Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia 😛

qal é o codigo para que num datagridview o foco fiqe smp na primeira linha vazia.É que me deram um código para fazer ligaçao á base de dados mas agora o foco fica sempre no primeiro registo ou seja tou sempre a alterar o primeiro registo :/

obrigada  😛

Se algum dia alguém lhe disser que o teu trabalho não é o de um profissional, lembra-te : Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic

Posted

tenho as textboxs correspondentes ao datagridview, mas pelo codigo d ligaçao á base de dados que me deram, sou obrigada a inserir os dados directamente no datagridview....

Se algum dia alguém lhe disser que o teu trabalho não é o de um profissional, lembra-te : Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic

Posted

hum...

é algo parecido a isto???

Private Sub ToolStripMenuItem_adicionar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ToolStripMenuItem_adicionar.Click
        If Validar_dados() = False Then Exit Sub
        Dim adapter_familia As New BD_StocksDataSetTableAdapters.familiaTableAdapter
        Try
            adapter_familia.Insert(Me.Cód_familiaTextBox.Text, Me.Nome_familiaTextBox.Text)
            MsgBox("Registo adicionado com sucesso!", MsgBoxStyle.Information, Me.Text)
            Limpar_Campos()
            ''
            'actualizar
            Dim found As Boolean = False
            For Each openForm As Form In Application.OpenForms
                If TypeOf openForm Is familia Then
                    openForm.Close()
                    Dim form As New familia
                    form.MdiParent = MDIParent1
                    form.Show()
                    MsgBox("A Consulta da tabela 'Familia' esta aberta e foi actualizada!", MsgBoxStyle.Information, Me.Text)
                End If
            Next
            If Not found Then
                '
            End If
        Catch
            ''
            Me.Cód_familiaTextBox.SelectAll()
            Me.Cód_familiaTextBox.Focus()
        End Try
    End Sub

(este trecho é de uma aplicação que estou a desenvolver agora...😛 )

mas se inserires assim vai pra BD!

CUMPS

"use windows, você merece!"

Posted

os dados vao pra base de dados! só que eu quero inserir dados nas caixas de etxto depois é que sao guardados na base de dados e nao directamente no datagridview

Posted

oh pah...

mas assim não te estou a perceber...

tu ao guardares os dados na BD automaticamente devem aparecer do datagridview!...

ou seja se tiveres um botão "guardar" a carregar os dados para a BD o datagridview vai busca-los automaticamente...

não é assim?

CUMPS

Posted

nao é o contrario xD

vou explicar melhor

é assim eu tenho um form com 1 datagrid view e algumas textboxs

nessas textboxs eu quero inserir dados e depois que apareçao no datagridview, so depois é que os dados sao guardados na base de dados.

porque como eu tenho, para que os dados sejam guardados na base de dados tenho der os inserir directamente n datagrdview

Posted

eu ja fiz uma coisa que era criar um botao para que os dados das textboxs fiquem no datagridview e depois tenho outro botao para os guardar na base de dados....

mas nao consigo que os dados apareçam no datagridview desta maneira :S

Posted

direccionada num botao né?

Posted

agradecia  🙂

Posted

bem, vou postar a consulta da mesma tabela do exemplo que ja coloquei aí...

PS: os coments são (cabulas) minhas...lol

'configurações de algumas propriedades do datagridview1
        '
        'a propriedade AutoSizeColumnsMode permite definir o modo como as colunas são _
        'redimensionadas em função do conteudo de todas as celulas (valor AllCells)
        DataGridView1.AutoSizeColumnsMode = _
        DataGridViewAutoSizeColumnsMode.AllCells
        'foi estabelecido que estes controlos apenas mostram dados, as propiedades _
        'AllowUserToAddRows & AllowUserToDeleteRows ambas estão definidas como falsas _
        '(desta forma o utilizador é impedido de alterar e adicionar dados)
        DataGridView1.AllowUserToAddRows = False
        DataGridView1.AllowUserToDeleteRows = False
        'para além disso, o DataGridView1.EditMode foi definida como valor EditProgrammatically
        DataGridView1.EditMode = _
        DataGridViewEditMode.EditProgrammatically
        'NOTA: a cada tabela presente no dataset esta associado um objecto da classe tabeladapter _
        'que permite transpor a informação de cada uma dessas tabelas de BD para objectos _
        'programaveis em .NET e que iram apontar para uma tabela em particular;
        'variaveis:
        'para o que esta acima descrito foram criadas as variaveis..._
        'a variavel-objecto "adapter-familia" e o tableadapter instanciado permite, por intermedio_
        'do metodo fill carregar um objecto de classe datatable
        Dim adapter_familia As New  _
        BD_StocksDataSetTableAdapters.familiaTableAdapter
        Dim tab_familia As New BD_StocksDataSet.familiaDataTable
        adapter_familia.Fill(tab_familia)
        Dim coluna As DataColumn
        'os ciclos for...next encadeados servem para carregar o datagridview
        ' o ciclo for admite o avanço da linha
        For Each coluna In tab_familia.Columns
            DataGridView1.Columns.Add(coluna.ColumnName, _
            coluna.ColumnName)
            'o ciclo next admite o avanço da coluna
        Next
        Dim linha As DataRow
        Dim idx_linha As Integer
        Dim idx_coluna As Integer
        idx_linha = 0
        For Each linha In tab_familia.Rows
            Dim linha_datagrid As New DataGridViewRow
            DataGridView1.Rows.Add(linha_datagrid)
            idx_coluna = 0
            For Each coluna In tab_familia.Columns
                DataGridView1.Rows(idx_linha).Cells(idx_coluna).Value = _
                tab_familia.Rows(idx_linha).Item(idx_coluna)

idx_coluna = idx_coluna + 1
            Next
            idx_linha = idx_linha + 1
        Next

Posted

ponho este código no botao ou no datagridview?

Posted

Thnkx  🙂