Jump to content
falco

SEO - Relacionado com a programação?

Recommended Posts

exit

Quando entenderes que SEO tem a ver unicamente COM O OUTPUT e nada a ver com o que o server faz avisa.

Gostava de saber onde disse que o server tem a ver com SEO. Eu simplesmente quis dizer que a maior empresa da área já considera SEO uma engenharia. Não disse nada extraordinário para levar com um "quando entenderes"...

Já agora, se quiseres levar o SEO a um nível profissional também vais perceber que o output não conta mais de 10% ... E mais não digo que o segredo é a alma do negócio.

scorch

Quando entenderes que SEO tem a ver unicamente COM O OUTPUT e nada a ver com o que o server faz avisa.

JavaScript não tem nada a haver com o Server mas é programação, quando perceberes isso avisa. :D

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

hbarquero

Eu acho é que a pergunta está mal feita!

SEO está relacionado com desenvolvimento web mas não directamente com a programação.

Só faz bem a quem desenvolve sites ter noções de SEO nem que seja para entregar o produto final com maior qualidade e assim ganhar vantagem competitiva sobre os que acham que SEO é algo secundário

Bons dias.

Acho que aqui há alguns pontos importantes a referir em relaçao a SEO (Search Engine Optimization), este tem muitos e variados factores que influenciam que uma pagina esteja melhor ou pior posicionado nos resultados das pequisas.

Desses vários factores sem dúvida que 1 deles é a forma como a mesma está feita/programada, ou seja, a forma como o seu código/estrutura está colocado, logo, neste ponto e apenas neste, programação está relacionada com pelo menos 1 dos factores que influenciam o tal posicionamento, mas não é o único, por exemplo em relação ao google não sabemos qual o peso que esta estrutura pode ou não ter.

Eu acho que, alias tenho a certeza, que uma pagina bem estruturada/codificada/programada melhora bastante o seu posicionamento.

De qualquer forma embora a programação esteja relacionada não é o unico factor que influencia um melhor ou pior posicionamento.

Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com

fnds

JavaScript não tem nada a haver com o Server mas é programação, quando perceberes isso avisa. :D

E humildade não? Podem ser mais simpáticos uns com os outros só fica bem :D

cyclop, o programador TEM de ter noções básicas de SEO, senão vai desenhar a aplicação de forma errada e usar tecnologias que não são muito amigas deste.

scorch, podes correr javascript no servidor (http://en.wikipedia.org/wiki/Server-side_JavaScript).

scorch

Agora já funciona. Há um bocado dava-me uma página de 404. Não percebo. :confused:

scorch_pp.png

cyclop

JavaScript não tem nada a haver com o Server mas é programação, quando perceberes isso avisa. :confused:

E humildade não? Podem ser mais simpáticos uns com os outros só fica bem :P

cyclop, o programador TEM de ter noções básicas de SEO, senão vai desenhar a aplicação de forma errada e usar tecnologias que não são muito amigas deste.

scorch, podes correr javascript no servidor (http://en.wikipedia.org/wiki/Server-side_JavaScript).

Nunca disse que o programador não tem de saber. O que está aqui em causa segundo entendi foi se a programação está DIRECTAMENTE ligada ou não a SEO.

"Quando eu for grande quero ser como o Celso"

cyclop

JavaScript não tem nada a haver com o Server mas é programação, quando perceberes isso avisa. :confused:

Os crawlers já fazem parsing a javascript?

btw... Javascript pode correr em server (ASP neste caso)

scorch

Nunca disse que o programador não tem de saber. O que está aqui em causa segundo entendi foi se a programação está DIRECTAMENTE ligada ou não a SEO.

Não está directamente ligada, mas está indirectamente.

scorch_pp.png

cyclop

Não está directamente ligada, mas está indirectamente.

Visto dessa forma vamos começar a ter categorias de "CNC", "Alarmes", "Portões electricos", "Esquentadores", "Carros", "Motas" etc

Pois também estão relacionados com programação

Como disse anteriormente... "Quando muito postar duvidas relacionadas com SEO em Web Development..."

Nazgulled

Exactamente, mas parece que há quem ainda não tenha percebido isso...

Hoje em dia, tudo ou quase tudo que seja eletrónico está ligado indirectamente à programação, vamos criar subsecções para tudo então? Acho que não faz sentido...

scorch

Mas aqui ninguém está a dizer que é preciso criar uma secção para SEO. O que se está aqui a discutir é se o SEO está relacionado com a Programação.

scorch_pp.png

M6

Mas aqui ninguém está a dizer que é preciso criar uma secção para SEO. O que se está aqui a discutir é se o SEO está relacionado com a Programação.

Do ponto de vista da optimização a resposta é não.

Do ponto de vista da avaliação a resposta é sim: na implementação os algoritmos envolvidos, dos indexadores, etc..

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

falco

E quem é que faz o output?

SEO está relacionado com desenvolvimento web mas não directamente com a programação.

É essa também a minha opinião...

Mas parece que há aqui quem não perceba/veja a relação indirecta...

Se o código do programador gerar mau markup, também há influência... Se o houver determinado tipo de utilização de javascript, também...

Ou seja embora seja uma parte reduzida do que interessa para SEO, o trabalho do programador tem uma relação mais, ou menos, indirecta com SEO. No mínimo ele tem que pelo menos não lixar o trabalho dos outros envolvidos no processo...

O que está aqui em causa segundo entendi foi se a programação está DIRECTAMENTE ligada ou não a SEO.

