Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Sou novo no mundo do Linux e resolvi experiemnetar a distro do Ubuntu 5.04. A verdade é que estou a gostar disto, mas não sie instalar programas visto que aqui não existem executaveis.

Estou pronto a aprender e preciso da ajuda dos mais experientes.

Cumps.

Posted

Ora bem, espero que mais user's ajudem a explicar-te como os instalar porque eu só sou experiente (+/- lol) numa maneira.

Essa maneira consiste em sacar um tar.gz com o programa que queres, descompactá-lo fazendo:

"

#tar -zxvf nomedofile.tar.gz

#

(o # significa que tens de ser root)

Depois entras na pasta (com o comando cd) que entretanto foi criada e com nome semelhante ao do tar.gz.

Depois nromalmente eu uso esta maneira (já quando estás dentro da pasta):

"

#./configure

#make

#make install

"

Mas o mais aconselhável é sempre leres os readmes que podes encontrar na pasta descompactada.

Quanto à instalação por .rpm's e cenas assim não percebo muito 😄 .

Fica bem 😄 :D 😄

Posted

lolol...

o velho problema do unix 😄

nao ser como win 2x em scima do k se kerer os seguinte e tal e ta

😄

entao vamos la dar aki umas dicas ao ppl.

1º todos os programas tem k ser instalados com root ... programasse esse se forem mexer no kernel ... com webserver , servidores de mail e assim ....

todos os outro pode ser instalados ou compliados como e mais certo no linux... visto k temos os codigos fontes...

2º se tens o tar.gz tens k usar o comanda tar -zxvf ficheiro

depois entra na pasta do ficheiro e procuras smp primeiro peli um file xamado configure k deve estar a verde ... se tiveres cores na consola... dpx desse configure... fazes ./configure e enter ..... espera k ele acabe de configura... fazes make e enter e dpx make instal e deve tar feito e so xamares o programa pelo o nome k fica...

3º se for um rpm ficheiro utilizados nas distribuiçoes red hat e fedora ... e fazeres um rpm -Uvh Ficheiro .... espera k diga 100% e esta ... .