Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas estou a fazer um questionário e gostaria de saber como faço para no campo onde se vai digitar o telemovel apenas ser possivel colocar numeros.

Alguem pode ajudar?

obrigado 😁

Posted

Podes usar uma máscara ou então apanhas o evento de key down e só deixas passar algarismos.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

A TextBox tem o evento chamado KeyPress, implementas esse evento e usa este código:

if ((int)e.KeyChar < 48 || (int)e.KeyChar > 57) //verifica se a tecla pressionada é um algarismo
        e.Handled = true;
Posted

Esse erro ocorre porque estás a tentar inserir um tipo de dados incorrecto na base de dados.

Por exemplo, um campo que está definido como sendo do tipo int e estás-lhe a passar uma string.

Provavelmente é do campo numérico da textbox que falaste. Estás depois a converte-lo para int ou estás a passar como string? (isto claro, se a tua bd está à espera de um int em vez de uma string)

Posted

A TextBox tem o evento chamado KeyPress, implementas esse evento e usa este código:

if ((int)e.KeyChar < 48 || (int)e.KeyChar > 57) //verifica se a tecla pressionada é um algarismo
        e.Handled = true;

mas eu neste momento estou a usar uma maskedtextbox k m da mais geito por causa da data....

esse comando lá certamente n vai fazer nd ne ?

Posted

Sim, o código que te mostrei só funciona para algarismos. Mas podes colocar qualquer outro caracter a passar no if.  Se consultares uma tabela ASCII poderás ver que o caracter '/' (um separador utilizado em datas) tem o valor 47, portanto é só mudares de

(int)e.KeyChar < 48

para

(int)e.KeyChar<47.

De qualquer forma, para trabalhares com datas podes usar um DateTimePicker, é bem mais prático e visual e interactivamente mais agradável. E se tiveres que pegar nessa data e inseri-la numa bd, já tens a data como sendo do tipo de dados DateTime.

Posted

Esse erro ocorre porque estás a tentar inserir um tipo de dados incorrecto na base de dados.

Por exemplo, um campo que está definido como sendo do tipo int e estás-lhe a passar uma string.

Provavelmente é do campo numérico da textbox que falaste. Estás depois a converte-lo para int ou estás a passar como string? (isto claro, se a tua bd está à espera de um int em vez de uma string)

a mnh bd esta a espera de uma string. ate pk antes de eu colocar a masked tinha uma TextBox normal e funcionava. Apenas n conseguia seperar os numeros das letras.

Posted

Sim, o código que te mostrei só funciona para algarismos. Mas podes colocar qualquer outro caracter a passar no if.  Se consultares uma tabela ASCII poderás ver que o caracter '/' (um separador utilizado em datas) tem o valor 47, portanto é só mudares de

(int)e.KeyChar < 48

para

(int)e.KeyChar<47.

De qualquer forma, para trabalhares com datas podes usar um DateTimePicker, é bem mais prático e visual e interactivamente mais agradável. E se tiveres que pegar nessa data e inseri-la numa bd, já tens a data como sendo do tipo de dados DateTime.

a data será uma data de nascimento k o utilizador vai inserir. mas obrigado na mesma! vai m ser util.

Posted

a mnh bd esta a espera de uma string. ate pk antes de eu colocar a masked tinha uma TextBox normal e funcionava. Apenas n conseguia seperar os numeros das letras.

podes mostrar a query que está a dar problemas?

Posted

Se tens isto mesmo assim

if (comInsSocio.ExecuteNonQuery() = 1)

deve estar a dar erro de compilação, porque é == e não =, mas deve ter sido a copiar para aqui.

Bom, mas o que eu queria ver não era isso, mas sim a consulta Sql, o Insert que estás a fazer.

Posted

estou a usar access 2007

comInsSocio.CommandText = @"INSERT INTO socios (Telefone) VALUES (@telefone)",

comInsSocio.Parameters.Add("@telefone", OleDbType.VarWChar);

comInsSocio.Parameters["@telefone].Value = txtTelefone.Text;

if (connBDInsSocios.State == ConnectionState.Closed)
  connBDSocios.Open();
Posted

Aparentemente não vejo nada de erro.

Tens algum campo que seja not null? Se assim for, terás que os adicionar à consulta.

Se não for o caso, experimenta a mudar para o seguinte:

comInsSocio.Parameters.AddWithValue("@telefone", txtTelefone.Text);
Posted

Aparentemente não vejo nada de erro.

Tens algum campo que seja not null? Se assim for, terás que os adicionar à consulta.

Se não for o caso, experimenta a mudar para o seguinte:

comInsSocio.Parameters.AddWithValue("@telefone", txtTelefone.Text);

continua com o mesmo erro...

tu kerias k eu colocasse "AddWithValue" em "comInsSocio.Parameters.Add("@telefone", OleDbType.VarWChar);"

ou

comInsSocio.Parameters["@telefone].Value = txtTelefone.Text;

?