Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia Pessoal!

As minhas duvidas em relação as datgridview continuam!

Eis que já consigo preencher a minha datagridview com os dados nas colunas, tal e qual como eu quero.

Problema (há sempre um mas...) Eu pretendo alterar os valores que se encontram nas celulas da datagridview.

Por exemplo:

Eu tenho 2 colunas: 1 - guarda o estado numerico numa datagridviewTextBox

2 - contem numa combobox o texto equivalente a cada estado.

Eu quero que ao seleccionar na combobox "Activo" a celula da coluna seja afectada com 1, já tentei alterar o valor das mais variadas maneiras  e não consigo.

Outra das situações que também pretendo e não consigo, é alterar o valor a ser visualidado na combombox da datagridview, quando eventualmente se carregam os dados.

Dá-me a ligeira sensação que no vba, isto é mais facil de fazer, pois não existe as datagrids mas existe os subforms em vista de folha de dados o que torna tudo muito mais facil e intuitivo na minha opinião, penso que as Datagrids, não são assim tão faceis de manipular como dizem... :S

Obrigado e cumprimentos

Posted

Bom dia Pessoal!

As minhas duvidas em relação as datgridview continuam!

Eis que já consigo preencher a minha datagridview com os dados nas colunas, tal e qual como eu quero.

Problema (há sempre um mas...) Eu pretendo alterar os valores que se encontram nas celulas da datagridview.

Por exemplo:

o que pretendes é fazer um update aos dados certo? nada melhor que isto:

Dim db As New OleDb.OleDbConnection(Stand.My.Settings.ligacaoBD)
        ' LIGAR A BD
        db.Open()

' Cria um novo SqlDataAdapter que servirá para actualizar o DataSet
        Dim SQL As String = "SELECT MATRICULA, DATA, DESCRICAO, VALOR FROM despesas_viaturas where matricula like '" & matriculatextbox.Text & "%'"

da = New OleDbDataAdapter(SQL, db)

' Cria um novo DataSet, ou seja, uma representação em memória da informação
        ds = New DataSet

' Coloca a informação da tabela definida no DataSet
        da.Fill(ds, "despesas_viaturas")

' Define que a fonte de dados da DataGridView é a nossa DataSet
        ' criando automáticamente as colunas e linhas de dados
        Me.DataGridView1.DataSource = ds.Tables("despesas_viaturas")

' Limpa a ligação à base de dados. Não é necessário fechar a ligação
        ' porque esta não foi aberta através do comando .Open()
        db = Nothing
Posted

o que pretendes é fazer um update aos dados certo? nada melhor que isto:

Boas,

o que pretendo na realidade é alterar o valor visivel nas celulas, podendo depois fazer o update a base com o conteudo das celulas

Cumps,

Posted

Boas,

o que pretendo na realidade é alterar o valor visivel nas celulas, podendo depois fazer o update a base com o conteudo das celulas

Cumps,

sim é o que este código faz.

Posted

eu por acaso também tinha essas dúvidas, mas não se percebi bem...

tu queres mudar o valor das celulas quando ves os dados numa textbox???:S

eu sei faze-lo quando estas a consultar, mas desse modo nao...nem percebo a logica

"use windows, você merece!"