligado 24 horas por dia 7 dias por semana, e consumindo 200 watts de energia (julgo ser isso que um pc normal consome, se estiver errado corrijam-se sff), isso dá 4,8 kW/h por dia, que ao fim de 30 dias dá 144 kW/h. Multiplicando por 22 escudos de cada kW/h (julgo também ser esse o preço do kW/h) dá 3168 escudos na moeda antiga...

Por favor, se eu estiver a dizer alguma baboseira, sff corrijam-me...

Digam algo.

cumps  😁

PCGuia:

Um PC precisa de electricidade para funcionar. Apesar de isso ser óbvio, a quantidade de electricidade consumida pode não ser tão evidente. Em média, um monitor CRT usa qualquer coisa como 70 a 150 watts (W) de electricidade por hora, enquanto o PC tradicional consome entre 40 e 70W no mesmo período de tempo. Na segunda parte do presente artigo falaremos no consumo de energia de cada dispositivo. Por agora, calculemos uma média de 90W para um monitor e 60W para um PC, que adiciona aproximadamente 150W de energia consumida por cada hora que o seu PC se encontra activo, fora dos seus estados de menor energia.

Ver texto completo em http://pcguia.xl.pt/pcg/0203/especial/a01-00-00.shtml

Ou seja, nem sequer 200 W consome um pc... não esqueçamos que apesar do PC estar ligado 24/7, o monitor está ligado 3/4 horas por dia (no meu caso).

Cumps  :smoke:

Não disseste baboseira nenhuma... até fizeste um raciocínio que muito mais gente devia fazer. O pessoal está  sempre preocupado e a mandar apagar as lâmpadas que gastam 60watt ms depois é ligar aquecedores de 1500watt em vez de investir num aquecimento central que é energeticamente muito mais eficiente.

Um monitor TFT reduz drasticamente o consumo, pois um monitor de CRT tem um consumo elevado, não se de cór qto...

Os portateis por exemplo gastam uma quantidade minima de energia. Se e vierem dizer para desligar o portatil para poupar energia só se for mesmo p rir.

Lol pois é mas estamos a esquecer que essas contas são cada vez mais incorrectas...

Com placas gráficas que gastam balurdios, processadores que são uns esbanjadores de energia e fontes com um mínimo de 512W acho que acs coisas mudam 😁

A minha fonte é de 350W (o meu PC é fraquito : P4 3,0Ghz ; 6600GT ; 1Gb Mem ; 2 discos ; Bla bla) e isto consome tudo da fonte 😛 E a fonte tem boa amperagem 😄

Claro que o consumo varia consoante a utilização dos componentes 😉

1Kwh = 1Kw * 1h

ou seja, a energia transferida ou transformada durante uma hora por uma máquina com potência de um Kw.

1kwh = (1*10^3 J / 1 s) *3600

= 3,6 * 10^6 J

=3600 KJ

Ou seja, se percebi bem, se temos um pc a gastar 150W, visto que a Potencia = E / t, e 1W = 1J / 1s

quer logo dizer que estamos a consumir 150 J por segundo, e isso dá 0,15KWh, ou seja 540 KJ por hora.

Já que estou entusiasmado, isso vai dar por dia 3,6KWh por dia, aprox. 108KWh por mês = 388,8MJ.

Ora um vulgar máquina de lavar tem 2500w, ou seja 2500J /s = 9MJ numa hora. Isso é igual a 2,5Kwh.

Suponhamos que a máquina lava a roupa 1x por semana durante as 7 horas da noite.

7 * 4 * 2,5Kwh =70Kwh.

Num fundo, um pc acaba por gastar quase o dobro do que 4 utilizações duma máquina de lavar, ligado 24h/dia->30dias/mes, e em potência máxima.