Jump to content

Recommended Posts

Posted

olá manos!

preciso de vossa ajuda e opinião. Pretendo desenvolver um software para gerir um ginásio que rode em plantaforma Web.

O mesmo tem que ter as seguintes características:

- Emissão de Cartões PVC dos Assinantes;

- Interface com câmara para capturar a foto no acto de emissão do cartão.

- registar as periodicidades das assinaturas;

- Abrir as catracas das portas de acesso ao ginásio de acordo com o horário que estiver registado no cartão.

e ouutras que poderão surgir no decorrer do desenvolvimento do mesmo.

a minha dúvida é qual linguagem utilizar? por onde começar?

grato pela atenção

O verdadeiro sábio é um eterno aprendiz!

http://www.patriciodossantos.net
Posted

Eu faria em VB.NET.

Simples e fácil de aprender. Consegues facilmente adaptar o teu projecto a todas as caracteristicas que necessitas.. 😞

Cumps

com o VB.NET tem como criar uma interface Web do sistema?

isto de forma a permitir que o programa principal (servidor) esteja instalado no servidor e os funcionários e/ou clientes possam acessar as informações relacionadas a seu nível a partir de um navegar web e a partir de qualquer ponto desde que esteja ligado a Internet

Posted

Simm,

por exemplo, chats feitos em vb.net são criados do modo 'server<=>client'.

Para perceberes melhor procura uns tutoriais e vai ao site www.macoratti.net/indvbn.htm que é muito bom e tem tanto conteudo simples como complexo.

Cumps

Posted

Simm,

por exemplo, chats feitos em vb.net são criados do modo 'server<=>client'.

Para perceberes melhor procura uns tutoriais e vai ao site www.macoratti.net/indvbn.htm que é muito bom e tem tanto conteudo simples como complexo.

Cumps

Já vi que optando por VB.NET teria que alojar as páginas ou projecto sob a plantaforma Windows. Não tem uma alternativa para Linux?

Posted

tb podes correr .net em linux através do mono.

Quanto á solução php tb corre em linux.

Tens conhecimentos de alguma destas tecnologias? Ambas têm uma curva de aprendizagem.

quanto a tecnologias .net não tenho nenhum conhecimento. Quanto ao PHP possuo conhecimentos básicos.

só mais uma dúvida... será possível criar e imprimir os cartões PVC de acesso com o PHP? e que permita destrancar as catracas? qual função faz isso?

grato pela atenção

Posted

Se é para executar exclusivamente em Windows então usava .Net (C# e ASPX) caso contrário Java (Java e J2EE).

Pela tua descrição vais ter de ter serviços a correr de forma a controlar os acessos em tempo real, pelo que C# e Java se adequam perfeitamente. O mesmo se aplica à parte da captura de imagem e impressão de cartões.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Vocês não estão a ajudar nada...

Uma coisa de cada vez: Depois de analisar os requisitos, esboça-se um plano, modela-se os dados que são precisos; depois vai-se procurar que hardware podemos obter de acordo com as possibilidades..

Depois falaremos de software e linguagens de programação.

Já agora, só umas coisinhas:

• impressão dos cartões: as maquinetas são caras (à volta de 1000€) e funcionam como impressoras normais, mas praticamente todas só têm drivers p/ Windows; logo o pc que imprime os cartões tem que ser Windows
  • catraca: o leitor de cartões rfid tem que comunicar com um computador e este tem que devolver a ordem à catraca: operações com a porta série (COM). com um pouco de investigação na compra, pode-se arranjar um fabricante que disponibilize uma sdk para comunicar com os dispositivos; senão a aplicação tem que comunicar ela mesmo: tão difícil em windows como linux, mas tem que ser específico de SO, por isso para este em particular, nada de Java's
  • o interface limita-se a gerir dados: pode ser web based, whatever.
Tharis Fan ClubMay Tharis bless you
Posted

Tanto o .net através da importação de dll nativas do windows, como o java através do jni podem aceder ás bibliotecas nativas do windows.

No caso do linux o java tb consegue, qt ao .net desconheço.

Bibliotecas nativas não têm q ser impedimento ao uso de .net e java.

Claro q com o uso destas bibliotecas acaba-se a história de correr em qq OS.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Posted

edsousa, eu fiquei com a ideia de que a fase de requisitos já havia sido ultrapassada e que se estava na análise técnica e tecnológica da coisa. Se assim é, não compreendo como dizes que não estamos a ajudar nada...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Eu diria J2EE, principalmente se é para correr em Linux. Permite o acesso a base de dados com ORM, e é fácil de utilizar tanto em ambiente Web (JSPs) como em programas "normais", de modo a que se pode utilizar o mesmo modelo tanto para a interface Web como para o programa que abre as catracas.

Mas para utilizar uma interface Web, como é que se acede à câmara, se esta estiver ligada ao PC do funcionário? Talvez o melhor seja fazer um rich-client simples, ou então uma Applet.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Posted

Olá manos

antes muito obrigado à todos pela ajuda e atenção prestada.

é só para dizer que até aqui todas as opiniões foram úteis, pois estão a me ajudar a tomar uma decisão mais inteligente e concreta.

Quanto a compra de hardware, isso não é problema, o investidor está preparado para isso.

Aqui só se falou em .NET e Java, será que não é possível construí-la simplesmente com PHP e utilizando a base de dados MySQL?

pois é a linguagem que domino de momento.

mais uma vez obrigado pela atenção

Posted

Triton, estou em crer que tal não será possível dado que requer muita interacção com periféricos e leitura em tempo real de informação. Não sei até que ponto o PHP é "flexível" para esse tipo de trabalho.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Pois, não reparei na parte dos periféricos. Mas mesmo assim PHP também dá, podes chamar código de C, criando um módulo. Mas torna a implementação ligeiramente mais complicada, por isso não sei se é isso que o/a Patrijosa pretende. 😉

<3 life

Posted

Pois, daí eu aconselhar .net/Java, usaria o PHP apenas para a interface web.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

... que o/a Patrijosa pretende. 🙂

O Patrijosa.

Patrijosa = Patri (Patrício), Jo (João), Sa(Santos). ;-)

Pois, daí eu aconselhar .net/Java, usaria o PHP apenas para a interface web.

Neste caso sinto-me obrigado a aprender .NET e/ou Java. Qual acham mais simples para começar?