Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Sou novo no mundo do Linux e resolvi experiemnetar a distro do Ubuntu 5.04. A verdade é que estou a gostar disto, mas não sie instalar programas visto que aqui não existem executaveis.

Estou pronto a aprender e preciso da ajuda dos mais experientes.

Cumps.

Posted

Ora bem, espero que mais user's ajudem a explicar-te como os instalar porque eu só sou experiente (+/- lol) numa maneira.

Essa maneira consiste em sacar um tar.gz com o programa que queres, descompactá-lo fazendo:

"

#tar -zxvf nomedofile.tar.gz

#

(o # significa que tens de ser root)

Depois entras na pasta (com o comando cd) que entretanto foi criada e com nome semelhante ao do tar.gz.

Depois nromalmente eu uso esta maneira (já quando estás dentro da pasta):

"

#./configure

#make

#make install

"

Mas o mais aconselhável é sempre leres os readmes que podes encontrar na pasta descompactada.

Quanto à instalação por .rpm's e cenas assim não percebo muito 😄 .

Fica bem 😄 :D 😄

Posted

lolol...

o velho problema do unix 😄

nao ser como win 2x em scima do k se kerer os seguinte e tal e ta

😄

entao vamos la dar aki umas dicas ao ppl.

1º todos os programas tem k ser instalados com root ... programasse esse se forem mexer no kernel ... com webserver , servidores de mail e assim ....

todos os outro pode ser instalados ou compliados como e mais certo no linux... visto k temos os codigos fontes...

2º se tens o tar.gz tens k usar o comanda tar -zxvf ficheiro

depois entra na pasta do ficheiro e procuras smp primeiro peli um file xamado configure k deve estar a verde ... se tiveres cores na consola... dpx desse configure... fazes ./configure e enter ..... espera k ele acabe de configura... fazes make e enter e dpx make instal e deve tar feito e so xamares o programa pelo o nome k fica...

3º se for um rpm ficheiro utilizados nas distribuiçoes red hat e fedora ... e fazeres um rpm -Uvh Ficheiro .... espera k diga 100% e esta ... .

Podes ter problemas smp nas instalaçoes ou na compilaçao dos softwares ou programas k esteijas a instalar... dpx e ires vendo os erros k da a erro de dependencias k precissa de outras cenas para darem etc etc ... mas mais alguma duvida e so dizeres.....

Eu por acaso nunca vi essa distribuiçao .. .tou mais familariazado com o Fedora e o Slaskware ...

Espero ter ajudado.

Abraço

Posted
eu falo ali no rpm 😄

Ya respondemos ao mesmo tempo ou quase. 😄

Desde já obrigado pela rápida resolução do meu problema, mas acontece que tenho mais alguns.

Não consigo modificar a resolução do monitor em Linux. As coisas aparecem-me fora do ecra e por vezes não consigo fazer certas coisas com alguns programas. Por exemplo, a seta do Mozilla aparece fora do ecrã.

Gostav de saber como posso modificar isto, alterando a resolução. Tenho uma GeForce FX 5200 128 Mb, saquei as drivers mais recentes para Linux no site da NVidia mas ainda não instalei.

O que devo fazer?

Posted

tens k editar um ficheiro xamado xfkk.conf (nao me lembro bem do nome, mas vou procurar 😄 ) uma coisa assim ou entao no proprio ambiente de trabalho kde ou gnome tens la as propriedades de ecra..

Posted

deathseeker, Ubuntu não usa RPM, isso é a redhat que usa esse sistema de gestão de pacotes. Ubuntu é baseado em Debian GNU/Linux que usa o sistema de gestão de pacotes DEB. Para instalares programas que já existam do repositório de pacotes da debian, pela linha de comando fazes "apt-get install <nome do pacote>" e ele vai á net buscar o pacote, instala e prontos.

Se queres ir pelo modo gráfico deves ter ai uma aplicação que se chama "synaptic" package manager que é um frontend gráfico para o apt-get.

Debian rula mesmo muito, existe uma citação muito fixe que é assim

"(..) e Deus disse - apt-get install luz"

Posted

satanuku 😄 o gentoo e mais porreiro e so emerge nome do ficheiro 😄 e ja ta 😄 ele mete td a 100% no debian nao sei ...

MAs em relaçao ao teu problema nada k um passagem pelo um dos pdf k rtenho nao me a tira-se o ficheiro e xf86config

Posted

Gentoo? não quero obrigado, tive 2 dias para compilar o X11 com KDE e acabei por desistir porque o PC não parava de trabalhar e eu queria dormir sem barulho (tenho PC no quarto).

