deathseeker25 Posted August 20, 2005 at 07:07 PM Report #3370 Posted August 20, 2005 at 07:07 PM Boas, Sou novo no mundo do Linux e resolvi experiemnetar a distro do Ubuntu 5.04. A verdade é que estou a gostar disto, mas não sie instalar programas visto que aqui não existem executaveis. Estou pronto a aprender e preciso da ajuda dos mais experientes. Cumps.
vbmaster Posted August 20, 2005 at 07:11 PM Report #3371 Posted August 20, 2005 at 07:11 PM Ora bem, espero que mais user's ajudem a explicar-te como os instalar porque eu só sou experiente (+/- lol) numa maneira. Essa maneira consiste em sacar um tar.gz com o programa que queres, descompactá-lo fazendo: " #tar -zxvf nomedofile.tar.gz # (o # significa que tens de ser root) Depois entras na pasta (com o comando cd) que entretanto foi criada e com nome semelhante ao do tar.gz. Depois nromalmente eu uso esta maneira (já quando estás dentro da pasta): " #./configure #make #make install " Mas o mais aconselhável é sempre leres os readmes que podes encontrar na pasta descompactada. Quanto à instalação por .rpm's e cenas assim não percebo muito 😄 . Fica bem 😄 :D 😄
pebat Posted August 20, 2005 at 07:16 PM Report #3372 Posted August 20, 2005 at 07:16 PM lolol... o velho problema do unix 😄 nao ser como win 2x em scima do k se kerer os seguinte e tal e ta 😄 entao vamos la dar aki umas dicas ao ppl. 1º todos os programas tem k ser instalados com root ... programasse esse se forem mexer no kernel ... com webserver , servidores de mail e assim .... todos os outro pode ser instalados ou compliados como e mais certo no linux... visto k temos os codigos fontes... 2º se tens o tar.gz tens k usar o comanda tar -zxvf ficheiro depois entra na pasta do ficheiro e procuras smp primeiro peli um file xamado configure k deve estar a verde ... se tiveres cores na consola... dpx desse configure... fazes ./configure e enter ..... espera k ele acabe de configura... fazes make e enter e dpx make instal e deve tar feito e so xamares o programa pelo o nome k fica... 3º se for um rpm ficheiro utilizados nas distribuiçoes red hat e fedora ... e fazeres um rpm -Uvh Ficheiro .... espera k diga 100% e esta ... . Podes ter problemas smp nas instalaçoes ou na compilaçao dos softwares ou programas k esteijas a instalar... dpx e ires vendo os erros k da a erro de dependencias k precissa de outras cenas para darem etc etc ... mas mais alguma duvida e so dizeres..... Eu por acaso nunca vi essa distribuiçao .. .tou mais familariazado com o Fedora e o Slaskware ... Espero ter ajudado. Abraço
deathseeker25 Posted August 20, 2005 at 07:17 PM Author Report #3373 Posted August 20, 2005 at 07:17 PM Já foi uma boa ajuda vbmaster, mas preciso de saber em .rpms tambem. Assim como preciso de retirar algumas dezenas de duvidas diferentes, mas estas ficam para mais tarde. Cumps EDIT: Não tinha visto o teu post pebat....Obrigado.
pebat Posted August 20, 2005 at 07:17 PM Report #3374 Posted August 20, 2005 at 07:17 PM eu falo ali no rpm 😄
deathseeker25 Posted August 20, 2005 at 07:21 PM Author Report #3375 Posted August 20, 2005 at 07:21 PM eu falo ali no rpm 😄 Ya respondemos ao mesmo tempo ou quase. 😄 Desde já obrigado pela rápida resolução do meu problema, mas acontece que tenho mais alguns. Não consigo modificar a resolução do monitor em Linux. As coisas aparecem-me fora do ecra e por vezes não consigo fazer certas coisas com alguns programas. Por exemplo, a seta do Mozilla aparece fora do ecrã. Gostav de saber como posso modificar isto, alterando a resolução. Tenho uma GeForce FX 5200 128 Mb, saquei as drivers mais recentes para Linux no site da NVidia mas ainda não instalei. O que devo fazer?
