Ribamar Posted May 25, 2006 at 09:37 PM Report Share #29538 Posted May 25, 2006 at 09:37 PM Se não for neste forum, não sei onde outro hei-de colocar esta thread. Aqui vai: Tive uma pequena discussão com um colega meu de faculdade, sobre atrito. A certa altura da conversa eu defendo que em condições ideais (pneus efecientes, piso seco e aderente) um carro sem ABS consegue parar em menos distância do que um carro com ABS, se fizer uma travagem brusca e consequentemente vá a derrapar. O meu colega diz que é mentira, toda a gente diz que não pode ser, excepto eu que me lembro no 12º ano na disciplina de Fisica a minha professora ter referido exactamente isso, e termos demonstrado fisicamente isso na aula. Já não me recordo muito bem, mas acho que esta situação se devia ao facto de o atrito de rolamento (ou seja, o atrito a que está sujeito um carro com ABS quando trava bruscamente) ser menor do que o atrito de deslizamento, segundo o que dia o meu livro do 12º ano. Mas já li algures na internet precisamente o contrário. Agora, quem está certo? Eu defendo que quando um carro sem ABS trava e vai a derrapar, a superfície de contacto, neste caso o pneu, é maior do que a area da pastilha que actua sobre o disco de travão, que é a superficie de contacto quando um carro com ABS trava bruscamente. Logo, por ser maior área de contacto a do pneu do que a da pastilha sobre o disco, e devido ao atrito de escorregamento ser maior que o atrito de rolamento, acho que um carro sem ABS, quando aplica travões bruscamente e vai a derrapar, consegue parar em menor distância do que um carro com ABS. Gostava então que alguém que REALMENTE saiba de física me pudesse esclarecer, ou recomendar bibliografia. Cumps pa tds Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dabubble Posted May 25, 2006 at 09:50 PM Report Share #29539 Posted May 25, 2006 at 09:50 PM Eu estudei fisica durante alguns anos mas a noção é mais básica que isso. É a noção de coeficiente de atrito estatico e coeficiente de atrito dinâmico, os mesmos coeficientes que todos estudámos no liceu. Ora toda a gente sabe que a força de atrito Fa = N * ca em que N e a normal (proporcional ao peso do carro) e ca e o coeficiente de atrito. O coeficiente de atrito dinamico, que é o que conta quando um corpo esta em contacto com o outro mas em movimento, é o que prevalece numa travagem brusca sem ABS e é também o mais baixo, enquanto o ABS com sucessivas travagens faz uso do coeficente de atrito estático que é significativamente superior. Posto isto só fazendo um estudo empirico sobre os dois coeficientes e o itervalo de travagens do ABS, mas estou inclinado a dizer que o ABS faz o carro travar numa distancia mais curta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ribamar Posted May 25, 2006 at 10:40 PM Author Report Share #29545 Posted May 25, 2006 at 10:40 PM Mas não te esqueças que dentro do atrito dinâmico há dois tipo: de deslizamento e de rolamento, sendo que o de rolamento é inferior ao de deslizamento, e n minha opinião o de rolamento é o que se aplica quando o abs actua... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 25, 2006 at 10:56 PM Report Share #29549 Posted May 25, 2006 at 10:56 PM o que são pneus eficientes, piso aderente, etc? se calhar isto é um pouco relativo... se o atrito entre o pneu e o piso for muito elevad0, à partida sem ABS trava mais rapidamente, pois os travões estão em constante "funcionamento". mas penso que na maioria das situações não é isso que acontece, pois sem ABS os pneus começam a derrapar mais facilmente, o que diminui a aderência dos pneus. