Dotinho Posted May 17, 2009 at 11:19 AM Report #264784 Posted May 17, 2009 at 11:19 AM Boas, tenho uma possivel aplicação que necessito de medir a pressão negativa (de 0 ate 0.7 bar em vácuo) e a velocidade do ar. O ponto de medição deve ser junto á bomba de vácuo, mas nao sei que sensor deve usar para medir a velocidade do ar.. Alguma sugestão? Cmps == Modificado == Alguem sabe como se faz atraves da pressão medir o fluxo? já me lembrei que posso medir tipo vacuoumetro, mas nao sei medidas nem tabelas, e nao encontro.. tipo ==========---___---===== ___________---===---______ || || ponto1 ponto 2 acho que assim também da, mas nao sei muito bem.. Luis Lourenço
Clairvoyant Posted May 17, 2009 at 12:44 PM Report #264796 Posted May 17, 2009 at 12:44 PM Podes ser um pouco mais especifico no propósito da tua aplicação? É uma coisa artesanal, que estás a fazer para a tua aprendizagem, ou é um trabalho para apresentação formal (empresa, por exemplo)? Nisto dependerá se vale o investimento em equipamento standard que podes comprar, ou então se é preferível uma abordagem mais económica, e podes construir os teus sensores a partir de peças que recuperes. O fluxo do ar pode ser medido até com um cooler do PC. Terás de fazer a aferição, mas como se trata de um motor DC, sabes que é uma máquina reversível, ou seja, com tensão nos terminais obtens rotação no eixo, com rotação no eixo obtens tensão nos terminais. Fazendo várias medições, obterás uma curva num eixo ortonormado, que te dará uma tensão X correspondente a um fluxo de ar Y. Esta é uma abordagem informal e pouco precisa, mas poderá servir para a tua aplicação se não necessitares de uma precisão muito grande. Bastará qualquer coisa semelhante a um voltimetro para saberes qual o fluxo de ar aproximado que está a passar no tubo, por exemplo. Se não podes ir pela abordagem artesanal, o meu conselho é que procures sensores a partir dos catálogos da RS, Farnell ou directo nos fabricantes. A Siemens é uma escolha óbvia. Boa sorte
Dotinho Posted May 17, 2009 at 12:49 PM Author Report #264797 Posted May 17, 2009 at 12:49 PM Boas, é para uma aplicação industrial, para controlar o fluxo e pressão do vacuo para depois controlar um variador de frequencia que irá diminuir ou aumentar a velocidade do motor da bomba da vácuo. a Siemens nao me parece que tenha sensores desse tipo, e se tiver é mais caro.. mas na farnell ja procurei e nao encontrei nada de jeito.. Luis Lourenço
Clairvoyant Posted May 17, 2009 at 01:53 PM Report #264809 Posted May 17, 2009 at 01:53 PM A minha experiência é que se existir, a Siemens tem. Quanto a ser caro, milagres não há, eles fazem-se cobrar bem. Mas é uma questão de ver o que tem a concorrência, a ABB pode ser uma solução. Umas buscas no google por vezes resultam em qualquer coisa de util, por vezes a dificuldade é saber o termo exacto do que se quer encontrar. Já agora, vê o que são caudalímetros mássicos e volumétricos, e como funciona o principio de Venturi. A wikipedia pode dar uma ajuda nisso.
nokPT Posted May 17, 2009 at 05:24 PM Report #264849 Posted May 17, 2009 at 05:24 PM A Siemens e a IFM têm (entre outros), são Pressostatos com saída 4..20mA, o preço da Siemens é aproximadamente o da concorrência, para orçamento deve servir. Por norma estes pressostatos vêm calibrados para 0..10Bar, para medir pressões negativas o custo é maior. Ricardo Timóteo
Clairvoyant Posted May 18, 2009 at 09:46 AM Report #265012 Posted May 18, 2009 at 09:46 AM Esta marca também possui muita coisa de instrumentação, vale a pena conhecer: http://www.megacontrol.eu/ Já agora, seria interessante começar a reunir este género de informações para referência de quem precise, sem necessidade de estar sempre a perguntar as mesmas coisas. Uma tabela de links para as marcas, classificados por tema.
nokPT Posted May 18, 2009 at 05:32 PM Report #265125 Posted May 18, 2009 at 05:32 PM Não concordo, é muito complicado em questões de organização, a vários níveis... Terias que dividir por áreas, Industria, AVAC, Caseira, etc... Qualidade e esta área é sempre subjectiva Tipo de sinais Características técnicas Áreas geográficas etc... Ricardo Timóteo
Dotinho Posted May 18, 2009 at 07:30 PM Author Report #265159 Posted May 18, 2009 at 07:30 PM pois, alguem ja fez um processo identico? e que ainda estamos a estudar como ira ser feito e se realmente funcionara.. Luis Lourenço
nokPT Posted May 18, 2009 at 09:40 PM Report #265204 Posted May 18, 2009 at 09:40 PM Já fiz para controlar bombas, com pressostatos analógicos. Há que ter em atenção que a curva das bombas (água ou de vácuo) não é linear e que a baixo de por exemplo 20Hz não vale a pena funcionar porque não consegue fazer pressão, no caso da água não consegue vencer a contra pressão e limita-se a aquecer a água no interior da bomba. Também tens que usar um variador a sério, com os variadores da Omron não dava, porque não era possível inverter a entradas analógica, por norma tens uma variação 4..20mA -> 0..10Bar, mas o que queres é o inverso 4..20mA -> 10..0Bar porque assim há medida que a pressão desce, aumenta a corrente, ou seja aumenta o setpoint. Também já usei para posicionar, o feed-back era dado por um ultra-sónico, só que neste caso tivemos que meter um ganho e offset grande para conseguir ajustar a distância pretendida. Já agora, entretanto lembrei-me de mais empresas com estes tipos de equipamentos: F.Fonseca Contrimetra ou Sistimetra (é mais para AVAC, mas pode ser que tenha) Tecnisis (um bocadinho caros) Ricardo Timóteo
Dotinho Posted January 14, 2010 at 01:42 PM Author Report #306048 Posted January 14, 2010 at 01:42 PM Boas pessoal, depois de algum tempo consegui encontrar o que queria.. Deixo aqui alguns links sobre o tema, e que me ajudaram bastante: http://www.efunda.com/formulae/fluids/calc_orifice_flowmeter.cfm http://en.wikipedia.org/wiki/Orifice_plate cmps Luis Lourenço
djthyrax Posted January 20, 2010 at 10:37 PM Report #307332 Posted January 20, 2010 at 10:37 PM Mecânica de fluídos, tubo de Venturi, principio de Bernoulli. Dá uma olhada a isso e vê se te ajuda. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Dotinho Posted January 21, 2010 at 12:48 PM Author Report #307413 Posted January 21, 2010 at 12:48 PM djthyrax, é a teoria do orificio 🙂 Luis Lourenço
djthyrax Posted January 22, 2010 at 06:00 PM Report #307649 Posted January 22, 2010 at 06:00 PM djthyrax, é a teoria do orificio 😁 Não tinha reparado 😄 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Recommended Posts