Jump to content

Recommended Posts

Posted

alguem sabe como converter uma data de por exemplo 15, Maio de 2009 para 15-05-2009 ??

agradecia a ajuda  😛

Se algum dia alguém lhe disser que o teu trabalho não é o de um profissional, lembra-te : Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic

Posted

é muito simples, fazes assim:

Dim dt As Date = Date.Parse("15, Maio de 2009 ")    //Entre os parentesis poes oa tua string da data original

Dim s As String = Format(dt, "dd-MM-yyyy")                //Aqui tens uma string <s> que tem a data como queres..

cmps

Luis Lourenço

Posted

é assim normalmente a data num monthcalendar fica 15, maio de 2009 por exemplo

mas eu quero que esta data fique convertida no formato dd-mm-aaaa

para mais tarde comparar estes valores pois quero que num datagridview apareçam os trabalhos em atraso

Se algum dia alguém lhe disser que o teu trabalho não é o de um profissional, lembra-te : Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic

Posted

mas as datas sao muitas , podem ser 15 maio de 2009 , 13 de junho de 2003... aquela foi so um exemplo...

Posted

claro, é a mesma coisa: a dataorig é a data que tens, num calendarview ou num datepick, eu explico:

a função Data.Parse() lê qualaquer data e tenta-a converter para data de sistema, depois o forma() converta da maneura que nos quisermos..

Onde é que se encontra a tua data? qual é a variavel?

E qual é o destino?

dim dataorig as date

Dim dt As Date = Date.Parse(dataorig)    //Entre os parentesis poes oa tua string da data original

Dim s As String = Format(dt, "dd-MM-yyyy")                //Aqui tens uma string <s> que tem a data como queres..

cmps

==Modificado==

para a data seleccionada aparecer como tu queres: Crias um usas o calendario e poes:

Dim s As String = Format( MonthCalendar1.SelectionStart, "dd-MM-yyyy") 

na string S tens a data no teu formato. (faz copy paste do codigo, e substitui o nome do calendario se for necessario.

cmps

Luis Lourenço

Posted

acho que percebi no dataorig ponho por exemplo (me.monthcalendar.textbox),nao sei se textbox é uma propriedade do monthcalendar, mas é algo parecido com isto?

Posted

pois nao deve ter  😛 mas tem outra qualquer...

Posted

eu já disse isso no meu exemplo, mas nao querem acreditar em mim 😛

Dim s As String = Format( MonthCalendar1.SelectionStart, "dd-MM-yyyy") 

na string S tens a data no teu formato. (faz copy paste do codigo, e substitui o nome do calendario se for necessario.

mesmo que o selectionstart seja igual ou diferente, nao tem difrerença nenhuma..

Luis Lourenço

Posted

óptimo =D , num monthcalendar nao ha hipotese de obter dois valores? ou seja clico numa data aparece numa textbox e clico noutro dia aparece na segunda caixa de texto, resumindo tenho um monthcalendar e 2 textbox e quero que a primeira textbox tenha uma data seleccionada no monthcalendar e a segunda textbox tem outra data seleccionada.

Posted

pois isso seria a ultima hipotese mas eu queria fazer so com um se possivel....

Posted

ou simplesmente fazes uma verificação das textbox

quando fores a guardar a data

if textbox1.text = "" then
''insere a data neste
elseif textbox2.text = ""  then
''insere neste.

e assim sucessivamente. pode haver maneiras mais simples mas foi o que me veio a cabeça.

Posted

hmm...

mas e se a pessoa se enganar e quiser alterar as datas?

faço um botao para apagar o texto das textbox e volta a fazer esse if outra vez né?

Posted

testado por mim agora mesmo.

Public Class Form1
    ''quando se escolhe uma data diferente ele mete a data automaticamente na textbox. podes usar antes um botão para isso.
    Private Sub DateTimePicker1_ValueChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles DateTimePicker1.ValueChanged
        ''formata o valor acrual seleccionado
        Dim s As String = Format(DateTimePicker1.Value, "dd-MM-yyyy")
        ''se a radio button1 estiver seleccionada guarda na textbox1 independentemente se já tem valores ou não.
        If RadioButton1.Checked = True Then
            TextBox1.Enabled = True
            TextBox1.Clear()
            TextBox1.Text = s
       ''faz o mesmo para a radiobutton 2
        ElseIf RadioButton2.Checked = True Then
            TextBox2.Enabled = True
            TextBox2.Clear()
            TextBox2.Text = s
        End If
    End Sub
End Class
Posted

obrigada pela ajuda  🙂

vou experimentar..