Então vai ler de novo o título. Não só no título não está escrita a palavra directamente, como também não está escrita com algum tipo de destaque.

Fizeste confusão!

Os crawlers já fazem parsing a javascript?

Não!

Eles ignoram o significado do código, mas já ouvi quem dissesse que se no markup houver demasiadas chamadas a js, que isso poderia ter influência. Não sei é quanta, nem se de facto é assim. Mas para mim faz algum sentido, pois os sites que usam muitas chamadas a js, costumam ser menos acessíveis e de navegação pouco flexível (por exemplo às vezes limitam a utilização de tabs).

cyclop

O servidor, até podes ter SEO somente com HTML (SEO foi criado para ser usado somente com a nomenculatura de pastas e ficheiros)

Se o código do programador gerar mau markup, também há influência... Se o houver determinado tipo de utilização de javascript, também...

Ou seja embora seja uma parte reduzida do que interessa para SEO, o trabalho do programador tem uma relação mais, ou menos, indirecta com SEO. No mínimo ele tem que pelo menos não lixar o trabalho dos outros envolvidos no processo...

Qualquer programador sabe HTML, certo?

O servidor, até podes ter SEO somente com HTML (SEO foi criado para ser usado somente com a nomenculatura de pastas e ficheiros) (Não, não me estou a esquecer de keywords, dominio, etc tou só a dar um exemplo)

Não!

Eles ignoram o significado do código, mas já ouvi quem dissesse que se no markup houver demasiadas chamadas a js, que isso poderia ter influência. Não sei é quanta, nem se de facto é assim. Mas para mim faz algum sentido, pois os sites que usam muitas chamadas a js, costumam ser menos acessíveis e de navegação pouco flexível (por exemplo às vezes limitam a utilização de tabs).

Já tinha chegado a essa conclusão a alguns anos lol, mas devido a observação do scorch vi-me obrigado a perguntar, lol

falco
Qualquer programador sabe HTML, certo?

Não necessariamente, mas para programar para web deveria... Mas isso não quer dizer que não sejam cometidos erros sintácticos, ou semânticos.

Já tinha chegado a essa conclusão a alguns anos lol, mas devido a observação do scorch vi-me obrigado a perguntar, lol

Infelizmente muita gente ainda não chegou e continuam a ser feitos sites que são verdadeiras atrocidades ;)

hbarquero

Infelizmente muita gente ainda não chegou e continuam a ser feitos sites que são verdadeiras atrocidades ;)

O problema maior nesse aspecto, alem de quem faz esse tipo de sites, é tambem de quem os paga, que por falta de informação e levados por preços de realização de sites mais baixos paga sem saber o que esta a comprar. Logico que quem faz este tipo de sites, se o cliente não se preocupa ou não sabe, não lhe interessa se em relação a SEO fica melhor ou pior, interessa é fazer rapido, e cobrar :P

Tudo o que não provoca a minha morte, torna-me mais forte.http://formacao-cursos.com

exit

Para gerar SEF URL's não é necessário saber programar? Ou será o SEO um mundo assim tão distante do web dev como vcs estão a dar a entender, não me parece.

cyclop

Para gerar SEF URL's não é necessário saber programar? Ou será o SEO um mundo assim tão distante do web dev como vcs estão a dar a entender, não me parece.

Não é necessário saber programar.

ou já te esqueceste que "/isto/e/uma/pasta " e que "isto-e-uma-pasta-com-um-index-la-dentro" ?

exit

Não é necessário saber programar.

ou já te esqueceste que "/isto/e/uma/pasta " e que "isto-e-uma-pasta-com-um-index-la-dentro" ?

Estou a falar do caso de um programador criar um cms para determinado cliente, é pedido depois ao webdesigner para fazer a optimização do site. O programador não criou o cms a gerar SEF URL's(a maior parte não o fazem, porque como tu dizes SEO não está ligado ao web dev), é óbvio que o trabalho de quem vai ter de optimizar o site não vai ser tão bom...

cyclop

Estou a falar do caso de um programador criar um cms para determinado cliente, é pedido depois ao webdesigner para fazer a optimização do site. O programador não criou o cms a gerar SEF URL's(a maior parte não o fazem, porque como tu dizes SEO não está ligado ao web dev), é óbvio que o trabalho de quem vai ter de optimizar o site não vai ser tão bom...

Sim se estivermos a falar de uma coisa que é para fazer essas optimizações de forma atomata, sim é programação (se quisesse teimar contigo poderia dizer que se tratava de uma configuração de servidor, QUE É. ex: o .htacess é configuração , não programação) 

djthyrax

Sim se estivermos a falar de uma coisa que é para fazer essas optimizações de forma atomata, sim é programação (se quisesse teimar contigo poderia dizer que se tratava de uma configuração de servidor, QUE É. ex: o .htacess é configuração , não programação) 

Mas a configuração do .htaccess de uma determinada maneira implica a programação de código específico na aplicação.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

tvale

Bem para configurar o .htaccess, a aplicação teve que ser programada.

Mas a aplicação também corre em cima do OS, que por sua vez também teve que ser programado...

Sinceramente.

djthyrax

Bem para configurar o .htaccess, a aplicação teve que ser programada.

Mas a aplicação também corre em cima do OS, que por sua vez também teve que ser programado...

Sinceramente.

Não me refiro ao Apache mas sim à aplicação web. Para gerar URLs friendly, tem que estar programada para isso,.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!