asena Posted July 7, 2009 at 05:51 PM Report #277824 Posted July 7, 2009 at 05:51 PM Curso de Microcontroladores PICmicro, com exercícios práticos O curso está dividido da seguinte maneira :: 1. Introdução e enquadramento 2. Microcontroladores PIC i. Memória de programa ii. Memória RAM e Registos iii. Interrupções 3. Instruções 4. PICmicro 16F88x i. Descrição ii. Arquitectura iii. Registos iv. Interrupções v. Pinos de I/O vi. Contador/Temporizador Timer0 vii. Contador/Temporizador Timer1 viii. Contador/Temporizador Timer2 ix. Módulo CCP x. Módulo comparador analógico xi. Referência interna de tensão xii. USART xiii. EEPROM interna xiv. Registo de configuração físico xv. Circuito de clock xvi. Temporizador de Power-Up xvii. Detector de Brown-Out xviii. Watchdog xix. Modo SLEEP xx. Reset xxi. ICSP 5. MPLAB 6. Técnicas de programação em ASSEMBLER e C O manual do curso está dividido em vários capítulos, todos independentemente disponiveis :: Capa e Índice Introdução Panorâmica sobre o PIC 16F88x Registos de Função Especial e Endereçamento de Memória Portas de Entrada e Saída Temporizadores TMR0, TMR1 e TMR2 Módulo de Captura/Comparação/PWM Comunicações Série Comparadores, Conversor Analógico/Digital e Tensão de Referência Oscilador, memória EEPROM e sistema de Reset Conjunto de Instruções do PIC Como programar físicamente um microcontrolador Bibliografia do Manual de Microcontroladores PICmicro -----> Versão integral do Manual :: Manual de Microcontroladores PICmicro Manual de exemplos práticos para o Curso de Microcontroladores PICmicro Página de exemplos e trabalhos práticos com PICmicro :: AQUI Bom trabalho! Para mais informações, tenham a bondade de me contactar. Estou ao dispôr. 1 Report Cumprimentos, Sérgio Sena Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronic Design Craftsmanship Follow me on Twitter, Instagram
Pessanha24 Posted July 11, 2009 at 08:29 PM Report #278841 Posted July 11, 2009 at 08:29 PM Muito obrigado pela partilha Sem mais, Pessanha24 Pessanha24"A vida é mais do que Copy & Paste"<*(((-<<*(((-< <*(((-<<*(((-<Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Quadrado Posted November 13, 2009 at 11:56 AM Report #295959 Posted November 13, 2009 at 11:56 AM curso muito bom....😄 Será? Porquê? O quê? - Estudar Sempre -
jralgeriz Posted July 31, 2010 at 10:20 PM Report #341638 Posted July 31, 2010 at 10:20 PM Muito obrigado pela partilha asena, já me tentei me registrar para um curso no seu site, mas não havia o nº formandos que o justificasse. Assim posso ir dando uns toques...
asena Posted August 1, 2010 at 09:19 AM Author Report #341650 Posted August 1, 2010 at 09:19 AM Olá, de facto isso é verdade. E deve-se principalmente ao fugir das pessoas, quando lhes telefonamos para marcar os dias e tratar das obrigações €€€. Querem cursos, mas depois fogem! 🙂 Em Setembro vamos voltar "à carga", para novas marcações. Cumprimentos, Sérgio Sena Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronic Design Craftsmanship Follow me on Twitter, Instagram
Rsamurai Posted February 15, 2011 at 11:23 PM Report #369268 Posted February 15, 2011 at 11:23 PM boas noites Algum curso para os pic 16f 62x?? cumps Roberto
skyvirus Posted February 19, 2011 at 03:29 PM Report #370086 Posted February 19, 2011 at 03:29 PM antes de mais boa tarde... tou a ter algumas dificuldades na construçao do seguinte programa, devido ao facto de nao ter muitas bases de Progamaçao em PIC o programa que tou a tentar construir e o seguinte.... lê o registo 0E0H informa se o byte tem nº par ou impar e se for par coloca RB1 =1 se impar coloca RB2=0, abaixo mostro o codigo que utilizei... #include <p16f628A.inc> __CONFIG _CP_OFF & _LVP_OFF & _BOREN_OFF & _MCLRE_ON & _WDT_OFF & _PWRTE_ON & _INTOSC_OSC_NOCLKOUT i EQU 0X0E2 ; CONTA O NUMERO DE REPETIÇÕES DE 0 A 7 org 0x000 goto principal org 0x00A principal MOVLW 0x07 MOVWF CMCON ; esta instrução liberta pinos RB0 a RB3 dos comparadores analógicos BSF STATUS, 5; selecciona o banco 1 BCF TRISB,1 ;PROGRAMA O PINO RB1 COMO OUTPUT CLRF 0X0E1 ;LIMPA O REGISTO ONDE VAI FICAR A SOMA DOS ZEROS CLRF i ; INICIA O CONTADOR DE CICLO BCF STATUS, C; LIMPAR O CARRY ; INICIO DE CICLO QUE CONTA Nº DE 1S NO BYTE DA POSIÇÃO 0B0 INICIO: RRF 0X0E0,1 ; RODA PARA A DIREITA PARA O CARRY BTFSC STATUS,0 ;TESTA O BIT SE ZERO INCF i,1 ; APANHOU UM '1' MOVLW 0X08 ; COLOCA NO w O FIM DO CICLO 8= Nº DE BITA A TESTAR ANDWF i,0 BTFSC STATUS, Z GOTO INICIO BTFSS 0X0E1,0 ;TESTA O BIT MENOS PESADO DO VALOR DA CONTAGEM DE 1S ;SE FOR UM É PORQUE A SOMA DE UNS É IMPAR GOTO ESCREVE0 BSF PORTB,1 ; ESCREVE 1 NO PINO RB1, PORQUE É IMPAR O Nº DE 1S EM 0E0H ESCREVE0: BCF PORTB,1; ESCREVE O NO PINO RB1, PORQUE É PAR O Nº DE 1S END Agradecia ajuda.... OBRIGADO
terramoto Posted February 15, 2012 at 08:27 PM Report #439730 Posted February 15, 2012 at 08:27 PM Boas, não sabia onde por isto, fica aqui para quem estiver interessado. https://6002x.mitx.mit.edu/ 6.002x (Circuits and Electronics) is an experimental on-line adaptation of MIT’s first undergraduate analog design course: 6.002. This course will run, free of charge, for students worldwide from March 5, 2012 through June 8, 2012. A great truth is a truth whose opposite is also a great truth.
cunha Posted May 13, 2012 at 04:52 PM Report #455072 Posted May 13, 2012 at 04:52 PM aqui esta algo que me vai dar geito 🙂
Eros Matheus Posted March 17, 2013 at 08:15 AM Report #499457 Posted March 17, 2013 at 08:15 AM Muito bom mesmo esses manuais, eles vão me ajudar bastante em telecomunicação. Parabéns para o autor do manual e para que nos disponibilizou. vlw.
danfergo Posted April 30, 2013 at 09:28 PM Report #505388 Posted April 30, 2013 at 09:28 PM Boa noite, antes de mais quero felicita-lo pelo livro. É simplesmente fantástico! Sou estudante de eng. informática, mas também sempre me interessei como as coisas surgem na sua base, e espero conseguir dominar esta area para poder por alguns projetos que tenho na cabeça no activo. No entanto, quando o livro começou a entrar nas particularidades deste PIC comecei a perder-me. Talvez por causa de nao ter muitas bases em eletronica. Alguem sabe onde posso encontrar um livro como este mas sobre eletronica (circuitos, resistencias, diodos, condensadores, transistors... essas coisas ) ?
Nuno Ferreira Posted July 24, 2018 at 09:56 PM Report #611427 Posted July 24, 2018 at 09:56 PM Olá a todos, Nas várias famílias de de microcontroladores, a PIC é a que melhor conheço. Já desenvolvi vários projetos, essencialmente a nível didáctico, o ultimo foi o controlo de um quadricoptero. O projeto do quadricoptero deu muita luta, muitas horas perdidas, umas dezenas de hélices partidas e dois buracos no tecto da sala. O projeto passou pelo desenvolvimento de hardware e software da plataforma voador e do comando rádio. Se houver alguém interessado posso partilhar todo o projeto (esquemas de PCBs e código fonte), posso também falar da minha experiência com ESC(controladores BLCD) e motores BLCD. Uma dica para o caro user "skyvirus", linguagem assembler não é fácil, implica conhecer muito bem o hardware do microcontrolador. Fiz algumas brincadeiras com assembler, para iniciantes não aconselho, para fazer algum bastante simples perdemos muito tempo, se começamos a usar hardware dedicado do microcontrolador ( PWM, ADC, CCP, etc) é uma dor de cabeça. Já usei vários compiladores em "C", Microchip, mikroe, CCS, passo a dar a minha opinião sobre cada um: - "C" da microchip, é um compilador que mistura um pouco de alto nível com baixo nível, sinceramente não gostei. Nunca aprofundei muito, por não achar intuitivo. - "C" da Mikroe, é um compilador de fácil utilização, desde que sejam utilizados os microcontroladores que vem nos Kits de hardware da Mikroe (muitos exemplos, etc), quando tal não acontece já não é bem assim. - "C" da CCS, 90% de muitos projectos que fiz foi com este compilador, a empresa dedica-se a desenvolver software apenas para os microcontroladores da Microchip (muitos exemplos, projetos demo). Tem uma ferramenta de Wizard para configurar hardware dedicado ( PWM, ADC, CCP, etc) , quando bem usada pouca muito tempo de dores de cabeça. Um abraço a todos. Nuno Ferreira
Recommended Posts