Jump to content

Desmotivação

Mythos

Recommended Posts

Boas!

Acho que todos, de modo geral, já sentimos desmotivação enquanto trabalhavamos num projecto qualquer, por conta própria. As razões da desmotivação pode ser simples preguiça, quando nos apercebemos que afinal o que pretendemos fazer vai ser mais trabalhoso; ou não temos o apoio/visibilidade que gostariamos de ter; ou mesmo quando outro projecto nos parece mais aliciante e nos faz perder o interesse pelo que estamos a fazer; etc. (Podem dar mais exemplos)

Acho que na maioria dos casos isto acontece porque ou estamos a fazer o projecto sózinhos e não temos apoio (é sempre bom para o ego ouvir de vez enquando - ena isso tá porreiro, continua...), ou no caso das equipas, má organização e falta de disciplina ou saída precoce de elementos chave.

Como é que lidam com este "flagelo"?

Essa é uma das desvantagens de não ter trabalho em equipa directo.

Eu passo muitas vezes por isso. Por vezes chega-se a meio de um projecto e já estou farto, pois se o começasse de novo já não o faria assim.

No caso disto acontecer existem três formas de acelarar o processo:

- Arranjar alguém para nos aumentar o ego

- Arranjar um projecto para intercalar

- No caso de ser projecto profissional marcar reuniões periódicas com o cliente para que tenhamos dead lines constantes.

Nunca se deve desistir de um projecto, eu ando enrolado com um há dois meses, e tem andado a empastar, (entretanto já fiz outros três pelo meio)

Se pecisares de apoio coloca os projectos no forum para a malta te aumentar o ego.  😄

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

ser.gifsartim.gif

Pois... normalmente eu também acabo por desisitir e guardar o projecto num sitio recondido para mais tarde recordar. Quando isso acontece, fico ainda mais desmotivado por não ter sido capaz de atingir os objectivos a que me propus....  :wallbash:

perdido_e_sozinho, concordo contigo, nunca devemos desistir... mas por vezes não há outra alternativa. No meu caso, trabelhei num projecto durante uns 2 meses e depois fui adiando até que acabei por não lhe pegar mais. Ainda tenho vontade de continuar o projecto mas o facto de estar desempregado também não ajuda nada à moral eheh.

Se pecisares de apoio coloca os projectos no forum para a malta te aumentar o ego.

Isso pode ser sp uma faca de dois gumes eheh o pessoal pode gostar como pode não gostar :x

Habitualmente sou muito discreto com os meus projectos e só poucos amigos ficam a saber... assim se falhar não fico tão  ? lol

Outro ponto é o trabalhar a solo... tem a vantagem de podermos fazer as coisas como queremos, mas a desvantagem de que temos de ser nós a fazer tudo e não ter com quem fazer brainstorming.

Enfim, tudo na vida tem prós e contras 😛

Trabalhar a solo é complicado, como já todos referiram. Por vezes tambem inicio um projecto de programação (estou a trabalhar em duas páginas web e tenho mais algumas propostas e ideias que só iniciarei depois de completar o que estou a fazer) e vejo-me negro para o terminar. No que toca a projectos como criação, administração e publicitação de fóruns costumo levar sempre a minha avante e acabo por me esforçar mais do que num projecto de programação.

Mas é para isso que servem os fóruns especializados, certo? Para ajudar os técnicos com dificuldades nos seus problemas relacionados com a área e para que estes fiquem conhecidos a nível comunitário pelos seus desenvolvimentos. Para além disso, quem divulga os seus projectos em comunidades ganha muitas hipóteses de vir a ter um emprego através das mesmas. E para qualquer desempregado, o fundamental é nunca parar de exercer a actividade de que tanto gosto, seja de que maneira for a que nível for.

Portanto, como voto de incentivo, proponho que percas algum tempo a organizar uma thread com o teu projecto. Pode ser que surja alguem disposto a ajudar, pode ser que surjam muitos dispostos a dar um apoio moral e pode até ser que algum "olheiro" veja o projecto e goste. Como administrador da comunidade, é este o incentivo que te quero dar: divulga que serás divulgado mais cedo ou mais tarde.

Cumprimentos

Isso pode ser sp uma faca de dois gumes eheh o pessoal pode gostar como pode não gostar :x

Habitualmente sou muito discreto com os meus projectos e só poucos amigos ficam a saber... assim se falhar não fico tão  ? lol

1.º quantas mais opiniões tiveres melhor, sejam boas ou más

2.º Eu posso-te ajudar com opiniões que normalmente são construtivas

3.º Não conheço nehum trabalho teu, como tal ainda não posso dizer nem bem nem mal

Se entrares em marasmo nunca mais consegues emprego. Faz estrilho bom ou mau é publicidade e mostra actividade.

ser.gifsartim.gif

A melhor forma que encontro para lidar com o problema é não o ter 😞

Tenho o hábito, leia-se mania, de fazer relatórios, pequenos logs e documentação de tudo o que inicio. Isso ajuda-me a saber se serei capaz de completar determinado projecto ou se será melhor esperar até ter mais conhecimentos sobre o assunto, ajuda a não enfiar a cabeça onde depois não a posso tirar 😉. Mas ajuda-me principalmente a poder fazer pausas e intercalar projectos.

Por exemplo, estou a fazer uma pequena aplicação que permita gerir receitas de culinária e cheguei a um ponto do projecto onde me falta muito pouco para acabar, só faltam as protecções e pequenas interacções com o utilizador, no entato estou cansado do projecto, não tem desafios novos, solução, começar um projecto de base de dados para ajudar um utilzador deste forum 🙂 , assim descanso do meu projecto e ajudo alguém, quando voltar posso pegar nos meus documentos, rever tudo o que fiz e até pode ser que encontre desafios novos de que não me tinha lembrado.

Mesmo assim, só mantendo o desafio dos projectos é que normalmente os consigo acabar.

Também costumo de fazer logs, mas é antes, do genero o que falta fazer e o que já está feito e problemas e dificuldades. Sem isto nem conseguia fazer nada porque em projectos maiores é facil perder noção das coisas...

Também vou tentando ir para outros projectos, só que raramente volto aos antigos lol a menos que seja um must, tipo trabalho (nesse caso até nem faço pausa... não descanço enquanto na tá feito).