O gentoo tem um sistema de gestão de pacotes semelhante ao debian.

O apt-get resolve também as dependencias de pacotes, se fizeres "apt-get install kde" ele diz que precisa de instalar mais uns 200 pacotes que não tão instalados para conseguir por o KDE a trabalhar por isso ele mete tudo a 100%. Até hoje nunca deu problemas.

Posted
deathseeker, Ubuntu não usa RPM, isso é a redhat que usa esse sistema de gestão de pacotes. Ubuntu é baseado em Debian GNU/Linux que usa o sistema de gestão de pacotes DEB. Para instalares programas que já existam do repositório de pacotes da debian, pela linha de comando fazes "apt-get install <nome do pacote>" e ele vai á net buscar o pacote, instala e prontos.

Se queres ir pelo modo gráfico deves ter ai uma aplicação que se chama "synaptic" package manager que é um frontend gráfico para o apt-get.

Debian rula mesmo muito, existe uma citação muito fixe que é assim

"(..) e Deus disse - apt-get install luz"

Exacto são ficheiros .deb. Já tinha ouvido e lido sobre a função apt-get install, inclusive já instalei alguns pacotes através disso. No entanto não consegui instalar os tar.gz e acabei por desistir temporariamente.

Quanto á resolução....não estou mesmo a perceber o que afinal tenho de fazer.

Cumps

Posted

Instalação de tar.gz possivelmente é do modo trandicional, ou seja, compilar o programa. Normalmente :

./configure

make

make install

Quanto á resolução, o problema pode ser mais complicado do que editar o ficheiro de conf do X11, pode ser que o driver que está instalado não te permita essas resoluções. Que gráfica tens?

Posted
Instalação de tar.gz possivelmente é do modo trandicional, ou seja, compilar o programa. Normalmente :

./configure

make

make install

Quanto á resolução, o problema pode ser mais complicado do que editar o ficheiro de conf do X11, pode ser que o driver que está instalado não te permita essas resoluções. Que gráfica tens?

GeForce FX 5200 128 Mb.... ;)

Posted

Ok, instala o driver da nvidia.

Depois basta editar o ficheiro de conf fo X11 e procurares a linha onde diz Display Driver ou qualquer coisa assim. o valor dessa variavel é "nv" neste momento, mudas para "nvidia". Se arrancares com o X11 novamento ves o logotipo da nvidia e apartir deste momento tens aceleração 3D e já podes jogar UT, Quake, etc...

Quanto ás resoluções, no ficheiro de conf do X11 deve existir qualquer coisa a respeito disso. Eu vou reiniciar o PC porque tenho isto em DualBoot com o Ubuntu e já te digo onde encontras o ficheiro de conf. Até já.

• 2 weeks later...
Posted
Pessoal surgiu mais uma duvida.

Na instalacao defini o teclado como ingles/americano. Como o posso colocar em portugues para que fique tudo novamente normal ?...

Estou a teclar do Ubunto...

Cumps

Ok já descobri....System-Preferences-Keyboard e troca-se lá para Portuguese.

Cumps

Posted

é muito facil activar a acelaração 3d no ubuntu 😛 Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes Synaptic

Ai dentro fazes procurar -> nvidia

Instalas o nvidia-glx (está no cd da instalação 😉 ) e depois de ele acabar de instalar escreves na console: "sudo nvidia-glx-config enable" (sem aspas) apartir dai tens a acelaraçao gráfica 😉 é facil veres isso porque vai aparecer o logo da nvidia antes do ecrã de login 😄 para removeres o logo também é facil 🙂

http://ubuntuguide.org/#disablenvidialogo

mais info para instalar drivers:

http://ubuntuguide.org/#installnvidiadriver

Posted
é muito facil activar a acelaração 3d no ubuntu 😛 Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes Synaptic

Ai dentro fazes procurar -> nvidia

Instalas o nvidia-glx (está no cd da instalação 😉 ) e depois de ele acabar de instalar escreves na console: "sudo nvidia-glx-config enable" (sem aspas) apartir dai tens a acelaraçao gráfica 😉 é facil veres isso porque vai aparecer o logo da nvidia antes do ecrã de login 😄 para removeres o logo também é facil 🙂

http://ubuntuguide.org/#disablenvidialogo

mais info para instalar drivers:

http://ubuntuguide.org/#installnvidiadriver

Ya eu já instalei...obrigado na mesma pela atenção QuickFire....

Cumps

• 4 weeks later...