M6 Posted June 15, 2009 at 02:14 PM Report #272415 Posted June 15, 2009 at 02:14 PM Se vais para o .Net, usa C#, esquece o cancro do VB (adeptos do VB, poupem-me as críticas pois elas vão direitinhas para /dev/null). Entre .net e Java deves escolher de acordo com o teu perfil e com o que pretendes para o teu futuro. Por exemplo, se pretendes usar apenas plataformas Windows, então .net servir-te-á perfeitamente, mas se não queres usar apenas Windows, então deverás escolher Java. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Patrijosa Posted June 15, 2009 at 04:10 PM Author Report #272436 Posted June 15, 2009 at 04:10 PM só para acrescentar... o que dizer do Perl? serve para este projecto? O verdadeiro sábio é um eterno aprendiz! http://www.patriciodossantos.net
estrucida Posted June 15, 2009 at 04:43 PM Report #272443 Posted June 15, 2009 at 04:43 PM o que dizer do Perl? serve para este projecto? Olha, se não estás à vontade com programação, o Perl pode ser um pouco mais difícil de aprender. No entanto tens algumas vantagens: - o Perl é óptimo para tratar informação, podes usar e abusar das expressões regulares. - tens imensos módulos na CPAN que se calhar até te vão dar jeito e poupas trabalho, - em caso e dúvidas, tens uma comunidade imensa para te ajudar (a nível de comunidade e inter-ajuda o pessoal de Perl é fantástico) Agora, iniciar em Perl pode não ser fácil. Porque não espreitas os módulos da CPAN e vês se há alguma coisa que te interesse? Aí já poderás ponderar a utilidade de te iniciares em Perl. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
IceBrain Posted June 18, 2009 at 12:34 AM Report #273231 Posted June 18, 2009 at 12:34 AM E para ligar Perl aos periféricos não é o mesmo problema que com PHP? ❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents A list of command line apps
estrucida Posted June 18, 2009 at 08:16 PM Report #273438 Posted June 18, 2009 at 08:16 PM E para ligar Perl aos periféricos não é o mesmo problema que com PHP? Olha, sinceramente não faço ideia. A vantagem que se calhar tens é ter a quem perguntar o que precisas. Dá uma espreitadela em http://www.perlmonks.org/ Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
Triton Posted June 18, 2009 at 08:17 PM Report #273441 Posted June 18, 2009 at 08:17 PM A vantagem que se calhar tens é ter a quem perguntar o que precisas. E achas que as outras linguagens não tens a quem perguntar? Perl deve ser a que tem a comunidade mais pequena até. <3 life
estrucida Posted June 19, 2009 at 12:28 AM Report #273512 Posted June 19, 2009 at 12:28 AM E achas que as outras linguagens não tens a quem perguntar? Perl deve ser a que tem a comunidade mais pequena até. Claro que nas outras linguagens tem a quem perguntar! Mau era. O que eu gosto na comunidade Perl é que de facto ela funciona muito bem, tem uma boa taxa de crescimento e é muito produtiva. Está extremamente organizada e aposta muito na divulgação e formação. Repara, anualmente há uma conferência YAPC::EU, YAPC::NA, YAPC::Asia. Para além dessas tens a YAPC::SA, YAPC::Australia, diversas Perl Workshops em países distintos e vários grupos de PM (Perl Mongers) que organizam Tech meetings. Por exemplo, Portugal tem a APPP (Associação Portuguesa de Programadores Perl) e vários grupos de mongers: Viana, Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Tomar. A nível institucional existe a Perl Foundation que apoia a comunidade de diferentes formas, o site deles tem imensa informação sobre a organização e estruturação da comunidade, wikis, foruns de discussão,... Para além disso, existe um relacionamento bastante próximo entre os membros da comunidade, mesmo sem estes se conhecerem pessoalmente. Costuma-se dizer que as YAPCs são "reuniões de família". Perl não é uma linguagem intuitiva, pode ser um bocadinho... "nesty", ainda não é vulgarmente utilizada, mas de facto existe um grande interesse por parte de quem a usa divulga-la e "evangeliza-la". Atenção, que eu estou a dizer isto, mas (em geral) bato código PHP. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
Betovsky Posted June 19, 2009 at 01:28 AM Report #273523 Posted June 19, 2009 at 01:28 AM Claro que nas outras linguagens tem a quem perguntar! Mau era. O que eu gosto na comunidade Perl é que de facto ela funciona muito bem, tem uma boa taxa de crescimento e é muito produtiva. Está extremamente organizada e aposta muito na divulgação e formação. Mas isso aplica-se a muitas linguagens. Na minha opinião a melhor forma de medir o apoio numa comunidade de uma ling programação é através do canal IRC na freenode. Como podes ver aqui, nesse capítulo Perl fica um pouco a desejar.E discordo da taxa de crescimento. A mim dá-me mais a sensação que já houve mais utilizadores da linguagem. Dá-me a parecer que aos poucos e poucos estão perdendo membros para Python e Ruby. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
estrucida Posted June 19, 2009 at 02:05 PM Report #273614 Posted June 19, 2009 at 02:05 PM Dá-me a parecer que aos poucos e poucos estão perdendo membros para Python e Ruby. Nesse ponto tens uma certa razão, relativamente ao ruby não sei, mas sei que existe algum pessoal a começar a programar em python. Sabes que a google usa python e tenho verificado que algum pessoal que conheço está a começar a mexer nisso precisamente por causa da Google. Agora, eles não deixam de programar em perl. Por isso, não os "perdes" por completo. O python tem a vantagem de escreveres como lês. Tem mais, mas não sou a pessoa certa para falar disso. Neste momento, o que eu observo é, existem empresas que querem pessoal para desenvolver em Perl mas não arranjam. Por isso, algumas continuam a desenvolverem paralelamente em PHP. A nível pessoal a minha atitude neste momento é (atenção, não é o que eu acho que toda gente deva fazer, mas sim o que estou a fazer): sites novo, se possível, implementa-los em Perl. Estou a iniciar-me no Template Toolkit. O meu background de Perl é mais a nível de tratamento de dados, triagem de informação, etc. Nesse aspecto o Perl é excelente. No entanto, sei que a nível da Web existem módulos muito interessantes já desenvolvidos (para Web 2.0), tenho também a noção do potencial do Template Toolkit. Para além disso, estou bastante envolvida com a comunidade Perl, portanto é muito fácil para mim esclarecer dúvidas e pedir ajuda para resolver problemas mais "tricky". Como este ano a YAPC::EU é cá, vou aproveitar também para fazer uma espécie de formação. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
Recommended Posts