Blue_Acid Posted May 29, 2006 at 11:08 PM Report #30068 Posted May 29, 2006 at 11:08 PM Viva, eu estou a pensar desenvolver um sistema, ainda top-secret 😁 estou a brincar, mas ainda esta só na minha cabeça, mas eu gostava de saber uma coisa, por exemplo usando um sistema, onde tenho 4 leds, k acendem por exemplo quando nós fazemos a ligação dos cabos para passar electricidade, como é que informaticamente posso detectar k os leds estão acesos? Por porta COM ou LPT, ou com um PIC k dp manda informação para o PC pela porta? Um abraço, dp prometo expor a minha ideia maluka a comunidade. Fiquem bem 😄 SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
David Pintassilgo Posted May 29, 2006 at 11:22 PM Report #30071 Posted May 29, 2006 at 11:22 PM Como é que é? Queres detectar se há led's acesos, é? ou queres que Havendo corrente essa informação seja introduzida para o pc? http://www.rogercom.com/ Com o circuito-4 conectado à Porta Paralela você poderá enviar sinais para dentro de seu computador através das entradas E1 a E 5. Para enviar um bit através da entrada E1, ligue-a direto ao negativo da fonte de alimentação (0v), ou instale um interruptor para ficar mais prático. Como o circuito abaixo utiliza um Circuito Integrado buffer, que tem o poder de amplificar o sinal recebido, você poderá estender os cabos conectados as entradas (E1 a E5) a mais ou menos 20m de distância. Faça testes. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Blue_Acid Posted May 29, 2006 at 11:30 PM Author Report #30072 Posted May 29, 2006 at 11:30 PM Viva É mesmo essa a ideia, se calhar baralhei a ideia de mais sim, é apenas detectar se o led está ligado. Vou ver o site que me deste. Obrigado d_pintassilgo SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
pedrotuga Posted May 30, 2006 at 12:04 AM Report #30076 Posted May 30, 2006 at 12:04 AM acho que é ao contrario... podes detectar se aquele porto está a 1 ou 0... se lhe ligares um led ele acende, mas o led é que te dá info visual de uma coisa que o controlador pode detetar... nem sequer precisas de led se só queres mesmo detetar o estado.
Trifasico Posted June 24, 2006 at 03:52 PM Report #34590 Posted June 24, 2006 at 03:52 PM Isso faz-se simplesmente com um comparador de tensão, em que desenhas o comparador para na presença de tensão no led (2 volts) te devolda 5 volts. Esta saida será ligada a um dos portos do uP.
jorruivo Posted June 26, 2006 at 12:27 PM Report #34845 Posted June 26, 2006 at 12:27 PM podes fazer isso com um simples relé ligdado a porta paralela
Blue_Acid Posted June 26, 2006 at 03:23 PM Author Report #34899 Posted June 26, 2006 at 03:23 PM Obrigado a todos pelas informações, entretanto já coloco a minha ideia para entenderem a minha duvida. E eu quero mesmo usar leds, alem de os identificar pelo PC, pois quero ter uma resposta visual, sem k para isso tenho k ter o monitor ligado, ou a trabalhar. Um Abraço SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
Narchotyck_Killer Posted July 6, 2006 at 02:20 PM Report #36579 Posted July 6, 2006 at 02:20 PM Mesmo assim nao foste muito claro.mas pelo que percebi, queres desenvolver um programa no computador que saiba que leds estão ligados, ou seja, que estão a ser alimentados. primeiro é preiso saber duas coisas: quantos leds e se pode estar mais do que um aceso. isto é importante para se saber se a porta paralela pode tratar do assunto assumindo que podem estar acesos aleatoriamente, entao para os 4 leds sao precisos 4 bits ora como a porta paralela tem 6 pinos de entrada (na segunda "porta" 279, 379 ou 3BD - depende da config da bios), bits 0 e 3-7 agora que ja sabes no software como aceder as entradas, basta tratar da parte eléctrica: Assumindo um Led: 5V o | \ Interruptor | |-------[ 10Kohm ]--------------------- Pino 10 da Porta paralala | [ ] Resistência 300ohm | V » Led | | ''''' 0V O terminal da porta é ligado em paralelo. assim tem o valor lógico "1" quando o led é alimentado Com os outros pinos da porta,n te esquecas k o pc os le invertidos (1, 15, 13 e 12) Espero ter ajudado. [ ]
Recommended Posts