pedrotuga Posted August 22, 2006 at 10:21 AM Author Report #45879 Posted August 22, 2006 at 10:21 AM procurei pois. Nem imaginas quanto esgravatei... e nem imaginas quao mais fiquei admirado ao constatar que toda a gente me dizia:"eu copio o ficheiro para o computador local e qdo acabar a edição faço upload para o computador remoto" pelos vistos ninguem edita ficheiros remotamente???? por mim caguei... só preciso de um editor de texto mesmo... no windows estou a usar o winscp e funciona sem problemas... o que é uma ironia. Pa... trabalhar em informatica e nao saber o que é uma topologia de rede... pa não sei... estou há um ano a desenvolver uma aplicação web para o meu departamento e estou a faze-lo completamente sozinho. A unica vez que senti necessidade de saber o que é a topologia de uma rede foi aqui no pap quando tu utilizaste essa palavra. E olha que a aplicação lá vai... na verdade já está a correr e a ser utilizada por mais de 1000 pessoas... e o proximo passo vai ser a implementação de uma api XML RPC que está na ordem do dia. Pa... tive que dar muita cabeçada e adquirir FORMAÇÃO completamente sozinho. Agora... a topologia de uma rede... pa já lá vão prai 3 mensagens e eu à espera que me expliques o que isso é de forma concisa.
falco Posted August 22, 2006 at 08:27 PM Report #46023 Posted August 22, 2006 at 08:27 PM procurei pois. Nem imaginas quanto esgravatei... e nem imaginas quao mais fiquei admirado ao constatar que toda a gente me dizia:"eu copio o ficheiro para o computador local e qdo acabar a edição faço upload para o computador remoto" E o que é que isso tem a ver com a definição de topologia de rede. pelos vistos ninguem edita ficheiros remotamente? Qualquer pessoa que use Gnome à algum tempo edita remotamente. Os outros provavelmente nem sabem que é possível. Não te vou explicar o que é uma topologia de rede. Se fizeres uma procura simples no google encontras logo isso. Podes ter desenvolvido uma aplicação de usada por quase todo o planeta, mas isso não prova que seja boa, ou que esteja bem feita. Saber o que é uma topologia de rede é um conhecimento básico de redes.
pedrotuga Posted August 23, 2006 at 06:59 AM Author Report #46065 Posted August 23, 2006 at 06:59 AM procurei pois. Nem imaginas quanto esgravatei... e nem imaginas quao mais fiquei admirado ao constatar que toda a gente me dizia:"eu copio o ficheiro para o computador local e qdo acabar a edição faço upload para o computador remoto"E o que é que isso tem a ver com a definição de topologia de rede. tem a ver com o cliente ssh do gnome que é o tema deste tópico, nao sei onde é que foste desencantar que isso tinha a ver com topologia de redes. Perguntei na mailing list do ubuntu, fui aos foruns dos gajos, perguntei aos colegas de laboratorio que trabalham com o linux. Ninguem me respondeu conveninentemente, nem seque me disseram se aquilo era suposto acontecer ou não. A unica coisa que me sabiam dizer era: "tens permissão para editar?" ou "saca o ficheiro e depois sobe-o" Pa... lembrei-me agora.. fiz a cadeira redes de dados ( não, não sou engenheiro informatico ) obtive aprovação. Epa... fiz o projecto, aquilo funcionou tudo, escrevi o relatorio, fui defender o trabalho, fui apresenta-lo, fiz o exame, fiz os trabalhos da aulas praticas... epa... nuuuuuuuuuuunca me lembro me perguntarem: "que topologia ..." Qualquer pessoa que use Gnome à algum tempo edita remotamente. Os outros provavelmente nem sabem que é possível. Pa... lamento dizer-te isto, até porque pode parecer que estamos praqui a entrar em brigas, mas essa afirmação que fizeste é completamente falsa. É que eu tambem pensava isso, ah e tal... pergunto a um gajo qq que use o gnome que ele diz-me logo porque é que isto acontece... nada mais falso. E a prova está nesta discussao que estamos a ter... se bem que ainda n te enviei o tal trace. Mas aí sim... quero saber por que raio é que aquilo n dá para editar um ficheiro remoto. Podes ter desenvolvido uma aplicação de usada por quase todo o planeta, mas isso não prova que seja boa, ou que esteja bem feita. Saber o que é uma topologia de rede é um conhecimento básico de redes. Estavas a chamar-me burro e a dizer: "aprende depois vem praqui" e eu só te quis mostrar que estavas enganado, trabalho em informatica a serio, n é um hobbie meu, tenho responsabilidades em cima e o sistema é usado todos os dias e n pode falhar... se há encrenca