charlie69 Posted May 18, 2009 at 10:13 PM Report #265221 Posted May 18, 2009 at 10:13 PM Boas malta Estou a fazer um file em vb, que faz uma pesquisa numa tabela de um ficheiro access. essa tabela tem dois campos, A, B e C. em que A é o Auto ID (Autonumber), e o C é um descritivo que o user grava cada vez que actualiza o ficheiro. o objectivo é ter uma combobox no excel que me dê a listagem de todos os valores de C distintos, para o user escolher um. Queria que o que aparece logo escolhido por defeito fosse o último a ser guardado, isto é, o que tem o maior Auto ID. Assim queria saber o codigo que me desse todos os valores de C distintos, e que os ordenasse pelo Auto ID. Utilizei o Distinct © ... where A is Desc, mas diz que não dá. Alguem me pode ajudar Obrigado
bruno1234 Posted May 18, 2009 at 10:35 PM Report #265226 Posted May 18, 2009 at 10:35 PM select C, max(AutoID) as id from tabela group by C é qualquer coisa assim Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
TheDark Posted May 18, 2009 at 10:47 PM Report #265233 Posted May 18, 2009 at 10:47 PM Utilizei o Distinct © ... where A is Desc, mas diz que não dá. Alguem me pode ajudar Primeiro, o que fizeste não é válido. Devias querer dizer "ORDER BY A DESC", mas mesmo assim não iria funcionar. O que pretendes tem que ser feito de outra maneira, e vou descrever o comando em português para o traduzires para SQL. Queres é seleccionar a coluna C da tabela, agrupado pelos valores de C, e ordenado pelo valor máximo de A de forma descendente. P.S.: a forma que o bruno disse também funciona, embora falte lá um order by, e esteja a ser seleccionado mais um campo que o pretendido. Desaparecido.
Recommended Posts