Jump to content

Recommended Posts

Posted

Pois, mas é que o form também tem transparência, tipo, só ficam a aparecer os objectos que lá estão, e eu queria colocar um PNG, mas as bordas (irregulares) do PNG aparecem como se fosse um GIF.

How i solve it????

Posted

Pois... Mas é isso que tenho. Mas no form tenho uma imagem cujo o fundo é transparente, mas não consigo mostrala como tal (com a mesma transaparencia), como se o form fosse apenas um PNG..

Cumps

Posted

O VB.Net (que eu saiba) só consegue aplicar transparência dessa maneira e é só transparência a 100%, não suporta opacidade (tipo 5o%).

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Posted

Não. O suporte é total.

Basta aplicar a cor de fundo na propriedade TransparencyKey, como aliás já foi dito, mas não pode estar enfiada numa picturebox por exemplo.

Terás de definir a imagem de fundo do form para o tal PNG.

Espera lá que já escrevo um artigo na Wiki 😁

EDIT, mas agora também estou com dúvida nas meias transparências... deixa lá ensaiar. Já digo qualquer coisa

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted

Nope, my bad. É como o scorch diz.

Até tem lógica quando estamos a definir apenas UMA cor para a transparência.

Quanto às "borders" da imagem, terás de a trabalhar melhor num editor de imagem.

EDIT: Uma beca de google levou-me a algumas referências a fazer override ao OnPaint do form para desenhar o PNG com as semi-transparências.

Vou martelar nisto e no final escrevo um artigo sobre o que aprendi.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted

Nope, my bad. É como o scorch diz.

Até tem lógica quando estamos a definir apenas UMA cor para a transparência.

Quanto às "borders" da imagem, terás de a trabalhar melhor num editor de imagem.

EDIT: Uma beca de google levou-me a algumas referências a fazer override ao OnPaint do form para desenhar o PNG com as semi-transparências.

Vou martelar nisto e no final escrevo um artigo sobre o que aprendi.

Ok, obrigado de qualquer forma 😞

Posted

Mas não é isso que ele quer (parece-me!). O problema é que a imagem tem uma sombra e essa sombra não desaparece, ficando mau na imagem. E para isso é só editar a imagem e limpar o efeito sombra.

Posted

O que me pareceu é que ele gostava de ter a sombra com a semi-transparência original do PNG.

O que o rapaz fez nesse projecto não serve só para controlar a opacidade global, isso já a propriedade opacity faz, mas sim ler o canal alpha dos PNG e tratá-los como camadas para o resto do SO.

Sérgio Ribeiro

Posted

O que me pareceu é que ele gostava de ter a sombra com a semi-transparência original do PNG.

O que o rapaz fez nesse projecto não serve só para controlar a opacidade global, isso já a propriedade opacity faz, mas sim ler o canal alpha dos PNG e tratá-los como camadas para o resto do SO.

😕 Right