deathseeker25 Posted June 3, 2006 at 10:27 PM Report Share #30931 Posted June 3, 2006 at 10:27 PM D is a systems programming language. Its focus is on combining the power and high performance of C and C++ with the programmer productivity of modern languages like Ruby and Python. Special attention is given to the needs of quality assurance, documentation, management, portability and reliability. D is statically typed, and compiles direct to native code. It's multiparadigm: supporting imperative, object oriented, and template metaprogramming styles. It's a member of the C syntax family, and its look and feel is very close to C++'s. For a quick feature comparison, see this comparison of D with C, C++, C# and Java. #!/usr/bin/dmd -run /* sh style script syntax is supported */ /* Hello World in D To compile: dmd hello.d or to optimize: dmd -O -inline -release hello.d */ import std.stdio; void main(char[][] args) { writefln("Hello World, Reloaded"); // auto type inference and built-in foreach foreach (argc, argv; args) { // Object Oriented Programming CmdLin cl = new CmdLin(argc, argv); // Improved typesafe printf writefln(cl.argnum, cl.suffix, " arg: %s", cl.argv); // Automatic or explicit memory management delete cl; } // Nested structs and classes struct specs { // all members automatically initialized int count, allocated; } // Nested functions can refer to outer // variables like args specs argspecs() { specs* s = new specs; // no need for '->' s.count = args.length; // get length of array with .length s.allocated = typeof(args).sizeof; // built-in native type properties foreach (argv; args) s.allocated += argv.length * typeof(argv[0]).sizeof; return *s; } // built-in string and common string operations writefln("argc = %d, " ~ "allocated = %d", argspecs().count, argspecs().allocated); } class CmdLin { private int _argc; private char[] _argv; public: this(int argc, char[] argv) // constructor { _argc = argc; _argv = argv; } int argnum() { return _argc + 1; } char[] argv() { return _argv; } char[] suffix() { char[] suffix = "th"; switch (_argc) { case 0: suffix = "st"; break; case 1: suffix = "nd"; break; case 2: suffix = "rd"; break; default: break; } return suffix; } } Note: all D users agree that by downloading and using D, or reading the D specs, they will explicitly identify any claims to intellectual property rights with a copyright or patent notice in any posted or emailed feedback sent to Digital Mars. Fonte: DigitalMars Pelos vistos é uma linguagem que combina o poder do C com o do C++, com uma sintaxe bastante parecida com C e C++. Tem as características de todas as linguagens de alto nível combinadas nela mesma. Vejam o link da comparação para ficarem a conhecer as semelhanças entre as linguagens. O que dizem? Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted June 3, 2006 at 10:45 PM Report Share #30933 Posted June 3, 2006 at 10:45 PM Digo que, à primeira vista, me agrada. Parece mais uma evolução do C++, como o C++ foi do C e o C do B. Se se provar que tem a mesma eficiência, sou fã! Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted June 3, 2006 at 11:13 PM Author Report Share #30939 Posted June 3, 2006 at 11:13 PM Esqueci-me de referir que em termos de portabilidade tem as mesmas vantagens que o C: a própria GNU se encarregou de desenvolver o GDC para Linux e a própria DigitalMars desenvolveu o DMD para Windows. Portável, com um potencial unificado de todas as outras linguagens, valerá a pena abrirmos uma secção para a linguagem aqui no fórum? 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted June 3, 2006 at 11:22 PM Report Share #30942 Posted June 3, 2006 at 11:22 PM Não sei se valerá a pena, pois ainda não é muito usada. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted June 3, 2006 at 11:39 PM Report Share #30948 Posted June 3, 2006 at 11:39 PM Não sei se valerá a pena, pois ainda não é muito usada. Concordo. Ainda vai na versão 0.18. Deixa amadurecer a ver no que dá. Por enquanto não me convence... Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted June 6, 2006 at 04:19 PM Report Share #31465 Posted June 6, 2006 at 04:19 PM epa... há muitas linguagens de programação, dezenas delas... Cada uma se afirma a melhor, mas a verdade é que o C/C++ não se vão abaixo. Basta olhar para um aplicação escrita em C e uma em Java... ah tal.. java... POO por si própria, segura, facil, portável etc etc... mas depois o resultado está à vista PHP e python parecem-me as liguagens do momento. E estão a saltar para o client side a bom ritmo.... especialmente o python... ainda ontem ouvi falar de um framework novo no digg... uma cena para desenvolver aplicações web de forma rápida...já não me lembro qual é... que carago... acho que era uma m**** chamada django... alguem conhece? Link to comment Share on other sites More sharing options...
merlin3000 Posted January 5, 2007 at 03:41 AM Report Share #74527 Posted January 5, 2007 at 03:41 AM Bem.. Peço desculpa por reavivar um tópico antigo 😄 mas havendo notícias relevante achei por bem fazê-lo. Como alguns já o devem saber saiu (finalmente) a versão 1.0 do D. Esperando que os criadores continuem a avançar no caminho mais apropriado aos programadores as novas "features" não serão assim coisas tão novas mas serão sim o melhoramento do produto actual, como a estabilidade e a fiabilidade do compilador. Espero que assim seja, apesar de a versão actual ser bastante boa e no (pouco) que trabalhei nela perfeitamente funcional e uma sintaxe muito agradável e fácil (especialmente para quem gosta de C++). Mas uma versão em que todas as outras se possam basear irá ser com certeza o marco que, espero, levará a história de sucesso da linguagem ainda a pontos mais altos. Não tendo experimentado mas confiando no que os utilizadores revelam e alguns benchmarks que se encontram pela internet (incluindo a página oficial) Além de aumentar a velocidade de produção também a sua eficiência é bastante elevada, devido a ser uma lingagem que apesar de facilitar muita coisa permitir o acesso a tarfas de baixo nível. Apesar de muita gente (como eu), pensar que esta é uma linguagem mais ao menos recente, o seu aparecimento já aconteceu à cerca de 7 anos , permitindo assim ter criado ao longo do tempo uma forte e eficiente base de desenvolvimento. Mas mais que de dar a conhecer gostava de saber se aluém já trabalhou ou tem travalhado com ela e qual a sua opinião, eu ainda não pude explorar e estou curioso. Já li bastantes tópicos noutros fóruns estrangeiros, mas gostava de ler algo da comunida aqui do POrtugal-a-Programar 🙂 Aqui estão alguns Links referentes á linguagem: Uma entrevista a um dos seus criadores (além de outras tarefas encarregado do design da linguagem) Walter Bright, o mesmo homem que criou o primeiro compilador nativo para C++, Zortech C++ que actualmente é o Digital Mars C++ - http://www.bitwisemag.com/copy/programming/d/interview/d_programming_language.html Um pequeno artigo sobre a linguagem - http://larsivi.net/comment/reply/72 Para informações mais especificas - http://www.digitalmars.com/d/ - a página oficial e - http://dgcc.sourceforge.net/ - O compilado GNU para D Outras páginas: http://www.dsource.org/, http://www.codemoon.com/dpage.php, http://spottedtiger.tripod.com/D_Language/D_Main_XP.html, http://dmedia.dprogramming.com/ - Contêm tutoriais, projectos e muitos mais infrmação acerca de D. Se procuram um IDE para programar em D (devem haver já alguns) mas o Code::Blocks - www.codeblocks.org - é o único em que trabalhei e é bastante agradável. Criar é Divertido Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts