Ir para o conteúdo
Betovsky

Pedidos e sugestões

Mensagens Recomendadas

Betovsky    2
Betovsky

Boas gostava de ver um pouco o Haskell mais activo por estas bandas. Despoletar um pouco mais o interesse do pessoal pela linguagem. Até me pus a desenvolver um artigo para a revista.

Agora... Gostava de saber se há algum assunto/tema que seja do vosso interesse. Por exemplo, fazer um mini-tutorial, artigo, snippets, etc, para a revista ou para a wiki, relativo a esse ponto que vos interessasse.

Obviamente, não sou o senhor de todo o conhecimento, longe disso. Portanto não prometo nada. Mas também não se acanhem caso seja algo difícil, porque se houver algo que não saiba também existe o gosto especial de partir à descoberta.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky    2
Betovsky

Podias começar por responder à eterna pergunta que aflige todos os alunos da UM: "Mas para que raio é que isto serve?

Bem, eu não sei se sou a pessoa indicada para responder a isso. Provavelmente devia ser questionado ao director do curso ou os docentes. Acho que a resposta do JBB devia ser algo fantástico.

Mas respondendo à questão. Obviamente Haskell serve para elaborar software, não é para isso que serve as linguagens de programação? Agora, nas linguagens de programação há melhores e piores portanto o porque de aprender Haskell. Bem, na minha opinião aprender Haskell em si, não deva ser necessário na universidade, o que é importante é aprender algo no paradigma funcional, o que leva a ter-se de optar por uma linguagem da família Lisp ou ML. Na minha opinião Haskell é uma excelente aposta, provavelmente deve haver pessoal que prefere Scheme.

Mas voltando a frisar, o importante é aprender o paradigma funcional, só o facto de aprenderes vai mudar a forma do teu pensamento. Eu gosto de Haskell, bastante até, mas não uso no trabalho, programo maioritariamente em C#. Apesar de achar Haskell mais divertido e poderoso que C#, infelizmente não tem a task force que tem o C#, e o meu patrão não deveria achar nada divertido demorar 1 hora a fazer algo que no C# pode ser feito com um duplo-click. Mas no entanto, apesar de programar em C#, acho que só o facto de saber Haskell (mas pode ser outra linguagem funcional qualquer) torna-me melhor programador de C#.

Deixo este link que vale a pena ler.

E para concluir, como o Alan Perlis disse: "A language that doesn't affect the way you think about programming, is not worth knowing."

O que acho que Haskell corresponde fantasticamente, na minha opinião deve ser uma das linguagens que mais afecta o teu pensamento.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky    2
Betovsky

Bem, Monads hehe!

Isso dá pano pra mangas. Pode-se falar de tanta coisa.

Pretendes alguma parte mais especifica ou é tipo um tutorial de introdução aos Monads?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
edsousa    0
edsousa

Bem, eu não pretendo lá grande coisa, até pq fiz pp1 com 19, mp1 com 16 e mp3 com 19.. não sou nenhum guru, mas cá me entendo com a coisa..

Mas por exemplo, só percebi para que servia o StateT na última aula do semestre. Era por aí que podias começar: O que é um monad, que tipos de monads são mais utilizados (IO, State, Maybe), os transformers e como e porque razão escreveríamos o nosso próprio monad.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky    2
Betovsky

Pedes pouco pedes

Mas sim, posso ver se faço isso. Mas isso já é algo avançado e tenho que ver qual a melhor forma de fazer isso. Por tudo junto é capaz de ficar uma salgalhada e ninguém compreender nada. Talvez dividir isso em vários artigos. Um primeiro de introdução a Monads e depois outro para cada tipo Monad. Talvez também incluir a Lista juntamente com MonadPlus, é fixe para simular backtracking :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Baderous    31
Baderous

Bem, eu não pretendo lá grande coisa, até pq fiz pp1 com 19, mp1 com 16 e mp3 com 19.. não sou nenhum guru, mas cá me entendo com a coisa..

bowdownzc9.gif

Não és guru, és um deus! :P

Acho que começar por mostrar qual a importância dos Monads, quais as suas potencialidades, o que é que eles permitem fazer que não é possível fazer de outra forma, seria um bom começo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Betovsky    2
Betovsky

Encontrei este video sobre Monads, por acaso bastante bom: http://channel9.msdn.com/shows/Going+Deep/Brian-Beckman-Dont-fear-the-Monads/

Enquanto o artigo não é feito, podem se entreter com isso.

Baderous, as Monads não permitem fazer nada que já não fosse possível. Simplesmente permitem fazer de forma mais simplificada. Conferem uma maior abstracção.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
edsousa    0
edsousa

O vídeo é bastante interessante. Gostei particularmente da explicação sobre o monóides :D

Acho que o que gostaste mais foi da minha reacção ao filme  :D :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade