Jump to content

Problema da Corda

Triton

Recommended Posts

isso é calculado através do co-seno hiperbólico, o fio faz uma curva muito conhecida: a cruva catenária

divirtam-se  😞

Está tudo dito, agora é só fazer as contas  😉

Cumpr. bk@ero

PS: Isto é um problema de 12.º ano (está no livro infinito 12 algo parecido).

Cálculos?? é pá sou só eu ou isto é um bocado básico?

temos uma corda de 1 metro, sabemos que desde a parte mais baixa da corda até ao topo do poste são 0.5 metros... certo?

A corda desce 0.5m  e sobe outra vez 0.5m isso perfaz 1m... portanto só se os postes estiverem a 0 metros é que isso é possível... não é? estarei a pensar mal?

Isso não invalida que se faça por cálculos, mas não me parece necessário. O desenho é que engana um bocado!

Cálculos?? é pá sou só eu ou isto é um bocado básico?

temos uma corda de 1 metro, sabemos que desde a parte mais baixa da corda até ao topo do poste são 0.5 metros... certo?

A corda desce 0.5m  e sobe outra vez 0.5m isso perfaz 1m... portanto só se os postes estiverem a 0 metros é que isso é possível... não é? estarei a pensar mal?

Isso não invalida que se faça por cálculos, mas não me parece necessário. O desenho é que engana um bocado!

Yap, tem razão. Acho que o т г ι т о п enganou-se nos valores.

Uma menor altura ou uma corda mais comprida...

cumpr. bk@ero  ?

Bem Anonym..

parece-me que estás a "abusar" do pobre Pitágoras... ou de quem enunciou o teorema de Pitágoras, uma vez que não se sabe ao certo quem foi 😄 ...

Este teorema tem como base triângulos e quadrados, aqui, aquilo que consideraste ser um triângulo rectângulo não o é, em qualquer geometria que estejas a falar 😉, e estamos na geometria plana... e não o é porquê? porque a hipótenusa não é uma recta, aquele pedaço de corda que consideraste ser a hipótenusa, na verdade é uma curva, o que torna o Teor. Pit. inviável.

fui claro?

voto pelo zero... eu resolvi isto com um teorema de pitagoras e dá-me

0.5x^2=0.5^2 - 0.5^2

...

x=0*2

x=0

isso tá mal ou não?

Volto afirmar que o Anonym tem toda a razão, sendo uma recta a menor distância entre dois pontos. Se ele considerou que em vez de curvas temos rectas, então ele está a majorar a distância entre os postes (x).

Por acaso estou bastante curioso (ou não) pela solução deste problema para um x diferente de 0. (Só espero que não seja do género do problema do 4 = quadrado perfeito  :wallbash:)

Mesmo assim dei-me ao trabalho de apoiar o Anonym (ver anexo) espero não ter sido em vão  :dontgetit:.

Cumpr. bk@ero  😛