tenho que me desemerdar. n sei que responsabilidade tens, mas olha que os meus superiores a formação que querem da minha parte é: eu fazer aquilo que eles mandam, recorrendo às tecnologias que me apetecer, e aquilo funcionar. Acho que se eu dissesse: "ah... eu n fiz o que me mandou... mas sei o que quer dizer topologia de rede" me mandavam dar uma volta ao bilhar grande... "trabalhar em informatica sem formação"... que é que devo fazer... devo tentar encontrar um termo que nao saibas o que quer dizer e depois gritar: "não tens formação"???? Não te vou explicar o que é uma topologia de rede. Se fizeres uma procura simples no google encontras logo isso. Pa... sem ofensa... mas... que reposta de m****. Mas por que raio é que assumes que aindan fiz isso? Porque é que o pessoal usa os fórums se o google tem resposta para tudo. Se fosse tao simples quanto isso tinhas afixado simplesmente o link de uma pesquisa do google sem mais comentarios, que é o que eu faço em situações dessas. Mas eu e tu sabemos que essa pesquisa nao devolve resultados satisfatorios para este efeito. Agora vejamos: instalei o dapper drake.. peguei no filebrowser que aquilo tras ( nautilus se nao me engano ) e inseri o endereço da minha pasta remota... pediu-me o user e a pass, inseri-os, fiz double click e aquilo abriu o ficheiro no gedit... não me deixa editar um caracter que seja. Assim com a instalação padrao acho que qq gajo que use o gnome devia saber a razão disto.
pedrotuga Posted August 23, 2006 at 07:09 AM Author Report #46066 Posted August 23, 2006 at 07:09 AM http://en.wikipedia.org/wiki/Network_topology ok... n quero ser aqui o burro teimoso. Só para comprovar pesquisei uma vez mais no google e os resultados foram bem concisos. tal como está no link acima. Devo ter-me enganado na ortorafia na pesquisa da outra vez, mas que fique bem claro que a primeira coisa que fiz assim que ouvi esse termo foi pesquisar na web. Realmente lembro-me de falar disto nas aulas e até tenho isto bem presente, mas o termo topologia de rede não estava de todo na minha cabeça, de resto não me lembro de o ter ouvido antes. Na verdade até dei isto nas aulas de varias cadeiras (tráfego, comutação, transmissao, etc etc) Mas já agora o que é que isto tem a ver para o caso? se eu tenho permissoes na maquina remota aquilo devia dar para editar, estamos a falar de dois niveis acima acho que a topologia da rede não é praqui chamada p nada.
falco Posted August 23, 2006 at 04:58 PM Report #46133 Posted August 23, 2006 at 04:58 PM Se o problema for de rede é chamado sim. Onde está a máquina cliente e onde está o servidor? Por quantos gateways e firewalls passa, etc... De quaquer forma mais importante que isso é o trace à execução do gedit, agora a nível de sistema e mais tarde se isto não for claro, um trace de stack.
pedrotuga Posted August 23, 2006 at 10:00 PM Author Report #46173 Posted August 23, 2006 at 10:00 PM qdo tiver o meu computador de volta afixo auqi o trace. Mas estou bue de intrigado... A ligação sftp é estabelecida, como é que isso podia causar problemas a editar o ficheiro? soa bue de esquisito mesmo. Ligo-me a partir de casa e a partir do departamento... qdo estou no departamento estou na mesma rede que o servidor. Quando estou em casa... acho que está por detrás duma firewall, mas os portos de ssh/sftp estão abertos.
falco Posted August 24, 2006 at 09:53 AM Report #46225 Posted August 24, 2006 at 09:53 AM A ligação sftp é estabelecida, como é que isso podia causar problemas a editar o ficheiro? soa bue de esquisito mesmo. Não faço ideia! É por isso que quero conhecer o cenário. Ok Até que enfím que te ajudaste a ti mesmo 😉 Fico então à espera do trace para te poder ajudar mais um pouco a ajudares-te a ti mesmo.
pedrotuga Posted September 15, 2006 at 07:27 PM Author Report #50808 Posted September 15, 2006 at 07:27 PM problema resolvido... fiz upgrade para o daper e já dá para editar ficheiros remotos com gnome usando o nautilus... n onde raio tinham a cabeça quando fizeram o breezy... anyway... isto agora tá impec. obrigado a todos os que ajudaram
CR_ Posted September 15, 2006 at 09:14 PM Report #50851 Posted September 15, 2006 at 09:14 PM A mim também já dá a algum tempo (continuo a usar o mesmo sistema - Debian Etch). Não devia ser do breezy, mas um bug qualquer que ,aquando de uma actualização, deixou de aparecer. http://celsor.wordpress.com
Recommended Posts