Jump to content

Recommended Posts

Posted

SharpDevelop - http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/

Não sei se é isso que pretendes mas... 😁

Realmente parece ser muito bom, mas para windows estou a utilizar o Visual C# Express (gratuito). O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

O mono dá para criar aplicações em C# para windows?

Posted

SharpDevelop - http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/

Não sei se é isso que pretendes mas... 😁

Realmente parece ser muito bom, mas para windows estou a utilizar o Visual C# Express (gratuito). O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

O mono dá para criar aplicações em C# para windows?

Se queres aplicações cross-platform creio que estás a olhar para a tecnologia errada.

Se queres algo "build once run anywere" larga o C# e usa Java.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

OU então usa REALBasic se quiseres qq coisa do tipo do VB, com gui bonitinho e tal e a correr em WIn, Mac e Linux

Desaconselho.

O Java é mais maduro, corre em plataformas onde o Real Basic não chega e é uma linguagem verdadeiramente OO.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Não faltam IDEs com suporte para construir GUIs drag'n'drop em Java, uns melhores do que outros.

O melhor que conheci foi o da Borland, que ainda hoje me parece superior à larga maioria do que por ai anda.

Actualmente mexo com o Visual Editor, um plugin para o Eclipse, mas ainda tem de "palmilhar umas milhas valentes", necessita de amadurecer...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Após uma breve pesquisa :

http://www.d6.34sp.com/davdstudio/javagui.htm

parece que sempre há gui para Java 😛 Desconhecia ...

O que tu encontraste é um GUI builder e claro que existe GUI em Java, não conheces projectos como Azureus ou Eclipse?

BTW, também tens o Python em que podes correr em qualquer plataforma, mas se optares pelo Java, começa por aqui: http://www.bluej.org/

Ok, nao me batas nao conhecia lol 😄

Não faltam IDEs com suporte para construir GUIs drag'n'drop em Java, uns melhores do que outros.

O melhor que conheci foi o da Borland, que ainda hoje me parece superior à larga maioria do que por ai anda.

Actualmente mexo com o Visual Editor, um plugin para o Eclipse, mas ainda tem de "palmilhar umas milhas valentes", necessita de amadurecer...

Então ele que avance para esse 😁

Posted

Como já foi referido o projecto Mono pode ser uma solução.

O IDE já se pode considerar produtivo e estável e sofre actualizações constantes, o código é relativamente portável, isto é, tudo o que tenha a ver com windows forms não vai correr tão bem em ambientes unix, mas o .Net é um standart e o Mono é uma implementação desse standart.

Referiste que não querias usar o Mono mas que querias programar para Windows usando ferramentas linux, ora o Mono é uma ferramenta que pode ser usada em Linux, existe também uma versão para windows, e podes programar nele para o ambiente Windows.

O problema do .Net é que apesar de ser um standart a implementação das bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de windows forms é proprietária.

Resumindo: podes usar Mono se pretenderes desenvolver aplicações que não recorram biblioteacas cuja implementações é proprietária, se usares as bibliotecas padrão da especificação da linguagem o teu código passa a poder ser executado tanto em windows como em linux sem problemas.

Posted

(...) O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

Ajuda-me a entender a lógica disto...