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dabubble Posted May 25, 2006 at 11:15 PM Report Share #29552 Posted May 25, 2006 at 11:15 PM Mas não te esqueças que dentro do atrito dinâmico há dois tipo: de deslizamento e de rolamento, sendo que o de rolamento é inferior ao de deslizamento, e n minha opinião o de rolamento é o que se aplica quando o abs actua... O que eu estava a dizer e que o ABS por ser um conjunto de bloqueios pequenos das rodas com espaços regulares de tempo entre eles faz uso do atrito estático e não dinâmico, claro que um carro sem ABS faz uso do atrito dinâmico de deslizamento. O outro atrito dinâmico o de rolamento é o que se aplica durante o andamento normal do carro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 29, 2006 at 09:44 PM Report Share #30047 Posted May 29, 2006 at 09:44 PM mmmm... bem... por acaso o problema está posto de forma interessante mas não sei se pode ser analisado dessa forma na realidade. Vamos esquecer cenas tipo... "ah mas com uns peneus especiais...." ora bem, o principio basico do ABS é um sistema de controlo em malha fechada com realimentação negativa. Ok, isto é muito lindo para quem estudou teoria do controlo, vamos cá dizer isto noutras palavras: é um sistema que "sabe" o resultado do que está a fazer e age conforme este. Basicamente o ABS tem uns sensores de velocidade nas rodas... enquando as rodas estiverem a uma velocidade congruente umas com as outras estas não variarem bruscamente o ABS vai travando cada vez mais... quando nota que há uma derrapagem ( por exemplo quando todas as rodas estão paradas e o contudor continua a travar bruscamente ) alivia a força com que a pastilha é empurrada contra a jante. Um sistema electronico destes é inteligente e normalmente resulta de forma eficaz. resta a seguinte comparação a fazer: o integral da força com que a pastilha é empurrada contra a jante, a multiplicar pela sua área e pelo coeficiente de atrito ( é estaa fórmula n é? ja n tenho a certeza ) pastilha-jante origina uma paragem ao fim de um deslocamento nas rodas ( que corresponde a um deslocamento na estrada ) maior ou menor do que o coeficiente de atrito cinético estrada-borracha multiplicado pelo peso do carro e pela área de contacto? Parece-me que sem entrar em alguns testes não se pode concluir nada. A solução é colocar uns dinamómetros aki e ali, uns sensores de pressão nas bombas de óleo... carregar os dados para o computador e analisar. ehehehehe... tanta coisa para no fim dizer: "só testando" mas é verdade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
UnKnowN Posted May 30, 2006 at 11:33 AM Report Share #30115 Posted May 30, 2006 at 11:33 AM Já agr por falar em ATrito... um amigo meu e o professor dele de electronica e electrotecnia(acho eu) pensaram num comboio situado numa zona com vaco, onde só havia ar nas zonas onde passavamos, corredores etc... na zona onde o comboio andava era sem ar, o ar é um grande atrito pelo que fizeram as contas e se esse comboio existisse iam em 8Horas à China (em linha recta) acho que é um pouco exagerado até, e "impossível" de se fazer, mas fica a ideia 😄 Façam as contas 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 30, 2006 at 12:23 PM Report Share #30124 Posted May 30, 2006 at 12:23 PM Resta saber tambem se seria viavel a construção/manutenção de um tunel de vacuo. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
UnKnowN Posted May 30, 2006 at 01:46 PM Report Share #30130 Posted May 30, 2006 at 01:46 PM Resta saber tambem se seria viavel a construção/manutenção de um tunel de vacuo. Ya, sao tudo questões uqe ficam por esclarecer, se alguém souber alguma coisa do assunto 😛 GOoglem 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted May 30, 2006 at 02:09 PM Report Share #30136 Posted May 30, 2006 at 02:09 PM Já agr por falar em ATrito... um amigo meu e o professor dele de electronica e electrotecnia(acho eu) pensaram num comboio situado numa zona com vaco, onde só havia ar nas zonas onde passavamos, corredores etc... na zona onde o comboio andava era sem ar, o ar é um grande atrito pelo que fizeram as contas e se esse comboio existisse iam em 8Horas à China (em linha recta) acho que é um pouco exagerado até, e "impossível" de se fazer, mas fica a ideia 😄 Façam as contas 😛 convém não esquecer a dificuldade sentidas por pilotos de aviões militares quando atingem velocidades muito elevadas. basicamente o que quero dizer é que o comboio poderia chegar à China em 8h o problema é que teriamos de submeter os passageiros a teste físicos antes de poderem viajar nesses comboios. P.S. a ideia não é nova, já vi no Dicovery uns tipos com um projecto para ligar a Europa aos EUA por um túnel de vacuo e mais uma coisas para que o comboio não estivesse em contacto com carris. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 30, 2006 at 02:29 PM Report Share #30137 Posted May 30, 2006 at 02:29 PM Exactamente! Mas o bom desse tal tunel de vacuo seria não as altas velucidades, mas sim o baixo consumo de energia, mas é a tal coisa, poupava-se energia de um lado, mas perdia-se no outro,... muito provavelmente não compensava. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
mcomatic Posted May 30, 2006 at 05:16 PM Report Share #30175 Posted May 30, 2006 at 05:16 PM Vivas! há algum tempo estive a ler sobre o ABS e... o que posso dizer é que há condições de piso em que o ABS não é tão eficiente quanto travões normais, e disso tenho certeza absoluta, o que não sei é se será nas condições que dizes, parece-me que aí devem ser os dois bons... Acho que era em neve (não compacta), em lama e noutra situação qualquer (eram 3... e todas relativas a pisos moles) que era dito que o ABS era menos eficiente... no que diz respeito a distância de travagem... não esquecer que o sistema não serve apenas para diminuir essa distância, mas apresenta benefícios em muitas mais frentes. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 30, 2006 at 07:06 PM Report Share #30226 Posted May 30, 2006 at 07:06 PM epa.. desculpem volar ao Off topic mas... tuneis de vacuo.... cooooooll!!! graaaaande ideia. Para mim é uma muito boa noticia... basicamente a tecnologia tem caminhos por onde avançar, e estou convicto que no futuro serão uma realidade. pois é claro... o comboio no vacuo vai ali todo contente que nada o pára;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ribamar Posted May 30, 2006 at 11:49 PM Author Report Share #30290 Posted May 30, 2006 at 11:49 PM Pois... eu até tinha apostado uma almoço com o meu colega, e afinal cada um pagou o seu almoço... é que dependenendo da situação, um ou outro sistema de travagem pode ser mais efeciente do que o outro... Só um reparo.. pedrotuga escreveu: alivia a força com que a pastilha é empurrada contra a jante. Ó meu amigo, pastilha contra a jante!? Não será mais pastilha contra o disco!? De qualquer das maneiras deixo link para a total especificação de como funciona um sitema ABS Cumps ABS >>> http://auto.howstuffworks.com/anti-lock-brake.htm Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted May 31, 2006 at 01:41 AM Report Share #30291 Posted May 31, 2006 at 01:41 AM Pois... eu até tinha apostado uma almoço com o meu colega, e afinal cada um pagou o seu almoço... é que dependenendo da situação, um ou outro sistema de travagem pode ser mais efeciente do que o outro... Só um reparo.. pedrotuga escreveu: alivia a força com que a pastilha é empurrada contra a jante. Ó meu amigo, pastilha contra a jante!? Não será mais pastilha contra o disco!? De qualquer das maneiras deixo link para a total especificação de como funciona um sitema ABS Cumps ABS >>> http://auto.howstuffworks.com/anti-lock-brake.htm epa... penso que é irrelevante se é um travão de disco ou não. O que interessa aqui é que tem que haver contacto entre uma peça fixa com uma peça que esteja solidária com a roda. looll.. tambem fui ver ao howstuffworks se tinha algum link para aqui afixar, mas depois esqueci-me de o aqui afixar...lool Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts