zubimaster Posted May 17, 2009 at 01:34 PM Report #264805 Posted May 17, 2009 at 01:34 PM Boas, Gostava de saber se é possível criar um servidor DNS caseiro? Já tinha lido algo acerca disto sobre o win. server 2003 mas não tenho a certeza. Cumps
djthyrax Posted May 17, 2009 at 01:47 PM Report #264808 Posted May 17, 2009 at 01:47 PM Claro que é. O Win2k3 acho que já tem servidor de DNS incluído, em sistemas unix-based costuma-se usar o bind. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
zubimaster Posted May 17, 2009 at 02:19 PM Author Report #264813 Posted May 17, 2009 at 02:19 PM Claro que é. O Win2k3 acho que já tem servidor de DNS incluído, em sistemas unix-based costuma-se usar o bind. Hmm, posso estar com uma ideia errado... mas tendo um servidor DNS pode-se registar domínios, certo?
pedrotuga Posted May 17, 2009 at 03:00 PM Report #264821 Posted May 17, 2009 at 03:00 PM Hmm, posso estar com uma ideia errado... mas tendo um servidor DNS pode-se registar domínios, certo? Não. Os domínios têm que ser registados por uma entidade certificada para isso. A única coisa que o servidor de DNS faz é: envias para lá um hostname e aquilo devolve-te um IP, se não souber pergunta a outro servidor de DNS. Se tentares usar um domínio que não te pertença penso que os outros servidores de DNS devem imediatamente assinalar essa entrada como inválida. Não sei como é feita a vertificação, provavelmente a entidade que gere isso tem os seus servidores de DNS que terão um estatuto autoritário. Não sei. Até estou curioso por uma resposta mais detalhada.
djthyrax Posted May 18, 2009 at 08:25 PM Report #265173 Posted May 18, 2009 at 08:25 PM Se tentares usar um domínio que não te pertença penso que os outros servidores de DNS devem imediatamente assinalar essa entrada como inválida. Não sei como é feita a vertificação, provavelmente a entidade que gere isso tem os seus servidores de DNS que terão um estatuto autoritário. Não sei. Até estou curioso por uma resposta mais detalhada. Não há verificação. O cliente confia cegamente na resposta do DNS server que consulta. A única segurança que existe é o facto de o DNS server ir sempre buscar registos a servidores que considere de confiança por ir buscar a sua info aos root servers. Se houver DNS poisoning num servidor desses, podes comprometer diversos DNS servers e fazeres, p.e., o que o zubimaster diz. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
anolsi Posted May 19, 2009 at 10:39 AM Report #265324 Posted May 19, 2009 at 10:39 AM Por acaso li há pouco tempo esta noticia, sobre isso. Servidores DNS alterados para redireccionar utilizadoresPiratas informáticos estão a alterar servidores para desviar tráfego da Internet para páginas com código malicioso ou com anúncios. As conclusões são de um estudo promovido pela Google e o Instituto de Tecnologia da Georgia. Perto de 68 mil servidores DNS estão adulterados para reencaminhar os utilizadores para páginas falsas. O Domain Name System, DNS, é uma peça fundamental na Internet para assegurar as comunicações entre computadores. Geralmente, o utilizador acede através do DNS do seu fornecedor de Internet. Agora, interesses financeiros levam os piratas informáticos para alterar os servidores de DNS, de forma a controlar que páginas são vistas pelo utilizador. Essas páginas podem estar carregadas de código malicioso ou com anúncios publicitários, cujo lucro reverte para os cibercriminosos. "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
andremendes Posted August 27, 2009 at 09:50 PM Report #284810 Posted August 27, 2009 at 09:50 PM Tem que ser win? pode ser Linux? Utilize o bind9 ou o FWB que vem como os recursos de DNS nativo na plataforma. Caso necessite de ajuda para configurar estou a postos.
Recommended Posts