Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia ,

Vou entrar num projecto grande e que deverá ser desenvolvido em tecnologia Microsoft apesar de achar que o ideal seria javascript  mas visto que domino c# não me apetecia estar a aprender js. O meu problema é que não sei como funciona as licenças. Este primeiro projecto vai ser mais pequeno pelo que gostaria de perguntar como me aconselham a fazer  gostava de saber ate quantas ligações aguenta o sql gratuito .... E também o preço das licenças necessárias para um projecto do genero de gestão de empresas online....

Posted

Bom dia,

Penso que quanto ao sql express tanto 2005 como 2008, as limitações não passam pelo numero de utilizadores, mas como estão limitadas ao espaço de dados e a memoria RAM k podem usar, dificultam o uso de varios utilizadores ao mesmo tempo.

Quanto a "preço das licenças necessárias para um projecto do genero de gestão de empresas online....", não percebi mt bem o que queres dizer com isso...

P.S.: Isto não são duvidas para esta parte do forum 🙂

podes ver aqui as limitações do SQL http://www.microsoft.com/Sqlserver/2005/en/us/compare-features.aspx

Posted

A ideia vai ser desenvolver uma aplicação web onde que faça gestão de empresas ou seja um programa de gestão mas em vez de windows applicaction ser web. Gostaria de saber o que é preciso a nível de licenças tanto a nível de desenvolvimento como depois para ter uma aplicação destas a funcionar legalmente.

Posted

Tens de ter as licenças de SQL e C#, que ambas podem ser express logo free 🙂

Quanto as licenças da aplicação desenvolvida por ti, isso é definido no contrato com a empresa para quem estas a desenvolver, logo não deve ter limites ainda por cima sendo via web...

Posted

Recomendo investires no Visual Studio Standard ou Professional. Não é que o Express n sivra, mas a partir do momento que o projecto crescer, e misturares Web com bibliotecas c# e mais uns Webservices (em projectos diferentes), etc. Vais sentir muitas dificuldades e chatas e pouco produtivas, que com o Standard ou Pro resolves. Justifica claramente o preço.

Eu sei disto que já passei pelo mesmo, portanto falo por experiência. Tinha um projecto que era na realidade 25 projectos - 7 sites e serviços distribuídos e projectos de bibliotecas (dlls) que se integravam onde necessário. Com o Express, conseguia ter todos os projectos de dlls numa janela do IDE (C# Express) e cada site tinha de estar num IDE Web Developer Express individual. Não tinha-os todos abertos ao mesmo tempo, mas mesmo assim, quando era necessário reconstruir partes do projecto, era uma tremenda perda de tempo e paciência.

Eventualmente decidi investir no Profissional, e os meus problemas ficaram "resolvidos". Todos os projectos (dlls e sites/web apps) ficaram na mesma solução, as referencias eram todas construídas na compilação, e ainda ficas com a vantagem de poder adicionar plugins externos. Sinceramente, considero um investimento válido e muito útil. O IDE é muito bom e justifica o preço, que facilmente poderás incutir no custo do projecto e recuperar.

Se o projecto é pequeno, desenvolve ou arranca com o Express. Pode ser suficiente e não terás de arrancar imediatamente com o investimento. Assim que necessitares de algo mais poderoso, faz a mudança. Se o fizeres, não te arrependerás. E se sentires q vais necessitar, planeia desde já a aquisição...