pebat Posted August 20, 2005 at 07:25 PM Report #3376 Posted August 20, 2005 at 07:25 PM tens k editar um ficheiro xamado xfkk.conf (nao me lembro bem do nome, mas vou procurar 😄 ) uma coisa assim ou entao no proprio ambiente de trabalho kde ou gnome tens la as propriedades de ecra..
satanuke Posted August 20, 2005 at 07:26 PM Report #3377 Posted August 20, 2005 at 07:26 PM deathseeker, Ubuntu não usa RPM, isso é a redhat que usa esse sistema de gestão de pacotes. Ubuntu é baseado em Debian GNU/Linux que usa o sistema de gestão de pacotes DEB. Para instalares programas que já existam do repositório de pacotes da debian, pela linha de comando fazes "apt-get install <nome do pacote>" e ele vai á net buscar o pacote, instala e prontos. Se queres ir pelo modo gráfico deves ter ai uma aplicação que se chama "synaptic" package manager que é um frontend gráfico para o apt-get. Debian rula mesmo muito, existe uma citação muito fixe que é assim "(..) e Deus disse - apt-get install luz" tek.readers blog
pebat Posted August 20, 2005 at 07:31 PM Report #3378 Posted August 20, 2005 at 07:31 PM satanuku 😄 o gentoo e mais porreiro e so emerge nome do ficheiro 😄 e ja ta 😄 ele mete td a 100% no debian nao sei ... MAs em relaçao ao teu problema nada k um passagem pelo um dos pdf k rtenho nao me a tira-se o ficheiro e xf86config
satanuke Posted August 20, 2005 at 07:36 PM Report #3379 Posted August 20, 2005 at 07:36 PM Gentoo? não quero obrigado, tive 2 dias para compilar o X11 com KDE e acabei por desistir porque o PC não parava de trabalhar e eu queria dormir sem barulho (tenho PC no quarto). O gentoo tem um sistema de gestão de pacotes semelhante ao debian. O apt-get resolve também as dependencias de pacotes, se fizeres "apt-get install kde" ele diz que precisa de instalar mais uns 200 pacotes que não tão instalados para conseguir por o KDE a trabalhar por isso ele mete tudo a 100%. Até hoje nunca deu problemas. tek.readers blog
deathseeker25 Posted August 20, 2005 at 07:38 PM Author Report #3380 Posted August 20, 2005 at 07:38 PM deathseeker, Ubuntu não usa RPM, isso é a redhat que usa esse sistema de gestão de pacotes. Ubuntu é baseado em Debian GNU/Linux que usa o sistema de gestão de pacotes DEB. Para instalares programas que já existam do repositório de pacotes da debian, pela linha de comando fazes "apt-get install <nome do pacote>" e ele vai á net buscar o pacote, instala e prontos.Se queres ir pelo modo gráfico deves ter ai uma aplicação que se chama "synaptic" package manager que é um frontend gráfico para o apt-get. Debian rula mesmo muito, existe uma citação muito fixe que é assim "(..) e Deus disse - apt-get install luz" Exacto são ficheiros .deb. Já tinha ouvido e lido sobre a função apt-get install, inclusive já instalei alguns pacotes através disso. No entanto não consegui instalar os tar.gz e acabei por desistir temporariamente. Quanto á resolução....não estou mesmo a perceber o que afinal tenho de fazer. Cumps
satanuke Posted August 20, 2005 at 07:53 PM Report #3381 Posted August 20, 2005 at 07:53 PM Instalação de tar.gz possivelmente é do modo trandicional, ou seja, compilar o programa. Normalmente : ./configure make make install Quanto á resolução, o problema pode ser mais complicado do que editar o ficheiro de conf do X11, pode ser que o driver que está instalado não te permita essas resoluções. Que gráfica tens? tek.readers blog
deathseeker25 Posted August 20, 2005 at 08:21 PM Author Report #3383 Posted August 20, 2005 at 08:21 PM Instalação de tar.gz possivelmente é do modo trandicional, ou seja, compilar o programa. Normalmente : ./configure make make install Quanto á resolução, o problema pode ser mais complicado do que editar o ficheiro de conf do X11, pode ser que o driver que está instalado não te permita essas resoluções. Que gráfica tens? GeForce FX 5200 128 Mb.... ;)
Bruno Posted August 20, 2005 at 09:25 PM Report #3384 Posted August 20, 2005 at 09:25 PM Ja procuraste no menu do ubuntu a opção de definições de visualização? (ou de ecran?)
satanuke Posted August 21, 2005 at 12:44 AM Report #3397 Posted August 21, 2005 at 12:44 AM Ok, instala o driver da nvidia. Depois basta editar o ficheiro de conf fo X11 e procurares a linha onde diz Display Driver ou qualquer coisa assim. o valor dessa variavel é "nv" neste momento, mudas para "nvidia". Se arrancares com o X11 novamento ves o logotipo da nvidia e apartir deste momento tens aceleração 3D e já podes jogar UT, Quake, etc... Quanto ás resoluções, no ficheiro de conf do X11 deve existir qualquer coisa a respeito disso. Eu vou reiniciar o PC porque tenho isto em DualBoot com o Ubuntu e já te digo onde encontras o ficheiro de conf. Até já. tek.readers blog
deathseeker25 Posted August 29, 2005 at 04:00 PM Author Report #4125 Posted August 29, 2005 at 04:00 PM Pessoal surgiu mais uma duvida. Na instalacao defini o teclado como ingles/americano. Como o posso colocar em portugues para que fique tudo novamente normal ?... Estou a teclar do Ubunto... Cumps
deathseeker25 Posted August 29, 2005 at 04:22 PM Author Report #4126 Posted August 29, 2005 at 04:22 PM Pessoal surgiu mais uma duvida.Na instalacao defini o teclado como ingles/americano. Como o posso colocar em portugues para que fique tudo novamente normal ?... Estou a teclar do Ubunto... Cumps Ok já descobri....System-Preferences-Keyboard e troca-se lá para Portuguese. Cumps
QuickFire Posted September 3, 2005 at 01:57 PM Report #4367 Posted September 3, 2005 at 01:57 PM é muito facil activar a acelaração 3d no ubuntu 😛 Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes Synaptic Ai dentro fazes procurar -> nvidia Instalas o nvidia-glx (está no cd da instalação 😉 ) e depois de ele acabar de instalar escreves na console: "sudo nvidia-glx-config enable" (sem aspas) apartir dai tens a acelaraçao gráfica 😉 é facil veres isso porque vai aparecer o logo da nvidia antes do ecrã de login 😄 para removeres o logo também é facil 🙂 http://ubuntuguide.org/#disablenvidialogo mais info para instalar drivers: http://ubuntuguide.org/#installnvidiadriver
deathseeker25 Posted September 3, 2005 at 01:59 PM Author Report #4368 Posted September 3, 2005 at 01:59 PM é muito facil activar a acelaração 3d no ubuntu 😛 Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes Synaptic Ai dentro fazes procurar -> nvidia Instalas o nvidia-glx (está no cd da instalação 😉 ) e depois de ele acabar de instalar escreves na console: "sudo nvidia-glx-config enable" (sem aspas) apartir dai tens a acelaraçao gráfica 😉 é facil veres isso porque vai aparecer o logo da nvidia antes do ecrã de login 😄 para removeres o logo também é facil 🙂 http://ubuntuguide.org/#disablenvidialogo mais info para instalar drivers: http://ubuntuguide.org/#installnvidiadriver Ya eu já instalei...obrigado na mesma pela atenção QuickFire.... Cumps
s e 7 e n Posted September 25, 2005 at 09:06 PM Report #5463 Posted September 25, 2005 at 09:06 PM Baoas ppl. Instalei hoje o linux e queria instalar uns programas. Mas não consegui. Sera que me podem explicar. Tava no Linux e a ver esta thread, mas não percebi. Sera que me conseguem explicar ?? Thanks
Recommended Posts