n_paiva Posted June 19, 2009 at 06:29 AM Report Share #273533 Posted June 19, 2009 at 06:29 AM Olá eu sou o Nuno Paiva, tenho 15 anos e sou novo neste fórum... Estou a desenvolver um projecto que se baseia numa imitação "rasca" do Paint no Pascal... Aqui está o meu trabalho até agora: program desenhador; const cima='H'; baixo='P'; esq='K'; dir='M'; del='S'; q='Q'; w='W'; var mat: array [1..80,1..25] of char; c:char; x,y:integer; begin for x:=1 to 80 do begin for y:=1 to 25 do begin if (x<=3) or (x>=78) then begin textcolor(4); gotoxy(x,y); write('*'); end else begin if (y<=4) or (y>=23) then begin textcolor(4); gotoxy(x,y); write('*'); end else begin textcolor(8); gotoxy(x,y); write('*'); end; end; end; end; for x:=1 to 80 do begin for y:=1 to 25 do begin mat[x,y]:=';'; end; end; textcolor(0); x:=40; Y:=12; gotoxy(40,12); write('*'); mat[x,y]:='*'; repeat c:=upcase(readkey); case c of cima: begin y:=y-1; gotoxy(x,y); write('*'); mat[x,y]:='*'; end; baixo: begin y:=y+1; gotoxy(x,y); write('*'); mat[x,y]:='*'; end; esq: begin x:=x-1; gotoxy(x,y); write('*'); mat[x,y]:='*'; end; dir: begin x:=x+1; gotoxy(x,y); write('*'); mat[x,y]:='*'; end; del: begin textcolor(8); gotoxy(x,y); write('*'); textcolor(0); end; q: begin clrscr; textcolor(8); for x:=1 to 80 do begin for y:=1 to 25 do begin if (mat[x,y]='*') then begin gotoxy(x,y); write('*'); end; end; end; end; w: begin for x:=1 to 80 do begin for y:=1 to 25 do begin write(mat[x,y]); end; end; end; end; until (c=chr(27)); end. Agora onde eu queria pedir ajuda é no seguinte, como verão se analisarem o código, eu estou a registar os "*" numa matriz, os que depois irão originar a imagem através da matriz, o que eu pretendia era agora guardar a matriz num ficheiro de texto (que foi a matéria que dei até agora em I.P. (ando no CIC 10º ano e vou para informática)) para assim guardar a "imagem", isto para quando quiser poder abrir a imagem novamente no programa, eu ando com umas ideias para fazer isto mas como isto é "novo território", gostava de saber se ao menos é possível... Portanto, a questão fundamental é: "Será possível guardar num ficheiro de texto uma matriz tão grande quanto o tamanho da consola do Pascal (80*25) e depois abri-la direitinho???com todas as posições etc...???" (isto no Pascal) É que no que eu dei na aula , o meu prof usava strings (max 255 cars) nos ficheiros de texto, daí a minha dúvida... Desde já muito obrigada pela atenção... 😉 N`PAIVA`09 Link to comment Share on other sites More sharing options...
n_paiva Posted June 19, 2009 at 02:23 PM Author Report Share #273618 Posted June 19, 2009 at 02:23 PM É para informar que já resolvi tudo o que queria 😁, e que assim deixo aqui a versão final do meu produto, o Desenhador: http://www.megaupload.com/?d=WR6O4TTY Abraços... 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts